Bolsonaro alfinetou ou desautorizou Mourão em público 17 vezes desde 2019

Na última semana, a foto do general da reserva virou chacota de Bolsonaro em um grupo de WhatsApp

(Foto: Valter Campanato/Agencia Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Metrópoles -  Que a relação Jair Bolsonaro e seu vice Hamilton Mourão (PRTB) já começou estremecida não é novidade. Mourão foi a terceira opção do ex-capitão para ser seu companheiro de chapa, depois de Janaína Paschoal (que acabaria eleita a deputada estadual mais votada do país, pelo PSL, em São Paulo) e do “príncipe” Luiz Philippe de Orleans Bragança (eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro). A chapa foi eleita, mas a harmonia acabou rapidamente. A crise entre eles se arrasta desde o fim de janeiro de 2019, antes mesmo de terminar o primeiro mês do governo então recém-eleito. Desde então, o presidente falou mal direta ou indiretamente de Mourão, em público, ao menos 17 vezes.

O primeiro ano de governo passou com uma espécie de mal-estar escondido entre os dois. Até então, Bolsonaro apenas desautorizava privadamente Mourão a dar declarações sobre pautas defendidas ou atacadas pelo governo federal, sem mandar recados ou alfinetadas em público.

continua após o anúncio

A partir de março de 2020, contudo, quando a pandemia do novo coronavírus dava os primeiros sinais no Brasil, Bolsonaro começava a perder a paciência com Mourão e expressar o descontentamento publicamente. Um dia após o vice-presidente ter afirmado que o isolamento social seria sim importante para o combate da crise sanitária, contrariando as crenças de Bolsonaro, o chefe do Executivo federal afirmou, em tom ainda ameno:

“O presidente sou eu, pô. Os ministros seguem as minhas determinações. E o Mourão tem ajudado bastante, colaborado, dado opiniões, é uma pessoa que está do meu lado ali. É o reserva de vocês. Se eu empacotar aí, vocês vão ter que engolir o Mourão. É uma boa pessoa, podem ter certeza”.

continua após o anúncio

Leia a íntegra no Metrópoles

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247