São Longuinho mora em Guararema. Perdeu algum objeto? Recorra ao santo. É tiro e queda
Quando o assunto é turismo religioso, Guararema não pode ser esquecida. Embora ainda não faça parte dos roteiros comercializados pelas agências de viagens, a charmosa cidade situada no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, abriga um valioso tesouro brasileiro: a igreja onde “mora” São Longuinho, o santo popularmente conhecido no Brasil por achar objetos perdidos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Fabíola Musarra (*)
Quem visita a igreja fica conhecendo a imagem do santo, uma das poucas – senão a única – do país. Hoje, a imagem que ocupa o altar, assim como as demais que são comercializadas nas lojas de artesanato da cidade, exibe um São Longuinho com pernas. Porém, nem sempre o visual do santo foi assim.
Até meados de 2010, as imagens de São Longuinho, um soldado romano que teria perdido as pernas em combate, eram de um santo perneta. Milagre? Certamente que não. Apenas um equívoco que a Igreja Católica tratou de esclarecer, após uma minuciosa pesquisa feita no Vaticano, na Itália. Então, vamos lá.
Sabe-se que a morte na crucificação é causada pelo sufocamento, um processo lento e de muita dor. Para respirar, o crucificado tem de impulsionar e manter o corpo para cima com os pés, possibilitando a inflação e a entrada de oxigênio nos pulmões.
O movimento é desgastante e causa o gradual enfraquecimento do corpo, além de uma dor insuportável nos pés e pernas. Devido à exaustão, o crucificado não consegue mais levantar o corpo, fica inconsciente devido à falta de ar e morre.
Menciono esses fatos porque na época em que estive em Guararema pela primeira vez conversei com muitos fiéis e moradores da cidade. Eles me asseguravam que o centurião romano Longuinho (Longinus), capitão da guarda do templo, tinha sido o soldado que havia cravado a lança no peito de Jesus para aliviá-lo da dor que sentia na cruz, num gesto de compaixão.
O padre Valdenílson Pedro de Barros, administrador paroquial de Guararema, refuta essa versão, lembrando que o ato de cravar a lança no peito do crucificado era uma práxis comum nas crucificações. “Não se tratava de um gesto de piedade, mas sim um modo de verificar se o acusado estava morto, fazendo a lei romana se cumprir”.
Quanto ao soldado romano ter perdido as pernas em uma batalha e de ter sido cego ou apresentar graves problemas de visão (outras histórias contadas na época), o pároco observa que isso nunca ocorreu, conforme comprovam alguns textos apócrifos e os estudos realizados pela Igreja Católica.
De acordo com esses documentos, os romanos eram extremamente rigorosos na seleção de seus soldados, exigindo que fossem perfeitos e que não tivessem nenhum tipo de enfermidade. “Portanto, se Longuinho tivesse perdido as pernas em uma batalha ou se fosse cego, seria afastado do exército e jamais participaria de uma crucificação”, diz o padre.
“Sem contar que se Longuinho fosse cego ou que se tivesse mesmo graves problemas de visão, não poderia enxergar a parte do corpo de Jesus ou de qualquer outro crucificado em que a lança teria de ser fincada”, acrescenta o religioso.
Essas e outras curiosidades que envolvem a história de São Longuinho podem ser conhecidas em um pequeno folder distribuído na Igreja de Nossa Senhora da Escada, no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro de Guararema.
Segundo o texto, o soldado se converteu e, ao abandonar para sempre o exército e sua moradia, tornou-se um monge pregador da palavra de Jesus na Cesárea e na Capadócia, atual Turquia. Por sua fé cristã, foi preso e torturado, tendo seus dentes arrancados, sua língua cortada e suas pernas amputadas. Como não renunciou à sua crença, foi decapitado e morreu como mártir.
