Mandato de Bolsonaro é recordista em acionamento da AGU

Bolsonaro tem usado essas ações tanto para solucionar conflitos de Estado como para reforçar posicionamentos ideológicos e bandeiras políticas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Jair Bolsonaro bateu o recorde de uso da Advocacia-Geral da União (AGU) em apenas três anos e meio de mandato. Bolsonaro acionou a AGU mais vezes do que o ex-presidente Lula em oito anos de gestão.

Até junho deste ano, segundo dados do setor de estatísticas do STF, Bolsonaro ingressou com 17 17 ações no tribunal sob representação da AGU, contra sete casos de Lula no primeiro mandato e outras 10 ações no segundo mandato, revela reportagem do jornal Folha de S. Paulo.  

continua após o anúncio

As representações jurídicas, em sua maioria, são ações tanto para solucionar conflitos de Estado como para reforçar posicionamentos ideológicos e bandeiras políticas.

Se comparado a outros líderes, Bolsonaro ultrapassou Fernando Henrique Cardoso com quatro, Dilma Rousseff, que acionou 10 vezes, e Michel Temer, que utilizou a AGU apenas duas vezes. 

continua após o anúncio

As ações constantes têm causado desgaste interno resultando, em 2020, no pedido de demissão do então advogado-geral da União, José Levi, que se negou a assinar uma ação contra decretos que determinavam restrições de serviços não essenciais devido à pandemia.  Dias depois, Levi foi trocado por André Mendonça, aliado de Bolsonaro. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247