A volta ao mundo de Agnelo

Braslia 247 revela que o governador Agnelo Queiroz est completando seu priplo global. A prxima escala a China



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Naira Trindade_ Brasília247 – O governador Agnelo Queiroz está completando, em sete meses de mandato, uma volta ao mundo. Já foi à Argentina e à Europa e agora está na China. É o sexto país visitado por ele desde o início do governo. Na verdade, porém, é a primeira viagem que tem algum sentido prático para o Distrito Federal.

A viagem à China é para inscrever Brasília como candidata a sediar os jogos universitários de 2017, as Universíades, competição que abrange quase 10 mil atletas de 125 países, que disputam 24 modalidades esportivas. As Universíades 2011, em Shenzhen, começam nesta terça-feira.

Segundo o governo do DF, estar em Shenzhen é uma das exigências da federação que organiza o evento para inscrever Brasília na disputa. As outras duas cidades interessadas nas Universíades são Taipé, em Taiwan, e Kocaeli, na Turquia.

continua após o anúncio

Mas não há nenhuma justificativa para Agnelo viajar acompanhado de dois deputados distritais: o presidente da Câmara Legislativa, Patrício (PT) – que à última hora não embarcou alegando "decisão pessoal" - e Cristiano Araújo (PTB). Ambos nada terão a fazer na viagem, a não ser estar ao lado do governador. Pela desistência, Patrício se compromteu a estornar à Câmara os R$ 4 mil creditados em sua conta refrentes as sete diárias. Além disso, garantiu arcar com qualquer prejuízo que a Casa eventualmente tenha por causa da desistência, como, por exemplo, alguma multa relativa ao cancelamento das passagens.

Os outros membros da comitiva são os secretários de Esporte, Célio Renê; de Turismo, Luís Otávio Neves, e de Comunicação, Samanta Sallum. Como em todas as suas viagens, o governador leva também seu secretário particular, Bolivar Rocha.

continua após o anúncio

A Câmara Legislativa vai desembolsar R$ 4 mil para cada distrital viajar sem nenhuma função. Questionado sobre a quantidade de viagens que já fez e do grande número de acompanhantes, Agnelo respondeu: "Esta equipe é muito pequena. Nós teremos uma visita programada para a China com uma delegação empresarial bem mais representativa para captar investimentos nas diversas áreas da economia de Brasília".

As outras

continua após o anúncio

Em 23 de abril, véspera da Semana Santa, Agnelo foi para Buenos Aires, na Argentina, onde passou quatro dias. O pretexto foi conhecer o Estádio Único de La Plata, tendo em vista a Copa do Mundo em Brasília. Ele levou a mulher, Ilza Queiroz, o secretário da Casa Civil e secretário executivo da comissão Brasília 2014, Cláudio Monteiro, e o secretário particular Bolivar Rocha. A filha do governador, Fernanda, mora e estuda em Buenos Aires.

Em maio, Agnelo passou nove dias pela Europa. A Copa foi, novamente, o pretexto. A primeira parada foi Madri, na Espanha, para visitar os estádios Santiago Bernabeu, Olímpico de Madrid e Vicente Calderón, na companhia de Cláudio Monteiro, do então secretário de Obras, Luiz Pitiman, e do inseparável Bolivar Rocha.

continua após o anúncio

A comitiva visitou também o estádio Commerzbank Arena e o Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, o Saint Dennis Stadium, em Paris, e a arena multiuso Millennium Domme, em Londres, na Inglaterra.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247