São Bento do Sul, história e natureza em um só lugar

Glamorosa cidadezinha do Planalto Norte de Santa Catarina, São Bento do Sul é pequena, sim. Mas este município onde vivem quase 80 mil pessoas tem um quê todo próprio: preserva o clima pacato da vida no interior com as comodidades oferecidas pelas grandes metrópoles.

Igreja matriz de São Bento do Sul
Igreja matriz de São Bento do Sul (Foto: Luis Pellegrini)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

continua após o anúncio

São Bento do Sul, panorama aéreo

 

continua após o anúncio

Por: Fabíola Musarra

São Bento do Sul vive, respira e transborda o ar puro das montanhas e cenários naturais de impecável beleza. Sobretudo nesta estação do ano, quando a primavera tinge com cores mágicas os jardins, as praças e as floreiras das casas, dos prédios e das demais construções que por ali se espalham.

continua após o anúncio

Abraçada pelas paisagens desenhadas pela Serra do Mar, a 840 m de altitude, São Bento do Sul é guardiã de tesouros históricos e sede de excelente gastronomia.

É ainda o endereço certo para quem curte o turismo rural e os esportes de aventura.

continua após o anúncio

Para os mais cosmopolitas, que adoram baladas ou fazer umas comprinhas, a cidade também reserva boas surpresas.

 

continua após o anúncio

continua após o anúncio

Festas típicas da tradição alemã e polonesa são frequentes em São Bento do Sul

 

continua após o anúncio

Herança cultural – Colonizada a partir de 1870 por alemães e, em menor escala, por poloneses, São Bento do Sul ainda agora guarda intactos os costumes e as tradições desses imigrantes, principalmente os dos primeiros.

Nem é preciso fazer força para entender isso. Basta observar com um pouco mais de carinho o jeito de seus habitantes, a limpeza das ruas e a arquitetura de suas edificações.

Aqui e ali, casas e prédios reproduzem visuais inspirados nas construções que existiam no norte da Europa do final do século 19, testemunhando a forte influência que os colonizadores alemães imprimiram à arquitetura local.

 

Situada em região rica em cursos d'água, São Bento do Sul tem várias cachoeiras

 

A pista que conduz às influências culturais germânicas, na realidade, está presente em todos os cantos da cidade: no estilo arquitetônico de seu shopping e de várias lojas, nos cardápios dos bares e restaurantes, e também nas propriedades existentes em seu entorno.

A história dos colonizadores alemães também é contada pelo acervo do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, no centro da cidade. Entre as peças ali expostas estão as armas de guerra, os instrumentos, as ferramentas, e os maquinários usados por esses imigrantes.

 

Arquitetura de inspiração europeia em São Bento do Sul

 

Também é no centro que ficam a Matriz Puríssimo Coração de Maria, construída entre 1955 e 1960, e a Igreja Evangélica Luterana (outra herança germânica), cujas estéticas merecem ser conhecidas.

Além da deslumbrante vista que proporciona a quem sobe sua imensa escadaria, a igreja católica guarda um lindo conjunto de painéis cerâmicos da Via-Sacra. Já a segunda, em estilo gótico, exibe belíssimos vitrais coloridos.

A trilha da história dos destemidos pioneiros segue pelo centro e conduz ao Parque 23 de Setembro, onde está uma réplica da primeira residência construída na região, a Casa do Imigrante.  Situado em uma enorme área verde, o espaço também é um irrecusável convite para caminhadas em meio a araucárias e cedros centenários. Para os movidos a mais adrenalina, a agência Aracnos Montanhismo (www.aracnos.com.br), oferece duas desafiadoras aventuras pelo interior do parque: paintball e arvorismo.

 

Em São Bento do Sul, o Serra Alta Hotel, fachada

 

Com altura que varia entre 6 e 22 m, o circuito de trilhas suspensas sobre as copas de árvores tem mais de 400 m de extensão de pura emoção.

Por sua vez, o divertido jogo de estratégia acontece em um campo com cenário selvagem.

Arredores – Mas são nos caminhos da Estrada Dona Francisca, uma das mais antigas de Santa Catarina, e nas paisagens rurais de Rio Natal que os traços da colonização alemã são ainda mais visíveis.

