Como investir na bolsa de valores?
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sabia que é possível fazer o seu dinheiro trabalhar para você?
Por meio de escolhas inteligentes de investimento, é possível alocar os seus recursos em ativos que vão valorizar com o passar dos anos e com isso, aumentar o seu capital.
Mas, para isso, é necessário entender como realizar um investimento na bolsa de valores e quais são as melhores opções que se adequam aos seus objetivos.
Leia o conteúdo a seguir e descubra!
O que é a bolsa de valores?
A bolsa de valores é o ambiente no qual são negociados diariamente a compra e venda de inúmeros ativos financeiros, como ações, ETFs (Exchange Traded Funds), títulos de renda fixa, cotas de fundos imobiliários, etc.
Sua principal função é garantir que todas as transações sejam realizadas com segurança e transparência.
Existem inúmeras bolsas espalhadas pelo mundo, e a B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil.
Por que investir seu dinheiro?
Investir é uma maneira eficiente de expandir o seu capital e de fazer o seu dinheiro gerar ainda mais dinheiro.
O mercado financeiro como um todo oferece ótimas oportunidades para todos os perfis de investidores.
No entanto, é necessário ter conhecimento, ou solicitar assessoria de um profissional qualificado, para realizar aportes e alocações inteligentes que de fato vão proporcionar rentabilidade positiva para o seu capital.
Quais são os principais ativos para investir?
Os principais ativos para você começar a investir são:
- Renda fixa: É um tipo de investimento mais previsível e seguro, e, geralmente, a rentabilidade é conhecida. Exemplo: Tesouro direto.
- Renda variável: Possui um nível considerável de risco e não é possível antecipar a rentabilidade do ativo. Exemplo: Ações.
- Fundos: Os fundos reúnem um conjunto de ativos, os quais podem ser de um mesmo tipo ou diferentes, e são geridos por profissionais qualificados. Com isso, é possível correr um pouco mais de risco, sem basicamente nenhum trabalho. Exemplo: Fundos imobiliários.
- ETFs (Exchange Traded Funds): Possuem o objetivo de acompanhar a performance de determinado índice ou ativo financeiro.
- BDRs (Brazilian Depositary Receipts): São títulos que representam ações de companhias estrangeiras, mas são negociadas na B3.
Passo a passo para começar a investir na bolsa de valores
Separamos o passo a passo de como investir para você começar já a realizar os seus aportes!
- Escolha uma corretora de valores de confiança: Para investir, é necessário utilizar uma corretora de valores que funcionará como uma intermediária entre o investidor e o mercado acionário. Escolha uma empresa de confiança e que possua taxas baixas ou zeradas.
- Calcule a sua reserva de emergência: A reserva de emergência é o valor que representa aproximadamente 6 meses do seu custo de vida, que deve ser alocado em um investimento de baixíssimo risco.
- Defina o seu perfil de investidor: Para realizar escolhas inteligentes, é necessário entender qual é o seu perfil de investir quanto à tolerância ao risco, que engloba:
- Conversador: Possui aversão ao risco, então escolhe investimentos com menos volatilidade.
- Moderado: Meio termo, ou seja, tolera uma certa volatilidade na carteira, mas possui apenas uma pequena parte de seus ativos alocados em renda variável.
- Arrojado: Já possui experiência no mercado financeiro e possui uma alta tolerância ao risco e à volatilidade.
- Escolha os melhores ativos de acordo com a sua estratégia: Trace uma estratégia a longo prazo e escolha ativos que te ajudem a alcançar esse objetivo. Para isso, peça orientação ao assessor de investimento disponibilizado pela sua corretora.
- Realize aportes mensais: É necessário realizar aportes recorrentes para conseguir cumprir o seu objetivo a longo prazo. Então, se organize e economize.
Dicas para ter sucesso em seus investimentos
Antes de começar a realizar os seus investimentos, leia as dicas que separamos para você!
- Esteja informado sobre o mercado financeiro e sobre as oportunidades de investimento.
- Diversifique! Aloque seus recursos em diversos setores e ativos para mitigar os riscos.
- Comece aos poucos e seja consistente.
- Foque no longo prazo.
- Solicite ajuda a um assessor de investimento, mas não terceirize por completo a decisão de como alocar o seu dinheiro.
Conclusão
Investir na bolsa de valores é uma ótima opção para fazer com que o seu dinheiro valorize com o passar do tempo.
Como mostramos acima, é possível escolher ativos que combinem com o seu perfil de investidor e com os seus objetivos a longo prazo.
Também, o mercado imobiliário é uma excelente alternativa para investimento. Além do imóvel possuir uma valorização natural, é possível colocá-lo como garantia de algumas operações financeiras, como por exemplo, em um empréstimo com garantia.
A CashMe, é uma fintech que oferece a modalidade de crédito com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Você pode utilizar esse valor para investir de acordo com os seus objetivos e tirar os seus sonhos do papel.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247