Senhora da Escada e D’Ajuda
Histórias à parte, a imagem de São Longuinho foi encontrada entre os séculos 17 e 19 (ninguém sabe a data ao certo), em uma capela do então Arraial da Escada, hoje Guararema. Considerada como a construção histórica mais antiga do Vale do Paraíba, foi edificada pelos franciscanos em louvor a Nossa Senhora da Escada.
Para converter os índios que habitavam a região e que acreditavam que se fossem enterrados ao lado de um cesto e de uma escada reencontrariam seus ancestrais e que teriam fartura na vida pós-morte, os missionários adaptaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição para Nossa Senhora da Escada.
Durante a catequização, os padres também ensinavam aos índios que a santa milagrosamente havia feito surgir uma escada, tornando possível o acesso entre a barragem do Rio Paraíba do Sul, que banha a cidade, e o lugar onde se ergueu a atual Igreja Nossa Senhora da Escada.
Com arquitetura tipicamente barroca e paredes construídas em taipa de pilão, a Igreja de Nossa Senhora da Escada foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1941. Única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho, é uma pitoresca e imperdível atração de Guararema.
Outro ponto alto da cidade é a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda. Erguida em uma colina em 1682, foi núcleo religioso das fazendas próximas, servindo também de cemitério, com o enterro dos brancos em seu interior e dos escravos no terreno existente ao seu redor.
Para conhecer essa igreja é preciso escalar 81 degraus. Seu altar abriga uma imagem de Nossa Senhora D'Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa. A igreja também é uma das construções coloniais mais antigas no Estado de São Paulo e foi tombada como monumento de interesse histórico em 1984.
As igrejas, porém, não são as únicas atrações de Guararema. Aninhada aos pés da Serra da Bocaina e a cerca de uma hora da capital paulista, a pequenina cidade tem muitos outros encantos: é “tingida” pelos variados tons das espécies intactas e nativas da Mata Atlântica e “abraçada” pelas verdes águas do Rio Paraíba do Sul.
Plantas, flores multicoloridas e árvores centenárias acompanham os 1.058 m de extensão das margens do rio em Guararema. Em seu trajeto o rio cria várias ilhas nos arredores da cidade. A Ilha Grande é a principal delas. Com moderna infraestrutura, possui uma pista de 400 m, onde é possível fazer caminhadas e Cooper.
Outros cartões-postais de Guararema são o Parque da Pedra Montada e o Recanto do Américo, mais conhecido como Pau D’Alho. O primeiro foi assim batizado por possuir uma curiosa sobreposição de pedras, cada uma medindo aproximadamente 9 m de comprimento por 2,5 m de altura. Já o segundo abriga a bicentenária árvore Pau D'Alho, com mais de 30 m de altura e 12 m de diâmetro.
Perto dali está a Igreja Matriz. Ela divide o espaço com uma feira de artesanato que acontece aos sábados, domingos e feriados. Também é desta praça que um divertido trenzinho leva as crianças de todas as idades para percorrer as principais ruas do município paulista de menos de 30 mil habitantes.
O passeio acontece somente nos finais de semana e feriados. Com duração média de 30 minutos, o trem passa pelo pontilhão da Central do Brasil, desativado na década de 1970, e por uma antiga ponte de ferro construída pelos ingleses e de lindíssima arquitetura.
Sedutora e cheia de encantos, assim é Guararema. Em seus recantos escondem-se muitos tesouros, os quais valem a pena desvendar.
2 Bicentenário de morte de Aleijadinho
O mestre do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, vai receber uma homenagem especial em virtude do bicentenário de sua morte (18 de novembro) na 37ª edição da Semana do Aleijadinho. Entre os dias 1º e 30 de novembro, o evento, promovido tradicionalmente em Ouro Preto (MG) pelo Museu do Aleijadinho, vai passar também por Belo Horizonte, Congonhas, Sabará, Tiradentes, São João Del Rei e Mariana, cidades mineiras onde há grande concentração das obras do Patrono da Arte no Brasil.
