Salta, La Linda. Entre o ritmo das peñas e as emoções das alturas

A quase 1.187 metros de altura acima do nível do mar, a província argentina concilia o pulsante charme de sua capital ao alegre ritmo das peñas e a idílicas aventuras pelos Andes.

A quase 1.187 metros de altura acima do nível do mar, a província argentina concilia o pulsante charme de sua capital ao alegre ritmo das peñas e a idílicas aventuras pelos Andes.
A quase 1.187 metros de altura acima do nível do mar, a província argentina concilia o pulsante charme de sua capital ao alegre ritmo das peñas e a idílicas aventuras pelos Andes. (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

continua após o anúncio
A Colina das Sete Cores, em Purmamarca, província de Salta

 

Por Fabíola Musarra 

continua após o anúncio

Situada aos pés da Cordilheira dos Andes, a província de Salta, no noroeste da Argentina, é chamada carinhosamente de “La linda” (a linda) por seus moradores. Não é à toa. Permeada por verdes vales e montanhas consideradas sagradas, a província abriga a belíssima arquitetura colonial da capital homônima, gastronomia de primeira e intensa vida cultural, resultado de um intrigante mix de costumes e tradições formados a partir de suas origens indígenas e de contribuições do colonizador espanhol e de imigrantes italianos e árabes, sobretudo sírios e libaneses.

Parte dessa instigante cultura pode ser testemunhada nas festas populares que acontecem nos vilarejos de Salta o ano todo. Em fevereiro, por exemplo, Cafayate é embalada por um festival folclórico que reúne músicos regionais. Dois meses depois, a capital da província recebe o Abril Cultural Saltenho (festejado em homenagem à fundação da província, em 16 de abril de 1582) e o Concurso das Empanadas (julho).

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

A Igreja de San Francisco, no centro de Salta

 

continua após o anúncio

Mas é em San Antonio de los Cobres, no centro-oeste da província, que no início de agosto acontece uma de suas mais tradicionais manifestações: a Festa Nacional da Pachamama (mãe-terra), uma celebração herdada dos incas e fortemente arraigada nas comunidades indígenas.

Novembro é a vez da Festa da Tradição nos vilarejos de La Candelaria e Campo Quijano. Com desfile de gaúchos (os peões camponeses da região) e carroças, os dois povoados também são palco de corridas de cavalo.

continua após o anúncio

Enquanto isso, a cidade de Salta promove um festival de música folclórica.

 

continua após o anúncio

Espetáculo de ritmo la peña, música e danças típicas da região de Salta

 

O calendário cultural de Salta, porém, vai muito além dessas festas – diferentes eventos agitam as pequeninas cidades do interior da Argentina

todos os meses, mantendo vivas as tradições desta província que pertenceu ao vice-reino do Peru até 1776, quando a Coroa espanhola criou o vice-reino do Rio da Prata. A independência somente ocorreu em 1816, após uma longa guerra contra os colonizadores espanhóis.

A província de Salta – apesar de toda a sua efervescência cultural – ainda não é muito conhecida pelos brasileiros, mas gradativamente começa a ser descoberta, quer pelas suas cinematográficas paisagens, quer pelos lindos vinhedos e excelentes vinhos que produz – está localizada a leste da Cordilheira dos Andes, no fértil Vale de Lerma.

 

Cabildo de Salta

 

Na cidade – Capital da província, Salta preserva um rico conjunto arquitetônico colonial, com construções dos séculos 17, 18 e 19. Percorrer suas estreitas ruas, sobretudo as do centro, é explorar esses valiosos tesouros históricos.

A trilha para desvendá-los começa na Plaza 9 de Julio, onde fica a Catedral de Salta. Construída no século 19, a igreja exibe a imagem da Virgem do Milagre, santa a quem os fiéis atribuem a salvação de uma parte da cidade em um terremoto ocorrido em 1642.

Além de casas coloniais do século 18, as proximidades da Praça 9 de Julio abrigam os museus de Arte Contemporânea e o de Arqueologia de Alta Montanha, cujo acervo reúne precioso artesanato dos tempos pré-colombianos e múmias de crianças incas encontradas no Pico Llullaillaco, na fronteira com o Chile.