Palco onde bucólicos postais da natureza se intercalam às tradições culturais, a Estrada Dona Francisca é o lar de graciosas casinhas em estilo enxaimel, muitas delas tombadas pelo patrimônio histórico do Estado.

Ao longo de sua extensão distribuem-se ainda diversas propriedades, onde é possível saborear um gostoso café colonial e comprar guloseimas e produtos caseiros, como geleias, pães de carne e diferentes tipos de salsicha, salames e linguiças.

 

O Parque das Aves é um dos recantos mais visitados

 

Distante 28 km do centro de São Bento do Sul, Rio Natal abriga o Parque Natural das Aves (www.parquenaturaldasaves.com.br), um programa ambiental que concentra grande variedade da flora e fauna endêmicas da Mata Atlântica e é aberto à visitação.

As espécies estão distribuídas nos viveiros que se espalham pelas trilhas temáticas do parque – a das borboletas, dos pássaros, do pomar e a contemplativa.

Em Rio Natal também estão o Restaurante Ruda, especializado em gastronomia polonesa, e o Parque Braço Esquerdo/Ano Bom.

Com cavernas, cachoeiras de mais de 100 m e piscinas naturais de águas limpinhas, este último é o paraíso para os amantes de escaladas e rapel.

Rio Natal é ainda o destino final de um lúdico passeio de maria-fumaça pela Serra do Mar.

O ponto de partida do tour ferroviário é o vizinho município de Rio Negrinho, a uma altitude de 795 m. As saídas acontecem uma vez por mês.

No percurso de 38 km, a locomotiva passa por túneis, pontes e viadutos, descendo até chegar a São Bento do Sul.

 

Rua para pedestres no centro de São Bento do Sul

 

Agito – De volta à vida urbana, o calçadão do centro de São Bento do Sul é uma passarela onde convivem irresistíveis lojas e animados bares e restaurantes.

Com música ao vivo, o Quiosque Chopp Brahma é um deles. Funcionando dentro do Shopping Zipperer, a casa é um badalado point de paquera e de encontro de gente bonita e de bem com a vida.

Além do chope, os nomes e a arquitetura de diversos restaurantes, assim como seus cardápios, denunciam a forteinfluência alemã na gastronomia local.

 

Geadas acontecem todos os invernos em São Bento do Sul

 

Caso do Alpenbier, onde o “Schlachteplate” é um dos carros-chefe. O prato típico alemão é basicamente composto por joelho de porco, salsichão e chucrute.

Para os românticos, a dica é o restaurante do Serra Alta Hotel (www.serraaltahotel.com.br). Situado em um dos pontos mais altos de São Bento do Sul, a 870 m acima do nível do mar, o espaço de amplos janelões e integrado ao terraço tem privilegiada vista do verde da Mata Atlântica e do centro da cidade.

Circundado por hortênsias e araucárias, o restaurante oferece desde clássicos da culinária germânica, como o marreco, até carnes, sopas e pratos com frutos do mar, além de imperdíveis sobremesas.

 

Prefeitura de São Bento do Sul

 

Compras – Conhecida por ser um dos principais polos moveleiros do País, a cidade também é famosa pelas
peças de porcelana e artigos de cama, mesa e banho, caprichosamente produzidos por duas de suas indústrias: a Oxford e a Buddmeyer.

Na primeira (www.oxfordporcelanas.com.br) as tentações são inúmeras, desde copos de cristal até aparelhos de café, chá e jantar, passando por sopeiras e pratos de diferentes tamanhos, estampas e cores.

De enlouquecer também é a ponta de estoque da loja, com utensílios e peças de porcelana a preços bem mais acessíveis.

Tão sedutora quanto a Oxford é a Buddmeyer (www.buddemeyer.com.br), com roupas de mesa, cama e banho que primam pela qualidade e beleza.

Se não bastasse, a loja renova as suas coleções a cada seis meses, colocando as antigas peças em promoção.

São Bento do Sul se traduz em cores e contrastes. É o paraíso das compras, reduto de agito e adrenalina, recanto de paz e da natureza e palco vivo da história. É, enfim, um caleidoscópio mágico que merece ser desvendado.