A grade de programação terá 24 eventos simultâneos, entre eles a exibição de um documentário produzido especialmente para a data, missa solene, concertos, oficinas e exposições, além de um ciclo de palestras com estudiosos, pesquisadores e artistas.
A abertura oficial será no dia 17 de novembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural e Turístico da FIEMG, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Na ocasião, serão lançados os livros “Aleijadinho – 200 Anos”, com pinturas de Carlos Bracher, e “Aleijadinho Revelado – Estudo Histórico sobre Antônio Francisco Lisboa”, do promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.
Detalhes sobre a programação: facebook.com/SemanaAleijadinho.
3 GOL dá início às operações em Carajás e Altamira
A GOL começou a operar voos em Carajás e Altamira, no interior do Pará. Com essas duas localidades, a companhia aérea passa a disponibilizar cinco destinos no Estado, que incluem Belém, Santarém e Marabá. Ao todo são 400 operações semanais da GOL, com 66 mil assentos disponíveis no Pará.
Os voos em Carajás com destino para Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA) estão disponíveis as segundas, quartas, sextas-feiras e domingos. As terças, quintas e sábados, os voos partem de Altamira com destino a Brasília (DF), Rio de Janeiro e Belém. Informações: GOL, www.voegol.com.br.
4 São Miguel do Gostoso promove 2ª Mostra de Cinema
De 13 a 18 de novembro, a cidade de São Miguel do Gostoso (RN) será palco da segunda edição da Mostra de Cinema. O evento, que é gratuito, acontece ao ar livre na Praia do Maceió, onde uma tela de 12 m de comprimento exibirá os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros.
A programação da mostra também inclui sessões em ambientes fechados, seguidas de debates com personalidades, diretores e atores dos filmes. Na oportunidade, o melhor longa e curta-metragem selecionados pelo público receberão o Troféu Luis da Câmara Cascudo. Para obter mais detalhes sobre a programação e sobre os filmes selecionados, acesse http://mostradecinemadegostoso.com.br/2014.
5 Conhecer Brasília, a pé ou de bike
Você conhece Brasília, no Distrito Federal? Planejada, moderna e “dona” de diversas construções projetadas pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer (1907/2012), a capital do país tem uma facilidade a mais para quem a visita: pegadas coloridas no chão que incentivam o turista a conhecer as diferentes atrações da cidade a pé ou de bicicleta.
Pintadas nas calçadas do Plano Piloto, as pegadas brancas, por exemplo, conduzem o visitante à Praça dos Três Poderes, à Esplanada dos Ministérios e aos palácios presidenciais, enquanto as pegadas azuis o direcionam ao Estádio Nacional Mané Garrincha.
Já as amarelas têm como alto as obras de arte do artista brasileiro Athos Bulcão (1918/2008) e a torre de tevê de 224 m de altura. Esta última foi projetada pelo arquiteto e urbanista francês Lúcio Costa (1902/1998) em referência à Torre Eiffel de Paris, na França.
Todos esses circuitos fazem parte da campanha Passaporte Verde (www.passaporteverde.org.br), que tem por objetivo sensibilizar o turista para ações de sustentabilidade. Para conhecer os roteiros, basta baixar o aplicativo gratuito do programa para os sistemas iOS e Android.
6 Eterno Pão de Açúcar
Considerado como um dos principais ícones do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar está festejando o seu 102º aniversário. Inaugurado em outubro de 1912, o simpático transporte turístico carioca foi o primeiro teleférico construído no Brasil e o terceiro no mundo pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.
Cenário para importantes locações cinematográficas, como o filme “007 Contra o Foguete da Morte” e o recém-lançado “Rio Eu Te amo”, o bondinho também já recebeu a visita de personalidades nacionais e internacionais. Só para citar algumas, Albert Einstein, John Kennedy, Sting, Brooke Shields e Roberto Carlos.
