Visconde de Mauá. Entre o Rio e Minas, um éden tranquilo

No Sudeste brasileiro, a região das vilas de Visconde de Mauá (RJ) e de Maringá (MG) é um reduto de paz esculpido pela natureza. Para quem quer fugir do burburinho das grandes cidades.

No Sudeste brasileiro, a região das vilas de Visconde de Mauá (RJ) e de Maringá (MG) é um reduto de paz esculpido pela natureza. Para quem quer fugir do burburinho das grandes cidades.
No Sudeste brasileiro, a região das vilas de Visconde de Mauá (RJ) e de Maringá (MG) é um reduto de paz esculpido pela natureza. Para quem quer fugir do burburinho das grandes cidades. (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

continua após o anúncio

Paisagem idílica em Visconde de Mauá

 

continua após o anúncio

Por: Fabíola Musarra

 

continua após o anúncio

Se o dinheiro anda curto, mas a vontade de cair na estrada é grande, a dica é aproveitar um fim de semana (ou mais) e rumar ao Sudeste do País, onde você pode conhecer dois Estados brasileiros em uma única viagem. Sim, esse lugar existe e tem nome: a belíssima região de Visconde de Mauá (RJ) e Maringá (MG). Como é cortada pelo Rio Preto, basta atravessar a ponte sobre o rio para pisar em terras cariocas. No sentido inverso, conhece os encantos do solo mineiro.

Se decidir ir para lá, saiba que vai adorar atravessar a ponte inúmeras vezes e bater pernas por Maringá, passeando tanto pelo lado carioca, com simpáticas lojinhas, quanto pelo mineiro, onde predominam os restaurantes e as pousadas.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

Cachoeira do Escorrega, em Mauá

continua após o anúncio

 

Travessias à parte, a região é, de fato, integrada por três vilas: as cariocas Visconde de Mauá e Maromba e a mineira Maringá.

continua após o anúncio

Por ser a primeira a ter sido criada, Visconde de Mauá é a mais movimentada. Além da igreja e de antigos casarões, concentra a maior parte do comércio e dos serviços, abrigando ainda o Centro Cultural, onde são realizados os eventos da região.

Já a Vila de Maromba preserva o modo de vida alternativo da década de 1970, quando muitos hippies ali se instalaram. Nem é preciso andar muito para testemunhar o clima zen que ali impera – por suas ruas multiplicam-se artesões, ateliês de arte e lojinhas de artesanato.

 

Muitos casarões antigos, como o da foto, fazem parte da paisagem de Visconde de Mauá

 

Não muito longe dali, o centrinho repleto de coloridas lojas e o boulevard da Avenida Gastronômica, com seus bistrôs, restaurantes e cervejarias artesanais, imprimem um clima romântico à charmosa Vila de Maringá.  

Independentemente de suas características, as vilas situadas no alto da Serra da Mantiqueira e observadas de perto pelo Pico das Agulhas Negras são parada obrigatória para os amantes da natureza e também para apaixonados que desejam viver momentos mágicos de absoluta paixão.

 

Entrada do Maromba

 

Circundada por imponentes montanhas e com o ar puro e o friozinho típicos serranos, a região abriga hipnotizantes cenários naturais pontilhados por mais de 100 cachoeiras, constituindo, por si só, em um convite para uma inesquecível viagem a dois. E nada melhor para namorar do que se instalar em uma bucólica pousada – a região possui quase 90 delas, oferecendo alternativas de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Em Maringá (MG), a Pousada Aldebaran (www.aldebaran.com.br) é uma delas. Com aconchegantes chalés, oferece idílica e privilegiada vista das montanhas e de seus arredores, além de quartos com lareiras, hidromassagem, sauna, cama com lençol térmico e tevê, entre outras mordomias.

 

Pousada Aldebaran, em Mauá, no alto da cordilheira

 

Formas e quedas – Mas, você certamente não veio até aqui só para namorar. E há muito que explorar nas vilas, a começar pelos revitalizantes banhos de cachoeira.

Com diferentes formas e quedas, elas brotam e pipocam nestes solos. A 3 km da Vila de Maromba, por exemplo, fica o Escorrega, o trecho mais famoso e frequentado do Rio Preto. A cachoeira é um tobogã natural de 30 m formado por uma pedra lisinha. Se estiver a fim de encarar um desafio, é só mergulhar nas águas quase sempre geladas da piscina natural – lembre-se que está ao pé de uma serra e a mais de mil metros de altitude.