Também é por ali que fica a antiga sede do poder político: o Cabildo, onde hoje funcionam os museus Histórico do Norte e Colonial e o de Belas Artes. Edifício colonial mais antigo da cidade, o Cabildo começou a ser erguido em 1780 e hoje exibe a prosperidade que a província viveu nos tempos em que, ainda sob o domínio espanhol, foi uma parada obrigatória para as rotas comerciais entre o porto de Buenos Aires e as minas de ouro e prata da atual Bolívia.

 

Rua central no bairro antigo de Salta

 

Também deste mesmo período são alguns conventos, mosteiros e igrejas da capital, como o Convento de San Bernardo (século 17 a 18) e a Igreja de San Francisco (século 19), em estilo neoclássico, com muros vermelhos e suntuoso campanário.

Gastronomia e baladas – Salta, contudo, não vive apenas das glórias do passado. Urbana, a metrópole oferece muito agito para quem a visita. A maioria delas está concentrada na Balcarce, rua central que ao longo de toda a sua extensão enfileira pubs, restaurantes e casas noturnas com música ao vivo.

Neles são oferecidas opções gastronômicas para todos os paladares, desde exóticos pratos com temperos e combinações indígenas como o “tamal”, com carne de cabeça de vaca e milho, até as “ashumitas”, uma massa feita com grãos do milho e queijo de cabra, sem esquecer as empanadas saltenhas, semelhantes ao pastel de forno.

À noite, a rua é o ponto de encontro dos boêmios, com as baladas que embalam as danceterias, os pubs e os restaurantes. Em muitos deles é possível assistir apresentações de peñas folclóricas, num espetáculo em que não faltam as danças regionais.

Aos domingos, a Balcarce abriga uma colorida feira de artesanato. Realizada das 10 h às 21 h, reúne centenas de barracas que comercializam artesanato em alpaca, prata “criolla” e cerâmica, entre outros itens.

 

Céu incrível sobre o desértico Salar Grande

 

Se a ideia é fazer compras de produtos típicos, o Mercado Artesanal de Salta é um bom endereço. Fica na Av. San Martín, 2.555 e funciona de segunda a segunda, das 9h às 21 h.

Nas alturas – Mas são nas elevadas altitudes do Vale de Lerma que o turismo de Salta tem seu ponto alto. E é exatamente em um dos trechos menos explorados do país que fica um dos mais bonitos postais da cidade: o Cerro San Bernardo, com seus majestosos 1.454 m de altura.

Para chegar ao pico desse imponente morro e admirar a deslumbrante vista panorâmica lá de cima, é preciso embarcar em um teleférico na Av. San Martín, esquina com a Hipólito Yrigoyen. O teleférico funciona diariamente a partir das 10 h.

 

Trem às Nuvens, em Salta

 

Outra inesquecível aventura nas alturas de Salta é o Trem às Nuvens (www.trenalasnubes.com.ar), batizado com esse nome por circular em 21 túneis, 29 pontes e 13 viadutos a mais de quatro mil metros de altitude. O trem parte da Estação General Belgrano, em Salta, e sobe as encostas dos Andes, pela região de La Puna, um altiplano quase desértico, percorrendo uma distância de 434 km, entre ida e volta. No trajeto com duração total de pouco mais de 15 horas, a locomotiva atravessa planícies, vales e vertiginosas montanhas andinas, refazendo parte do caminho que os súditos do Império Inca faziam há alguns séculos. 

O destino final (e também o momento mais esperado da viagem) é o La Polvorilla, um viaduto debruçado em abismo de mais de 200 m, a 4.200 m de altitude. Com 224 m de comprimento e 63 m de altura, o viaduto em curva foi totalmente construído com vigas de aço trazidas de um navio da Itália.

 

A brancura infinita do Grande Salar

 

Na volta há uma parada em San Antonio de Los Cobres. Ali, assim como nas demais estações que o trem passa, ficam pequenos postos onde os moradores comercializam artesanato, roupas e comidas típicos. Meia hora depois, a locomotiva parte em direção a Salta, onde infelizmente o bucólico passeio pelas paisagens andinas chega ao fim. O Trem às Nuvens funciona de abril a novembro, com saídas quartas, sextas e domingos às 7 h e retorno por volta das 22h15.

Nos arredores – Para conhecer “La linda”, é preciso passar uns dias por lá.

