Um mundo melhor não será possível

Queremos ser melhores, queremos ter mais, queremos destaque, queremos ocupar um lugar distinto dos demais. É por isso que o mundo gira em torno de vaidades



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um mundo melhor não será possível enquanto educarmos nossas crianças com palavras e as deseducarmos com nossos atos. Enquanto acharmos que o que não nos atinge diretamente não nos interessa. Enquanto insistirmos em ganhar mais dinheiro do que realmente precisamos para levar uma vida que realmente não merecemos. Enquanto o maior vilão da nação for um humorista. Enquanto pensarmos que artistas são mauricinhos vagabundos, patricinhas viciadas, pedintes, pessoas sem rumo na vida. Enquanto acreditarmos que a vida real é fielmente retratada em uma novela, um mundo melhor não será possível.

Um mundo melhor não será possível enquanto o critério para decidir quem deverá ocupar a cadeira na universidade for a cor da pele. Não será possível enquanto os pais acharem que seus filhos permanecerão sob seu controle por toda vida, e quando os fatos provarem exatamente o contrário, eles simplesmente ignorarem os fatos. Um mundo melhor não será possível enquanto acharmos que a virgindade de uma mulher é mais valiosa que a de um homem e depois querermos que ambos sejam tratados igualmente. Enquanto ensinarmos nossos filhos de quatorze anos a dirigir crendo que eles só guiarão o nosso próprio carro.

Um mundo melhor não será possível enquanto duas pessoas se envolverem em um acidente infringindo a mesma lei e uma ser considerada inocente porque morreu e a outra culpada porque sobreviveu. Não será possível enquanto acharmos que criminosos não têm recuperação e que não somos preconceituosos. Enquanto o filho de uma famosa tem poderes para processar alguém antes mesmo de nascer e o filho de uma indigente não tem se quer o direito de nascer. Um mundo melhor não será possível enquanto os pais de uma jovem bela achar que ela não deve se casar com um homem pobre e os pais de um jovem rico achar que ele não deve se casar com uma mulher feia.

continua após o anúncio

Um mundo melhor não será possível enquanto acreditarmos que nossos filhos usam computador só para estudar. Enquanto acharmos que o dinheiro nos garante sucesso em qualquer área de nossas vidas. Enquanto acharmos que temos o direito de sermos felizes a qualquer custo, ainda que esse custo seja o direito do outro. Enquanto ignorarmos que também temos segredos e já cometemos atos vergonhosos. Enquanto acharmos que os compromissos que um dia fizemos podem ser interrompidos assim que eles não forem mais vantajosos para nós. Enquanto gastarmos pequenas fortunas com tablets, celulares, notebooks e assim por diante, mas acharmos que um DVD original, um cd, um livro ou a entrada de uma peça teatral custam caro demais.

Um mundo melhor não será possível enquanto não nos comprometermos com o próximo. Enquanto não abrirmos mão do nosso direito para que esse próximo também possa exercer o seu. Enquanto não nos considerarmos igual aos demais. Enquanto continuarmos achando que merecemos receber mais do que devemos dar. Enquanto usarmos nossa situação de poder para obtermos privilégios.

continua após o anúncio

Se um dia tudo isso acabar, verdadeiramente viveremos em um mundo melhor, mas esse mundo melhor não nos agradará, pois não queremos ser igualados, não queremos ser igual ao outro. Queremos ser melhor, queremos ter mais, queremos destaque, queremos ocupar um lugar distinto dos demais. É por isso que o mundo gira em torno de vaidades e as desigualdades são tão absurdas. E é por isso que um mundo melhor não será possível.

Grayver Liberato é videomaker e autor do livro de contos "O Vestido de Cristina"

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247