 

Turismo bombando em Foz do Iguaçu

2 Promoção em Foz

Até o fim de janeiro de 2016, a Loumar Turismo, operadora de Foz do Iguaçu (PR), está com uma promoção em que garante os menores preços nas diárias de 25 hotéis da região trinacional. Para obter mais detalhes da promoção, acesse www.loumarturismo.com.br/festival-de-diarias.php.

 

 

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor à luz do amanhecer

3 Ingresso mais caro

A partir de 1º de novembro, o ingresso para visitar a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado (RJ), custará 9% mais caro.  O índice do reajuste corresponde à variação do IPCA dos últimos 12 meses.

 

 

Frida Kahlo em grande exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo

4 Frida Kahlo em São Paulo

Se você mora ou está visitando a capital paulista, não pode perder a exposição da pintora mexicana Frida Kahlo. A mostra fica em cartaz até 10 de janeiro de 2016, no Instituto Tomie Ohtake.

 

 

Aninhada aos pés da Serra da Bocaina, Guararema é banhada pelo rio Paraíba do Sul

5 Na terra de São Longuinho

Para quem pretende viajar no feriado de Finados, o Vale dos Sonhos Hotel (www.valedossonhostur.br), em Guararema, interior de São Paulo, está disponibilizando o pacote de três diárias a partir de R$ 766 por pessoa em apartamento standard triplo, com entrada às 15 h do dia 30 de outubro e saída a partir das 14 h do dia 2 de novembro. O pacote inclui todas as refeições, drinque de boas vindas, chá da tarde de sexta a domingo, Paella Valenciana no jantar do sábado, festival de massas no domingo e churrasco na segunda-feira. No período, o hotel também promoverá carreata com os hóspedes para visitar os pontos turísticos da cidade. Entre eles, os parques da Pedra Montada e do Pau D’alho e a Igreja de Nossa Senhora da Escada. Construída no século XVII, ela guarda a única imagem de São Longuinho no Brasil. O santo é conhecido por ajudar os devotos a encontrar objetos perdidos.

 

 

Rádio Movida, para jovens de todas as idades

6 Música a bordo

A locadora Movida Rent a Car está com uma novidade para clientes que baixarem o seu aplicativo: a Rádio Movida. Ela funciona por meio do app com quatro canais de diferentes estilos musicais.

 

 

Imagem de Lucky Luciano, no Museu da Máfia, em Las Vegas

7 Museu da Máfia

O Museu da Máfia, em Las Vegas (EUA), tem uma boa notícia aos seus visitantes: mapas com informações sobre o seu acervo em português, inglês, espanhol e mandarim. O museu, cujo nome oficial é Museu Nacional do Crime Organizado e Forças Policiais (www.TheMobMuseum.org), é dedicado à história do crime organizado e mostra o impacto da Máfia na história de Las Vegas.

 

 

Na ilustração, as instalações do MargaritaVille Beach Resort

8 Resort em Hollywood

A badalada cidade de Hollywood, na Flórida (EUA), acaba de inaugurar o Margaritaville Hollywood Beach Resort.  Com 349 quartos, o empreendimento conta ainda com restaurantes e bares, área de recreação e um SPA, entre outros atrativos.

 

 

As incríveis águas luminosas de Glistening Waters, na Jamaica

9 Brilho azul

Para quem gosta de água, a Jamaica oferece uma experiência única: nadar durante a noite na Glistening Waters. Situada na costa de Falmouth, a lagoa é povoada por microorganismos. Combinados com o sal e a água fresca, eles emitem um indescritível brilho azulado, um espetáculo imperdível.

 

 

Rue do centro histórico de Havana, em Cuba

10 Visto cubano

Desde o dia 19 de outubro, a Sanchat Tour reajustou o preço do visto cubano, que passou de R$ 90 para R$ 110. Nos pacotes de viagens que a operadora comercializa, o valor subiu de R$ 70 para R$ 90.


(*) Correspondência para esta seção - https://fabiolamusarra.wordpress.com/

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247