Salta oferece diversas opções de hospedagem. O Hotel Sheraton Salta (www.starwoodhotels.com/sheraton/property/overview/index.html?language=pt_BR&propertyID=1701) e o Solar de La Plaza (www.solardelaplaza.com.ar) são só duas delas.

 

A imponente catedral de Salta, com iluminação noturna

 

O primeiro fica em um bairro residencial, ao lado do monumento a Miguel de Güemes, herói dos saltenhos. Já o segundo situa-se no centro histórico, a três quarteirões da Catedral.

Salta vai muito além da graciosidade de sua capital, oferece incontáveis atrativos espalhados além dos muros de seus limites geográficos. O trajeto Salta, Cafayate e Cachi é um dos circuitos mais concorridos. Tanto que várias agências de viagens locais disponibilizam pacotes de três, quatro ou mais dias para lá. 

Vinhedos, cânions na Quebrada de las Conchas e o Parque Nacional Los Cordones, com seus altos e endêmicos cactos, são algumas das estrelas do roteiro. Porém, os detalhes desta viagem de absoluta magia fazem parte de uma história a ser contada num próximo capítulo.

 

Dublin, capital da Irlanda, na rota da Norwegian Cruise Line

 

2 Cruzeiro pelo norte europeu

Contornar as ilhas britânicas visitando a Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Dinamarca e Holanda é uma experiência única, que pode ser vivida a bordo do Navio Norwegian Star, da Norwegian Cruise Line.

O cruzeiro começa na dinamarquesa Copenhague e segue para Roterdã (Holanda) e Inglaterra, onde o navio aporta em Portland e Falmouth, na

costa sul. Em seguida, é a vez da Irlanda, com stops em Cork e Dublin. Depois, o navio ruma para Belfast, na Irlanda do Norte, e Inverness, no norte da Escócia, região repleta de lagos, inclusive o famoso Loch Ness. Edimburgo, a capital escocesa, é a próxima parada, antes de o navio chegar ao seu destino final: Dover, em Londres, Inglaterra.

Com 12 dias de duração, esse cruzeiro só tem uma saída anual, que este ano acontece em 24 de setembro. A viagem custa por pessoa em cabine dupla a partir de R$ 3.129,31, valor que pode ser dividido em até dez vezes. Informações: tels. (11) 3253-7203 e (21) 3553-7646.

 

Galeria no Whitney Museum of American Art

3 Reabertura do Whitney Museum of American Art 

Se você está em Nova York (EUA), aproveite e vá conhecer milhares de obras de arte contemporânea do Whitney Museum of American Art. Elas pertencem a quase três mil artistas e retratam a história da influência artística norte-americana. Um lembrete: desde o início de maio, o museu está instalado em um novo prédio, no bairro de Meatpacking District. Para mais detalhes sobre o museu e seu acervo, acesse http://whitney.org

 

Balneário de Venice Beach, no site Visit California, agora em português

4 Califórnia Dream

O Visit California está contemplando os brasileiros com uma versão em português de seu site: o www.visitcalifornia.com.br. Na página estão disponíveis informações sobre Los Angeles, San Diego, San Francisco e demais cidades da Califórnia (EUA), suas atrações turísticas, dicas de roteiros, fotos e vídeos.

 

Piscina de fundo infinito do Gansevoort Playa Imbert, na República Dominicana

5 Resort na República Dominicana

Se você está planejando viajar para a República Dominicana, o Gansevoort Dominican Republic pode ser uma dica. Situado na Playa Imbert, próximo a Puerto Plata, o resort disponibiliza 48 tipos de acomodações, entre lofts de um ou dois quartos, apartamentos de três quartos com piscina e terraço, e seis penthouses de quatro quartos com cozinha, vista para o mar e jacuzzi. Basta escolher uma das acomodações e fazer a reserva. Boa estadia!

Informações: www.gansevoorthotelgroup.com/hotels/gansevoort- dominican-republic e www.xmart.com.br, site da Xmart Marketing & Consultoria, representante do resort no Brasil.

 


6 Hostels têm diárias a R$ 1

A rede Hostelling International Brasil tem uma boa notícia para os alberguistas: no dia 15 de maio, 16 hostels brasileiros terão diárias de R$ 1. A promoção acontece há alguns anos em comemoração ao aniversário de nascimento de Richard Schirmann, professor alemão que fundou o movimento alberguista. O preço é válido para estadias em quartos compartilhados e inclui roupa de cama e café da manhã.

