Com bancada reduzida no Congresso, PDT e PSB estudam a criação de uma federação
PSB reunirá sua Executiva nacional nesta quinta-feira e apresentará formalmente a possibilidade de se juntar ao PDT por, no mínimo, quatro anos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - De olho nas eleições municipais de 2024 e nas majoritárias de 2026, o PDT e o PSB, partidos que encolheram no Congresso, estão se articulando para formar uma federação. As siglas aliadas ao presidente Lula, inclusive, já começam a dar os primeiros passos nesta semana, informa o jornal O Globo.
“O PSB reunirá sua Executiva nacional nesta quinta-feira e apresentará formalmente a possibilidade de se juntar ao PDT por, no mínimo, quatro anos. Entre os pedetistas, o movimento tem recebido sinalizações positivas”, destaca a reportagem.
O objetivo da reunião é “discutir hipóteses” para o futuro da sigla. Na avaliação da cúpula, o fim das coligações proporcionais forçam a análise de caminhos para a sobrevivência de partidos de diversos campos.
Em 2022 duas federações de esquerda foram formadas: PT, PCdoB e PV, de um lado, e PSOL e Rede em outra iniciativa.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que os exemplos mostram que “o isolamento não é a solução”. “PSB e PDT são dois partidos com o mesmo tamanho, e o equilíbrio é muito importante numa federação”, disse Siqueira.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247