Tatuagem: adeus caveiras e dragões - Agora é Dante e Shakespeare

Frases, versos ou inteiros trechos de obras literárias, as novas tatuagens agora são feitas no estilo "text tattoo". Da Inglaterra à Itália a tendência tomou conta do mercado

Frases, versos ou inteiros trechos de obras literárias, as novas tatuagens agora são feitas no estilo "text tattoo". Da Inglaterra à Itália a tendência tomou conta do mercado
Frases, versos ou inteiros trechos de obras literárias, as novas tatuagens agora são feitas no estilo "text tattoo". Da Inglaterra à Itália a tendência tomou conta do mercado (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

continua após o anúncio

 


Por: Enrico Franceschini, do La Repubblica

continua após o anúncio

Há 2 ou 3 décadas, quando a moda da tatuagem foi lançada – ou relançada, como seria mais correto dizer, já que ela existe desde a era das cavernas – eram caveiras, sereias, serpentes, dragões, punhais, corações e borboletas. Em resumo, eram desenhos feitos com tecnologia indelével sobre bíceps, peitorais, nas costas, nas partes íntimas: para eles bastavam espaços bem pequenos.

continua após o anúncio

Agora, a última moda em matéria de tatuagem é o "text tattoo", como é chamado em inglês o texto tatuado. Ele em geral precisa de muito mais espaço. Um slogan, um ditado, um verso, uma letra de rock and roll, gravados nas costas, no peito, nas coxas, em qualquer zona do corpo onde exista suficiente espaço aberto. "Sou um livro aberto", hoje, não é apenas um modo de dizer que mostra com rapidez e clareza os meus pensamentos. Significa que você pode ler em mim os meus textos preferidos, inscritos na minha pele descoberta.

continua após o anúncio

continua após o anúncio

Basta observar algumas celebridades para se dar conta disso. Angelina Jolie já mandara tatuar uma oração tailandesa no ombro esquerdo, e agora tatuou um texto muito longo no braço direito, em árabe! Megan Fox tatuou algumas falas do Rei Lear, de Shakespeare, e Lindsay Lohan preferiu tatuar um trecho do Hamlet. O futebolista David Beckham escolheu uma frase latina: "Ut amem et foveam" (Para que eu ame e seja feliz), gravado logo abaixo do nome de sua mulher Victoria; Beckham também gravou o moto latino "Perfectio in spiritu" (No espírito da perfeição).

continua após o anúncio

Na Itália, algumas celebridades não deixam por menos: Elisabetta Canalis gravou na pele "I'll never walk alone" (Nunca andarei sozinha), Nicole Minetti preferiu o bíblico "Kyrie eleison", e o atleta Mario Balotelli ameaça com "I am the punishment of God. If you had not committed great sins, God would not have sent a punishment like me upon you" (Sou a ;punição divina. Se você não tivesse cometido graves pecados, Deus não me teria enviado para te punir". Belen Rodriguez, preferiu fazer bonitinho: "No llores si me amas, tu sonrisa es mi paz" (Se me amas não chores; o teu sorriso é a minha paz).

continua após o anúncio

Imitando os ricos e famosos, nas ruas de Londres a gente comum prefere trechos de obras célebres, como uma do romance "Moby Dick", de Melville: Para sempre me lembrar quem sou e o que quero da vida".

Frases célebres no corpo das estrelas

Em recente reportagem sobre o tema, a BBC, televisão britânica, observa que a moda do "text tattoo" é mais um sinal da evolução de um fenômeno marginal que se transforma em costume de massa. Antigamente, só marginais e delinquentes faziam tatuagem. Hoje é fácil encontrar pessoas tatuadas. E quem não tem quase sempre gostaria de fazer pelo menos uma. Nos Estados Unidos, 23% da população tem alguma tatuagem no corpo; 32% dos norte-americanos na faixa etária entre os 30 e os 45 anos são tatuados; no país existem 15 mil "tattoo parlors" - centros autorizados a fazer tatuagens nas pessoas; a atividade implica um giro de negócios que supera 2 bilhões de dólares ao ano. Na Itália, recorde europeu de tatuagens, parece ter desaparecido o antigo preconceito contra essa forma de dcoração do corpo: é cada vez mais difícil que alguém não seja aceito num emprego por causa de uma tatuagem, informa a revistas Forbes.

O único problema das tatuagens de textos parece ser temporal. Se aqueles que tatuam no corpo o nome do amado ou da amada e depois, quando o amor acaba, não sabem o que fazer, as tatuagens literárias criam um problema mais imediato. Nina Jablonsky, antropóloga da Pennsylvania University, autora do livro "Skin, a natural history"( Pele, uma história natural) diz que "É difícil manter compreensível durante muitos anos uma escrita feita sobre a pele. Depois de dois anos muitas delas tornam-se ilegíveis". Sem falar que, como com as pessoas, pode-se perder o amor também por um livro: "Aos 15 anos você pode achar que 'O jovem Holden' seja o segredo da tua personalidade. Mas, aos 50, pode ter mudado de ideia."


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247