Ursos urbanos: No Canadá, você pode encontrar um no seu quintal
Google Street View com suas onipresentes telecâmeras foi à Baía de Hudson, no extremo norte do Canadá, à descoberta de paisagens do Grande Norte e de um dos seus mais ameaçados moradores, o urso polar. Galeria de imagens fascinantes, curiosas e divertidas, sobre a presença desses animais na época em que eles se aproximam das comunidades humanas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Equipe Oásis
Todos os anos, entre outubro e novembro, nos arredores da cidadezinha de Churchill, no extremo norte canadense, uma população de ursos brancos se aproxima e começa a rondar as casas à procura de alimento. Trata-se de um momento crítico para eles: o calor do verão já se foi, e as águas da vizinha Baía de Hudson ainda não congelaram, de modo a permitir aos ursos caçar suas presas preferidas, as focas.
Movidos pela fome, eles caminham sobre a tundra, ao redor da cidadezinha, aproximando-se mais e mais. Reviram latas de lixo, quintais e jardins. É o momento, para a população de Churchill, de estar atenta e tomar cuidado. Pela manhã, você pode abrir a porta de sua casa e, no lugar do cão de guarda, deparar-se com um enorme urso polar pedindo o seu café da manhã.
Os ursos acham que os tundra buggys são... ursos
Google, em colaboração com organizações sem fins lucrativos como a Frontiers North, que se dedica à valorização das paisagens daquela região, e a Polar Bears International, que monitora o estado de conservação dos ursos brancos, visita a área desde o final de 2013, tirando centenas de fotografias que depois são acopladas para formar panorâmicas de 360 graus da natureza do lugar e dos seus habitantes.
A diferença é que, em Churchill, em vez dos costumeiros Google Cars, são usados os Tundra Buggy, pequenos caminhões totalmente brancos (que por sinal suscitaram grande curiosidade por parte dos ursos) dotados de pneus muito altos projetados especialmente para rodar sobre a neve. Eles provavelmente confundem esses veículos com algum tipo de urso gigante, e costumam se aproximar para ver do que se tratam.
As imagens obtidas são importantes para ajudar a monitorar a situação dos glaciares e os efeitos que o aquecimento global está provocando naquela paisagem. Servem também para um melhor conhecimento do urso polar, um fascinante animal quase sempre solitário cuja sobrevivência está estreitamente ligada à saúde do meio ambiente em que vive.
Vídeo:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247