Com medo de Lula, bolsonaristas abrem mão de assistência jurídica do governo

Jair Bolsonaro, Eduardo e Carla Zambelli devem desistir de contar com defesa do órgão. Wal do Açaí foi a primeira a abrir mão de assistência gratuita

Carlos Bolsonaro, Wal do Açaí, Jair Bolsonaro e Lula
Carlos Bolsonaro, Wal do Açaí, Jair Bolsonaro e Lula (Foto: Reprodução | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Com medo após a eleição de Lula (PT), políticos bolsonaristas na mira da Justiça estão abrindo mão da assistência jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), informa a coluna da Malu Gaspar no Jornal O Globo.

A partir da posse do novo presidente, o órgão será chefiado por Jorge Messias, homem de "absoluta confiança de Lula e do senador Jaques Wagner (PT-BA), em cujo gabinete atuou como assessor especial", diz a reportagem.

continua após o anúncio

Desta forma, bolsonaristas estão procurando advogados particulares para atuar em suas defesas, não mais contando com a AGU, que até então tinha um chefe indicado por Jair Bolsonaro (PL). "A primeira a abrir mão da defesa gratuita foi Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, acusada de ser funcionária fantasma do gabinete de Jair Bolsonaro na Câmara Federal", informa a coluna.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) serão os próximos da fila. Zambelli afirmou à coluna da Malu Gaspar que passará todos os casos à advogada bolsonarista Karina Kufa. Jair Bolsonaro também já sinalizou que vai abrir mão da defesa da AGU.

continua após o anúncio

O órgão pode defender servidores e ex-servidores em processos, desde que os casos estejam ligados ao período em que estiveram no serviço público. Atualmente, contando somente processos relacionados às investigações da CPI no STF, a AGU defende 39 bolsonaristas.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247