Barroso pede à Câmara informações sobre tramitação da PEC da Anistia

Proposta que anistia partidos que descumpriram cotas para mulheres e negros recebou aval da CCJ

Luís Roberto Barroso
Luís Roberto Barroso (Foto: Flickr/TSE)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF),  determinou, nesta quinta-feira (18), que a Câmara dos Deputados ofereça esclarecimentos sobre a tramitação da chamada 'PEC da Anistia'. 

O texto impede a Justiça Eleitoral de punir partidos que descumpriram as cotas nas últimas eleições e também as legendas que cometeram irregularidades nas prestações de contas. Recebeu aval da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara na terça-feira (16).

continua após o anúncio

"O pedido será analisado após as informações, em razão da excepcionalidade da apreciação de medidas de urgência", escreveu Barroso, que é relator relator de uma ação apresentada pela deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) para suspender o andamento da PEC.

A parlamentar considera haver violações à isonomia política de gênero e racial, em sua dimensão material e como direito ao reconhecimento; à segurança jurídica, em sua dimensão da proteção da confiança e da expectativa legítima de seus destinatários; e à anterioridade eleitoral, por parte dos pronunciamentos do STF e do TSE questionados na justificação da PEC.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247