Esses são alguns dos serviços mais procurados no País — estudo revela o motivo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Recentemente, a Holltec Desentupidora realizou um estudo utilizando a ferramenta de buscas e tendências Google Trends e foi descoberto que os serviços de “desentupimento” e “desentupidora de esgoto” são alguns dos serviços mais buscados no Brasil. Isso, mais precisamente, na região Sudoeste do país.
Esses dados nos revelam que devido, à alta existência de obstruções em encanamentos nas residências, condomínios, entres outros setores, assim como redes de esgotos, a contratação de uma desentupidora é frequentemente necessária. Isso porque, soluções caseiras não são eficientes.
Segundo a Holltec, uma desentupidora na zona sul de São Paulo, a falta de manutenção preventiva dos sistemas de esgotos e encanamentos é um dos fatores principais a contribuir para a demanda por esses tipos de serviços.
Por isso, as desentupidoras costumam ser bastante procuradas, tanto pela população em comunidades e bairros, quanto por empresas de todos os portes, sendo considerados serviços importantes para manter a saúde e a funcionalidade da sociedade.
O sistema de esgoto no Brasil apresenta problemas devido à falta de investimentos, infraestrutura inadequada e falta de manutenção pública. Em muitas áreas, especialmente no norte e nordeste, em cidades menores e regiões rurais, a coleta e tratamento de esgoto ainda são insuficientes e, em muitos casos, inexistentes. (Perceba na imagem acima, que não há buscas por esses serviços nessas regiões).
Consequentemente, grande parte do esgoto gerado é lançada diretamente nos rios e corpos d'água, prejudicando a qualidade da água e afetando a saúde da população e do meio ambiente.
Em comparação aos serviços e regiões, confira a análise na imagem abaixo:
A procura por “desentupimento de esgoto” é demandada em 95% na região sul e sudeste do país.
Agora, perceba na imagem a seguir, para o termo desentupimento:
Perceba que os estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Bahia já estão presentes. O Rio Grande do Norte, por exemplo, chega a ter uma pontuação de 88/100. Isso significa que há uma alta demanda por “desentupimento”
Exemplificando, a diferença desses termos é que o desentupimento é voltado para problemas como: pia, ralo, vasos e não exatamente os esgotos. Problemas caseiros sempre vão existir, diferente de esgotos e tubulações.
No entanto, há trabalhos e projetos em andamento para melhorar o sistema de esgoto no país, com o objetivo de aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, promover a gestão integrada de resíduos sólidos e fortalecer a fiscalização e regulação desses sistemas.
O governo tem destinado recursos para a construção de sistemas de coleta e tratamento de esgoto, incluindo a construção de estações de tratamento, redes de coleta e saneamento básico. Em 2021 o governo investiu 940 milhões na melhoria dos serviços de saneamento básico por todo Brasil.
Do mesmo modo, o governo tem reforçado a regulação e fiscalização do setor de saneamento, a fim de garantir que as empresas e órgãos responsáveis cumpram as normas ambientais e sanitárias.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247