A poucas horas da votação da MP dos Ministérios, Lira pressiona Lula a intensificar articulação política
Além da liberação de emendas parlamentares, grupo ligado ao presidente da Câmara defende que o presidente Lula promova uma reforma ministerial para assegurar o apoio da base
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pressionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mudar a articulação política com o Congresso Nacional para evitar novas derrotas nas votações de interesse do Planalto.
A pressão do parlamentar foi feita após o governo ser derrotado na votação do marco temporal, que restringe a demarcação de terras indígenas e enfraquece a legislação ambiental, e na véspera da data limite para evitar que a medida provisória (MP) que reestruturou os ministérios na atual gestão perca a validade. A MP dos Ministérios precisa ser votada até a noite da quinta-feira (1) para não perder a validade. Caso isso aconteça, o modelo da estrutura ministerial será o utilizado pelo governo Jair Bolsonaro (PL).
>>> Assessores de Lula defendem mudanças em ministérios para evitar novas derrotas na Câmara
Segundo a coluna do jornalista Valdo Cruz, do G1, o alerta de Lira teria sido feito nesta quarta-feira (31), após Lula telefonar para o presidente da Câmara para discutir o resultado de uma reunião realizada por ele com líderes da base governista. Na ocasião, Lula foi orientado a entrar pessoalmente nas negociações com o Congresso. “A intenção é que ele possa garantir o cumprimento de promessas na liberação de emendas e ouvir diretamente as queixas de seus aliados”, destaca a reportagem.
>>> Com nove ministérios, 83% dos deputados do MDB, União e PSD votaram pela aprovação do marco temporal
Ainda conforme Valdo Cruz, o grupo político ligado a Lira defende que Lua promova uma reforma ministerial “para recomeçar do zero as relações”. O Planalto, porém, resiste a esta possibilidade por entender que isso significa entregar o comando político do governo ao grupo ligado ao presidente da Câmara.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247