Centrão quer convocar Rui Costa para explicar fala do governo sobre a Eletrobrás
Decisão reflete a insatisfação do Centrão com o governo de Lula e a privatização da Eletrobrás, aprovada pela Câmara em maio de 2021
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Centrão planeja convocar o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para prestar esclarecimentos no plenário da Câmara sobre a posição do governo em relação à privatização da Eletrobras. A medida é incomum, já que convocações desse tipo são geralmente realizadas por comissões parlamentares, informa a jornalista Andreia Sadi, colunista do G1.
De acordo com Sadi, a decisão reflete a insatisfação do Centrão com o governo de Lula e a privatização da Eletrobras, aprovada pela Câmara dos Deputados em maio de 2021.
Na quarta-feira (10), Costa afirmou em entrevista à GloboNews que é preciso "ajustar aquilo que tem cheiro ruim de falta de moralidade" na privatização da Eletrobras. O líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), estava à frente da presidência da Câmara no momento em que a privatização foi aprovada.
"O presidente quer estimular toda a participação privada. Agora, nós temos que ajustar aquilo que tem um cheiro ruim de falta de moralidade. Por que estou dizendo isso? O povo brasileiro, não é o Lula, não sou eu, o povo brasileiro detém 46% ou 43% das ações da Eletrobras. Num arranjo inusitado, eles disseram que, apesar de o governo ter 43% das ações, só vota no máximo o correspondente a 10%. Ou seja, alguém que tem 43% só vota o equivalente a 10%. Qual a base legal para isso?", afirmou o ministro, durante a entrevista.
Ainda de acordo com a reportagem, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro e presidente do PP, partido de Lira, é apontado como o principal articulador da convocação de Costa. O Planalto já está ciente da movimentação, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247