Para aquecer depois do banho, a pedida é o deque sobre o rio, onde funciona um bar que serve petiscos e bebidas, algumas delas quentinhas.

Se gostou do desafio nas águas, vá conhecer no território mineiro dois fascinantes conjuntos de cachoeiras: o dos Gigantes, com as maiores quedas de água da região, e o Complexo Corredeiras. Para conhecer o primeiro, você vai precisar de quase um dia inteiro, do auxílio de guias e de boa dose de disposição. Mais fácil, é visitar o Complexo Corredeiras, no Vale do Alcantilado. O acesso às cachoeiras é feito por trilha bem sinalizada e dispensa a companhia de guias.

O complexo conta com bar, restaurante, boia-cross, piscina natural e trilhas, além de arvorismo, escalada e tirolesa, que são cobrados à parte. No mesmo lugar funciona o Museu Duas Rodas (www.museuduasrodas.com.br), com acervo de motos, ciclomotores, bicicletas e outros veículos do gênero. 

E se a ideia é mesmo curtir o circuito das cachoeiras, vale a pena dar uma esticada até o Córrego das Cruzes. Ele nasce no Parque Nacional do Itatiaia, corta o Vale das Cruzes e deságua no Rio Preto (altura da Estrada Parque RJ-151, km 1). Possui águas translúcidas e piscinas naturais. Pelas suas margens se revezam araucárias, manacás-da-serra e quaresmeiras entre outras espécies endêmicas da Mata Atlântica.

 

Cachoeira do Escorrega, em Mauá

 

Adrenalina – Se você é fã das emoções fortes, a região é o seu número. Oferece incontáveis atividades radicais, desde rafting até escaladas em elevados picos.

Se, ao contrário, a adrenalina não é o seu forte, pode optar por fazer algo mais tranquilo, como trilhas mais suaves e cavalgadas. Agências de turismo locais oferecem essas e muitas outras atividades. A Remorini Turismo de Aventura (www.remoriniaventuras.com.br), na Vila de Maringá, por exemplo, realiza roteiros ecológicos e de aventura pela região com atividades para todas as idades. Entre elas, boia-cross, rapel e trilhas, inclusive no Parque Nacional do Itatiaia.  

Já a T&T Adventures (www.visitemaua.com/ttadventures) oferece tours em veículos 4x4 pela região, como o ao Pico das Agulhas Negras e à Pedra Selada, a 1.755 m de altitude.

Por sua vez, a Rent a Horse (www.cavalgadasviscondedemaua.com), em Campo Alegre, disponibiliza passeios diários em diferentes espécies de cavalo, com duração variada.

 

Como na Aldebaran, na foto, várias pousadas da região de mauá apresentam requintes de conforto

 

Delícias regionais – Ponto alto da gastronomia da região são as trutas, presentes em quase todos os cardápios.

O peixe é tão apreciado naquelas bandas que tem até um festival: a 13ª Temporada da Truta, que este ano acontece até o dia 15 de novembro envolvendo os restaurantes locais.

Protagonistas de muitos menus da região também são o tutu-de-feijão, a costelinha de porco e pratos que incluem linguiças, pururuca, mandioca e pernil, tradicionais ingredientes da culinária mineira.

 

Piscina natural do Maromba

 

Depois de experimentar essas delícias, você dificilmente vai resistir e deixar de fazer umas comprinhas de produtos regionais. Em Maringá, a dica é o Armazém da Vila, que vende pastas de truta e salmão, licores e cachaças, entre outras tentações feitas artesanalmente. 

Em Mauá, no O Fino da Roça, você também encontra dezenas de produtos da região, desde linguiça de trutas até geleias, queijos e biscoitos caseiros.

Se você gosta de doces, não deixe de dar um pulo até a fábrica Bolo Húngaro, que funciona na pousada de mesmo nome (www.pousadadobolohungaro.com.br). Com massa que leva canela, passas, nozes, castanha-do-pará e açúcar mascavo, o bolo é insuperável e você vai adorar.

Tudo que é bom acaba. Sua viagem também não vai durar para sempre. Hora de ir embora, mas não antes de acrescentar à bagagem as idílicas paisagens captadas pelo seu olhar neste dias de sonho. Bom retorno!

 

Fachada do Museu da Imigracão, em São Paulo


2 Identidade cultural

Se você está em São Paulo e gosta de aprender sobre as nossas raízes, não deixe de ir ao Museu da Imigração (www.cidadedesaopaulo.com/sp), na zona leste da capital. Em seu interior, você encontrará exposições, fotografias e vídeos contando a história dos imigrantes que contribuíram na formação da identidade cultural brasileira.

