Educação Financeira: a única ferramenta a nosso alcance contra a manipulação feita por bancos e corretoras
Em evento online e gratuito, Eduardo Moreira ensina os fundamentos essenciais sobre o funcionamento do mercado financeiro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O relatório público mensal de março divulgado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) sobre o mercado financeiro, comprovou a extrema desigualdade na distribuição de recursos dos brasileiros.
Enquanto o varejo tradicional – segmento que representa pequenos investidores e compõe 90% dos clientes bancários – movimenta pouco mais de 30% do patrimônio líquido total aplicado, o grupo private – dos grandes investidores – negocia 38% dos valores mesmo sem compor nem 1% do total de clientes dos bancos.
Isso significa na prática que os poucos investidores mais ricos possuem mais dinheiro aplicado que 90% dos investidores mais pobres.
Nas palavras de Eduardo Moreira, fundador do Instituto Conhecimento Liberta e eleito um dos 3 melhores economistas do país em 2016 pela Revista Investidor Institucional, “A tragédia de 90% do Brasil é exatamente a causa do sucesso de meia dúzia”.
Segundo Moreira, existe ainda uma falácia criada por bancos e corretoras de que o mundo dos investimentos é complexo demais para ser desbravado por pessoas comuns, criando assim uma dependência eterna das pessoas para com eles.
No último estudo realizado em 2014 pela organização americana Global Financial Literacy Excellence Center, o Brasil ocupava a 74ª posição no ranking mundial que avalia o nível de conhecimento financeiro. Estamos atrás de alguns dos países mais pobres do mundo, como Madagascar e Zimbábue.
Além da pouca aderência à educação financeira no país, diversos fatores sociais colaboram para afastar o público deste tipo de conhecimento. O alto índice de desemprego, o crescimento da inflação e o número de inadimplentes agravaram o cenário da crise econômica nacional e distanciaram ainda mais os brasileiros da decisão de investir ao criar uma contenção de gastos generalizada na população.
Porém, a verdade é que o mundo dos investimentos funciona de uma forma muito mais simples do que as pessoas imaginam, e dominar esse conhecimento proporciona mais controle e consciência na relação com o dinheiro.
Com mais de 20 anos de experiência nos bastidores do mercado financeiro, Moreira deixou para trás uma carreira consolidada para se dedicar à educação. Mais de 1,5 milhão de alunos já participaram de seus cursos e aulas online e mais de 250 mil pessoas já participaram de seus cursos e palestras presenciais.
Sua próxima aula aberta “Compreendendo os 2 únicos tipos de investimento que existem” tem como objetivo ensinar os conceitos essenciais sobre o Mundo das Finanças ao maior número de pessoas possível para que assim todos (sem exceção) possam começar a construir patrimônio com investimentos.
Os participantes terão a oportunidade de aprender, entre outras coisas, que praticamente todas as modalidades de investimentos podem ser resumidas em dois únicos tipos, e as perguntas corretas que se deve fazer antes de tomar qualquer decisão financeira.
O evento, que irá acontecer nesta quinta-feira, dia 14 de julho, às 20h (horário de Brasília) já conta com mais de 25 mil inscritos. Para garantir sua vaga, basta CLICAR AQUI e acessar a página de inscrição.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247