Puebla dos Anjos. E dos mistérios do céu e da terra
Com 2.340 construções coloniais dos séculos 16, 17 e 18, a cidade mexicana tem como um de seus principais postais a Catedral Metropolitana, uma igreja que é uma das mais expressivas mostras do estilo arquitetônico herreriano do país e cuja construção está envolta por mistérios celestiais.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Fabíola Musarra
Puebla, uma cidade situada no estado de mesmo nome no centro de México, é mágica. Quer pelas lindíssimas construções coloniais dos séculos 16, 17 e 18 que abriga e que a fizeram ser declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1987, quer pelo seu rico artesanato, por sua exótica gastronomia e pela simpatia de sua gente.
Vigiada de perto pelo imponente Popocatépetl – vulcão ativo que tinge a paisagem do Zócalo, como são chamados os espaços físicos onde ficam as praças principais do México, a cidade também é conhecida como “Puebla dos Anjos”.
O apelido não é em vão. Ele provém de lendas locais. Segundo uma delas, anjos teriam descido dos céus para criar a cidade onde hoje vivem mais de três milhões de habitantes apenas na área metropolitana.
Outra versão conta que, após terminar a construção da Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción), surgiu a pergunta de como erguer o pesado sino de oito mil quilos até a torre da igreja.
Durante muitos dias, o dilema tirou a tranqüilidade dos engenheiros e pedreiros. Parecia uma missão impossível de ser concretizada. Certa manhã, porém, os habitantes de Puebla, acordaram com as badaladas do sino. “Mas, quem o subiu e de quê maneira?”, todos se perguntavam.
Sem respostas, os poblanos, nome que se dá às pessoas nascidas em Puebla, consideraram a execução da difícil tarefa como um milagre realizado por anjos. Eles teriam descido do céu para instalar o sino na torre.
Desde esse instante, o sino ali permanece e, diariamente, brinda a todos aqueles que circulam ao redor da igreja com o alegre som de suas badaladas.
Exuberância e grandiosidade – Milagres celestiais à parte, a Catedral de Puebla merece mesmo ser visitada, tanto pela sua exuberante beleza como pela sua história. Começou a ser erguida em novembro de 1575, em cumprimento a uma ordem emitida pelo rei Felipe 2º da Espanha, mas as obras posteriormente ficaram paralisadas até os idos de 1600, quando o bispo Juan de Palafox e Mendoza chegou à cidade e ordenou a retomada de sua construção.
Considerada como uma das mais importantes expressões do estilo herreriano de Puebla, a igreja tem sua arquitetura inspirada neste movimento desenvolvido a partir das últimas décadas do século 16, cujas obras impressionam pela severa grandiosidade.
A catedral foi consagrada pelo mesmo bispo Juan de Palafox e Mendoza em uma missa realizada no dia 18 de abril de 1649. Somente depois de quase dois séculos, as fachadas renascentistas e as suas duas torres de mais de 70 metros de altura foram concluídas.
Com o altar principal dedicado à Virgem da Imaculada Conceição e cercado por nove colunas em ônix, a igreja possui pesadas e grossas portas de madeira maciça e obras de pintores holandeses, além de ambientes interiores ornamentados por ricos e rebuscados detalhes em madeira, gesso e ouro 24 quilates, características típicas do barroco.
Sua cúpula foi concluída em 1699. Com 59 metros de altura, a catedral abriga ainda um coro com três órgãos: um do século 17, outro do século 18 (ambos não funcionam, mas podem ser admirados) e o mais recente, cuja música embala as missas dos fiéis.
Após as missas, 16 telões distribuídos pelo interior da igreja exibem vídeos explicativos sobre os detalhes de sua construção, de sua suntuosa arquitetura, dos altares dos Reis e do Perdão, da Capela do Espírito Santo, da sacristia e de suas obras sacras, verdadeiros tesouros do México.
Aprender e desvendar com calma as preciosidades existentes no interior da Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mais do que uma simples visita a um templo de fé, é uma “peregrinação” obrigatória para quem visita Puebla.
Também conhecida como Catedral Metropolitana, a igreja está localizada no coração da cidade, na Rua 16 de Setembro, entre as ruas 3 e 5 Oriente, centro histórico. Informações: www.arquidiocesisdepuebla.mx
2 Virginia sediará campeonato mundial de ciclismo
Entre os dias 17 e 29 de setembro, Richmond, capital do Estado da Virginia (EUA), vai sediar o Union Cycliste Internationale (UCI) World Road Championships 2015, um dos maiores eventos de ciclismo de estrada do mundo.
Aberta e gratuita ao público, a iniciativa reunirá mais de mil ciclistas de 75 países em 12 competições. Paralelo às corridas, a cidade norte-americana também será palco de festivais, shows e diversos outros eventos.
Para quem é fã das aventuras sob duas rodas, a cidade reserva o Conquer the Cobbles (www.sportsbackers.org/events/2015-ride), propiciando as emoções de pedalar pelo mesmo circuito de estrada da competição oficial.
Já para quem é adepto de mountain bike, Richmond disponibiliza as desafiadoras trilhas de mais de 13 quilômetros do James River Park. Outro endereço legal para praticar a modalidade é o Pocahontas State Park, que conta com 32 quilômetros de trilhas de diferentes níveis de dificuldade.