7 Natal às margens do Reno e do Danúbio
O fim do ano está aí e se você já planeja fugir das comemorações tradicionais, o que acha de embarcar em um cruzeiro para conhecer os típicos mercados de Natal da Europa Central, em praças repletas de barracas decoradas com temas natalinos. Nelas, você poderá saborear desde biscoitos de gengibre de variadas formas e cores, doces e bolos até comprar brinquedos artesanais, cerâmicas e trabalhos em metal. Se você gostou da ideia, saiba que a AmaWaterways oferece dois cruzeiros que incluem visitas a conceituados mercados natalinos europeus. Confira:
1 – O cruzeiro começa em Nurembergue, cidade alemã que abriga um dos mais famosos mercados de Natal da Europa. Depois, segue pelo Rio Danúbio para a Áustria, com paradas em Regensburg, Viena, Passau, Salzburg , Linz, Melk e Viena. Por último, ruma a Budapeste, com visita a vários mercados natalinos. Os navios que fazem essas viagens de sete dias são o AmaPrima, AmaBella e AmaSonata. As saídas acontecem de 22 de novembro a 24 de dezembro. O preço por pessoa é a partir de US$ 2025.
2 – Com duração de uma semana, este cruzeiro vai da Suíça até a Holanda, e também aporta em diversos mercados natalinos. O navio parte de Basileia pelo Rio Reno e atravessa a Floresta Negra, parando em Estrasburgo, Spyer, Rüdensheim, Koblenz, Colônia e Amsterdã. Esse roteiro é feito pelos navios AmaCerto e AmaReina. Saídas de 24 de novembro a 28 de dezembro. Custa a partir de US$ 2025 por pessoa.
Informações: Firstar, tels. (11) 3253-7203 e (21) 3553-7646.
8 Viagem enogastronômica para a França
Simplificar a aprendizagem sobre a cultura do vinho e ensinar os alunos em aulas práticas nas mais conceituadas vinícolas da França. Essa é a proposta dessa viagem organizada pela Eno Cultura. Com duração de 13 dias, o roteiro tem como destino as regiões francesas de Champanhe, Chablis, Beaune e Beaujolais. Ao todo são oito visitas a diferentes produtores locais, incluindo as caves de Joseph Perrier (Champanhe) e a vinícola Domaine Billaud Simon (Chablis).
Também estão programadas duas Masters Classes: uma sobre o corte de uvas em vinhos com o Master of Wine, Martin Gamman, e a outra sobre os diferentes terroirs da Borgonha com Grégory Patriat, o excelente enólogo da vinícola Domaine JC Boisset, além de uma aula de culinária típica de Lyon, com jantar harmonizado com os pratos preparados. Informações: Eno Cultura, tel.: (11) 4306-7643.
9 Estônia e Lituânia ganham voos diretos
A Turkish Airlines tem novidades para quem planeja viajar para a Estônia e para a Lituânia. Desde o final de outubro, a companhia aérea está disponibilizando voos diretos para Tallinn e Vilnius, respectivamente as capitais desses países europeus. Os novos voos para Tallinn agora têm frequências semanais, com saídas as segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos. As tarifas de São Paulo para Tallinn custam a partir de US$ 1.149 (classe econômica), US$ 1.439 (classe comfort) e US$ 4.444 (classe executiva). Informações: www.turkishairlines.com.
10 Aplicativo My Train Companion ganha versão em português
Principal distribuidora de passagens de trens europeus no Brasil e no mundo, a Rail Europe lançou uma nova versão de seu aplicativo (My Train Companion), disponibilizando agora a ferramenta também em português.
Além de encontrar trens para os 15 mil destinos oferecidos pela Rail Europe, o usuário pode consultar informações sobre sua reserva, checar endereços e a localização das estações de trem e ainda contar com o serviço de atendimento ao cliente. O download gratuito pode ser feito para smartphones e tablets dos sistemas Android e Apple. Informações: www.raileurope.com.br.
(*) Correspondência para a seção "Viagem Oásis" deverá ser enviada a Fabíola Musarra: fabiola.musarra@gmail.com
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247