Confira quem faz parte da promoção. Em Maceió (AL): Maceió Hostel e Pousada e Ponta Verde Hostel. Em Brasília (DF): Hostel 7. Em Goiás: Catavento Hostel (Alto Paraíso de Goiás), Hostel Rua Direita (Pirenópolis) e Hostel 7 Goiânia (Goiânia). Em Manaus (AM): Amazon Adventure Hostel e Amazon Mamori Hostel.

Em Jericoacoara (CE): Jeri Brasil Hostel. Em João Pessoa (PB): Manaíra Hostel e Tambaú Hostel. Em Paranaguá (PR): Hostel Continente. No Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa Hostel (RJ), Copa Hostel (RJ) e Búzios Hostel (Búzios). Em Florianópolis (SC): Ilha de Santa Catarina.  Informações: www.hihostelbrasil.com.br

 

Restaurante Takuapu, no Hotel Pestana de Natal, Rio Grande do Norte

7 Sol, praia e comida espanhola

Se você ainda não conhece ou mesmo se deseja rever Natal, a linda capital do Rio Grande do Norte, essa é sua chance: a CVC (www.cvc.com.br) tem pacotes promocionais para Natal por a partir de R$ 1.300. O preço, que pode ser dividido em até dez parcelas de R$ 130 sem juros, inclui sete noites de hospedagem, passagens aéreas de ida e volta, traslado e city tour.

E já que está em solo potiguar, que tal ir jantar no restaurante Takuapu, do Hotel Pestana Natal? Durante todos os de sábados de maio, o restaurante promove um festival da gastronomia espanhola. Além das tapas, o cardápio do bifê é composto por Paella a Valenciana, Arroz Madrilenho, Polvo a Galega e Puchero à Espanhola, entre outras especialidades da culinária do país. Informações: www.pestana.com

 

Panorama aéreo de Vitória, capital do Espírito Santo

8 Voo direto entre Vitória e Brasília

Desde o dia 1º de maio, a TAM está oferecendo mais um voo direto entre Vitória (ES) e Brasília (DF). Com saídas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras em aeronaves Airbus 319, a nova frequência parte de Vitória às 11h50, pousando na capital federal às 13h43. No sentido inverso, o voo decola de Brasília às 9h34 e chega a Vitória às 11h15. Informações: www.tam.com.br

 

Imagens do Traveller Flavours

9 Livro sobre a gastronomia de 25 destinos

Recém-lançado pela Teresa Perez Tours, o livro “Traveller Flavours” é um prato cheio para os amantes da boa mesa, pois aborda a gastronomia de 25 lugares, apresentando ainda um estudo sobre cidades e países a partir de seus sabores, tradições, feiras, mercados, comidas de rua e restaurantes.

Entre outros itens, a publicação reúne segredos de chefs de hotéis cinco estrelas e de pratos típicos da terra natal de mestres internacionais da gastronomia, como o cuscuz marroquino, o rolinho vietnamita e o tailandês pad thai.

O livro pode ser solicitado pelos clientes e parceiros da agência. Site: www.teresaperez.com.br

 

Visão aérea do Castelo Park

10 Diversão na água

Situado em Cesário Lange (SP), o Castelo Park Aquático é feito sob medida para quem gosta de se divertir na água, oferecendo aventuras para todos os gostos, desde as mais tranquilas às mais radicais.

O Half Pipe, por exemplo, é uma das atrações mais disputadas pelos fãs da adrenalina. Em formato de “U”, é similar a uma rampa de skate, onde a “brincadeira” em dupla é feita em boia.

 

O grande tobogã do Castelo Park

 

Além do Half Pipe, o parque também abriga toboáguas de diferentes alturas e com vários tipos de descida, como em caracol e em reta.

Para quem procura águas mais relaxantes, as opções são o Rio de Correnteza, o Lago do Tubarão e as piscinas com cascata, com ondas e a

de bolhas.

Com estacionamento gratuito, o parque oferece infraestrutura completa, incluindo um hotel. Informações: www.casteloparkaquatico.com.br

 

(*) Correspondência para esta seção: https://fabiolamusarra.wordpress.com/

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247