Para quem curte passeios guiados, a dica é contratar um deles na Richmond Rides (www.richmondrides.net). Entre outras opções, a empresa oferece tours de bike por Church Hill, um bairro que concentra história e paisagens deslumbrantes, além de restaurantes onde é possível fazer uma pausa para degustar uma refeição.
Também a agência Groovin’Gears (www.groovingears.com) oferece passeios guiados. Só que os roteiros são percorridos a bordo de bicicletas elétricas eco-friendly, com capacidade para transportar de oito a 14 pessoas. Os tours têm duração média de duas horas e passam pelos bares, cervejarias e restaurantes da cidade.
Para obter mais informações, acesse www.visitrichmondva.com/things-to-do/sports-recreatin e www.richmond2015.com
3 Festival de Folclore em Frankfurt
Famosa pela Oktobersfest que promove em outubro de todos os anos em diversas de suas cidades, a Alemanha, porém, é muito mais do que essa tradicional festa regada a muita cerveja e embalada pelo alegre som de bandinhas típicas.
Quando chega o verão, o país acolhe pitorescos e imperdíveis eventos. Se você estiver passeando por Frankfurt no período de 11 a 21 setembro, por exemplo, não deixe de ir conferir de perto um deles: o Dippe Fair, a divertida e maior feira de folclore regional germânica.
Mais do que barraquinhas de comida, música ao vivo e cervejas e vinhos da melhor qualidade, o evento celebra antigas tradições alemãs e revive hábitos e costumes do século 14, constituindo-se num colorido espetáculo que merece ser assistido. Informações: www.guide-frankfurt.com/culture-and-festivals/festivals/dippememess-spring.html
4 Stonehenge irlandês
Se você já esteve em Stonehenge, o monumento megalítico da Idade do Bronze situado ao sul da Inglaterra, sabe que é preciso pagar uma taxa de entrada para visitá-lo. Talvez o que não saiba é que o seu equivalente na Irlanda do Norte não cobra nada.
Assim, você pode conhecer de graça os sete círculos de pedra de Beaghmore, a 90 minutos de carro a oeste de Belfast. Um deles, conhecido como Dente do Dragão, ostenta cerca de 800 placas de pedra. Mais detalhes: www.discovernorthernireland.com
5 Copa Airlines comemora début no Brasil
Ao chegar aos seus 15 anos no Brasil, a Copa Airlines (www.copaair.com) tem motivos de sobra para comemorar. Assim como os seus passageiros, que ao longo deste tempo ganharam mais opções de voos para novos destinos.
Basta ver que das três frequências semanais ligando o País ao Panamá em 2000, a empresa aérea agora disponibiliza 92 voos semanais em oito cidades brasileiras. Ainda neste mesmo período, as frequências para São Paulo saltaram de três voos semanais para quatro diários.
Hoje, o Brasil representa o terceiro maior mercado emissor de passageiros, ficando atrás somente do Panamá, sede da empresa e onde está baseado o Centro de Conexões das Américas, e da Colômbia, lar da antiga Aero República, hoje denominada Copa Airlines Colômbia.
Criada em 1947, a companhia aérea opera em 75 destinos de 31 países nas Américas do Norte, Central, do Sul e do Caribe. Sua frota é integrada por 98 aviões, entre 72 Boeing 737 Next Generation e 26 Embraer-190.
6 Apple estreia na América Latina e tem preços atrativos
A primeira loja da Apple em um aeroporto da América Latina já está a pleno vapor. Recém-inaugurado, o estabelecimento funciona no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e só é acessível a passageiros de viagens ao Exterior.
Os preços praticados na loja são um pouco superiores aos dos Estados Unidos, mas estão cerca de 30% abaixo em relação aos das lojas da Apple no Brasil.
Para você ter uma ideia, no aeroporto paulista, o iPhone 6 16 GB está saindo por US$ 735, enquanto nos Estados Unidos o preço do mesmo aparelho, sem as taxas, é de US$ 649, de acordo com informações veiculadas no site da Apple nos EUA.
7 Rota do Sabor em Tiradentes
O 18º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG) acabou no dia 30 de agosto, mas deixou boas notícias, como o lançamento da Rota do Sabor, projeto que incentiva e valoriza o turismo rural.
Idealizado pela Associação dos Produtores de Campo das Vertentes e com apoio do Sebrae e gestão da chef Juliana Muradas, o circuito tem como principal objetivo levar o turista a conhecer e se envolver com o solo e toda a cadeira produtiva.
Se você ficou interessado, saiba que um dos pontos da Rota do Sabor é a feira de produtores da Praça da Maria Fumaça. Realizada aos sábados, expõe os produtos artesanais da região.
8 Treviso ganha novo atrativo turístico
Desde o final de agosto, Treviso, cidade ao sul do Estado de Santa Catarina, tem nova atração turística: uma linda imagem de Cristo de dez metros de altura.
Localizada ao lado de uma capelinha, a estátua foi posicionada em um mirante do município catarinense. Lá do alto, é possível admirar a belíssima vista panorâmica da região.
(*) Correspondência para esta seção: https://fabiolamusarra.wordpress.com/
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247