Como manobra para evitar inelegibilidade em nova ausência de Bolsonaro, Mourão viaja à Espanha

Vice-presidente já havia viajado ao Uruguai em maio pelo mesmo motivo

Hamilton Mourão
Hamilton Mourão (Foto: Marcelo Camargo - ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Buscando fugir de uma eventual inelegibilidade decorrente de assumir a presidência do país de forma interina - devido à viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Cúpula das Américas nos EUA, na próxima quarta-feira (8) - o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) embarcou, nesta segunda-feira (6), para Madri, na Espanha, de acordo com o jornal Metrópoles.

Mourão atualmente é pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul e não pode assumir a presidência interina do Brasil nos seis meses que antecedem as eleições de outubro, sob pena de ficar inelegível. Em maio, o vice-presidente se utilizou da mesma manobra ao viajar para Montevidéu, no Uruguai, quando Bolsonaro deixou o cargo vago devido a uma visita a Georgetown, na Guiana.

continua após o anúncio

“Acho que é um desperdício de recurso público. O Tribunal Superior Eleitoral podia ter decidido a esse respeito. Tipo assim, se for até 10 dias de substituição, não tem nenhum problema. Eu acho que o espírito da lei seria se eu efetivamente substituísse o presidente durante determinado período e assinasse determinados documentos que favorecessem uma pseudocandidatura minha”, afirmou Mourão, na última sexta-feira (3), sobre a necessidade de deixar o país para não ficar inelegível.

A última vez em que o general assumiu o cargo de maior chefe do executivo de forma provisória ocorreu em fevereiro, ocasião em que o presidente esteve na Rússia. Antes disso, Mourão já havia ocupado o lugar de Bolsonaro outras 20 vezes.

continua após o anúncio

Sem presidente e nem vice à disposição, cabe a Arthur Lira, presidente da câmara dos deputados, ficar no comando do país interinamente.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247