 

Fachada do Hotel Refúgio Monte Olimpo, em Santa Catarina


3 Som do silêncio em Santa Catarina

Para quem quer passar um fim de semana em um cantinho de tranquilidade, o Hotel Refúgio Monte Olimpo (www.refugiomonteolimpo.com.br), em Campo Alegre (SC), é uma opção.

“Plantado” no topo da belíssima Serra Dona Francisca e circundado por rio, corredeiras e cachoeira, o empreendimento não oferece recreação. Nem tampouco os atrativos de hotel fazenda, mas é um reduto onde é possível ouvir o “som do silêncio”, respirar o ar do campo e conhecer e fazer compras nas vizinhas Joinville, São Bento do Sul e Rio Negrinho, com quem o pequenino município divide espaço no planalto norte do Estado.

É também ponto de partida para quem deseja saborear a excelente gastronomia da região, com forte influência alemã.

Todas as suas acomodações são equipadas com tevê, frigobar, hidromassagem, ducha, ar- condicionado e vista para a cachoeira ou para as suntuosas paisagens da Mata Atlântica.

 

Maria Bethania, no show Abraçar e Agradecer. Foto Alexandre Moreira


4 Bethânia em João Pessoa

No próximo dia 24, a capital da Paraíba é palco do “Abraçar e Agradecer”, show em que Maria Bethânia celebra seus 50 anos de carreira. Anote o endereço: Teatro Pedra do Reino, Centro de Convenções, Cabo Branco.

 

CVC leva ao Caribe com Criança Grátis


5 Promoção para o Caribe

A CVC (www.cvc.com.br) está com várias promoções ao Caribe para a temporada de verão. Uma delas, a “Criança Grátis”, oferece gratuidade de hospedagem para pequenos de até 12 anos acompanhados por dois adultos pagantes. 

 

Festa dos Mortos, no início de novembro, no México


6 Finados no México

O Dia de Finados está chegando, mas no México ele é comemorado no dia 31 de outubro. Se você estiver por lá nesta época não deixe de testemunhar o jeito alegre como o dia é celebrado no país. Um dos melhores lugares para isso é o Panteón Antiguo de Xoxocotlán, em Oaxaca. Já na véspera do dia 31, o cemitério fica repleto de flores, velas coloridas e altares com oferendas e comidas, uma homenagem das famílias aos entes queridos que já partiram. Acreditando que eles os visitam nesta data, os mexicanos também brindam e bebem com os parentes mortos.

 

Amigas brindam durante a Festa do Vinho, na Virgíniasa


7 Festa do vinho

Durante todo mês de outubro, o Estado da Virginia (EUA) sedia o Virginia Wine Month (www.virginiawine.org/october-wine-month), festival que transforma a maioria das mais de 250 vinícolas da região em uma grande sala de degustação.

Além das degustações, muitas vinícolas também oferecem música ao vivo e exposições de artesanato.

 

Miami com desconto


8 Miami com desconto

Vai a Miami (EUA)? Então dê uma espiada na página do Greater Miami Convention & Visitors (www.miamiandbeaches.com) e fique por dentro das novidades do Mês das Atrações, iniciativa que acontece até o fim de outubro e oferece descontos para os principais pontos turísticos e de lazer da cidade.

 

Cartaz da campanha Bond is Great, na Grã Bretanha


9 A volta de Bond

O filme “007 Contra Spectre”, a 24ª aventura de James Bond, estreia nos cinemas brasileiros no dia 5 de novembro, mas o VisitBritain, órgão oficial de turismo do Reino Unido, já está divulgando a campanha Bond is GREAT (www.VisitBritain.com/spectre), inspirada no emblemático personagem. A ideia é incentivar os fãs de 007 a escolher a Grã-Bretanha, terra natal do agente secreto, como destino das próximas férias.

Entre outras ações, a campanha é composta por outdoors, material impresso e digital e cenas de bastidores do filme, além de uma competição online com direto a prêmios. 

 

Praça da Figueira, em Lisboa. Portugal agora ainda mais perto com leitura ótica


10 Mais rápido

Com o objetivo de tornar mais ágil o atendimento aos cidadãos brasileiros e lusos, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo instalou um novo mecanismo de leitura ótica. Com o equipamento, a entrada de usuários pelo agendamento passa a ser autorizada de forma mais rápida e eficaz, reduzindo o tempo de identificação e espera, garante o consulado em comunicado à imprensa.

 

(*) Correspondência para esta seção - https://fabiolamusarra.wordpress.com/

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247