Conselho da Petrobrás rejeita indicados de Lula para compor colegiado
Nomes de Pietro Mendes e Sergio Machado Rezende foram vetados por descumprimento da Lei das Estatais; entenda
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Conselho de Administração da Petrobras rejeitou duas indicações do presidente Lula para a renovação do colegiado, que serão submetidas à avaliação em uma assembleia de acionistas no final de abril. De acordo com o colegiado, a decisão foi tomada após pareceres negativos do comitê interno.
Segundo o conselho, os nomes do secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Mendes, e do ex-ministro Sergio Machado Rezende, que é dirigente do PSB, foram vetados por descumprimento da Lei das Estatais .
O Cope (Comitê de Pessoas) formado por quatro membros do conselho de administração e por um membro independente, pontuou que Mendes até pode assumir uma cadeira no conselho, desde que renuncie ao cargo no MME. Na avaliação do comitê, o conselho de administração decidiu, por maioria, pela inegibilidade.
“A respeito de Rezende, o Cope considerou que é inelegível por participar de diretório de partido político, o que é vedado por lei e pelo estatuto da companhia. A decisão foi seguida por todos os conselheiros que votaram na reunião”, destaca trecho de reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Ainda de acordo com a reportagem, o governo Lula deve manter a decisão e insistir nos dois indicados.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247