Poeira de estrelas: Os vencedores do Astronomy Photographer 2014
Visões tira-fôlego da Terra vista do espaço, eclipses, mantos estrelados que se abrem sobre parques, florestas e montanhas, galáxias que perambulam no cosmos. São apenas algumas das fotos vencedoras do concurso Astronomy Photographer of the Year 2014, instituído pelo Observatório Astrômico de Greenwich, na Inglaterra
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
1 A aurora sobre o glaciar – Vencedor absoluto da seção “A Terra e o Espaço”. O verde vívido da aurora boreal surge sobre o parque nacional Vatnajökull, na Islândia, e se reflete no glaciar. Foi o que bastou para dar a vitória ao autor desta foto incrível. Tudo parece imóvel, mas lá no alto os arcos da autora são plasmados pelas forças do campo magnético terrestre. Foto: James Woodend (Reino Unido)
2 Pegadas de estrelas no parque eólico – Segundo classificado na seção “A Terra e o Espaço”. Esta imagem, tirada na Austrália, nos arredores da cidade de Bungendore, representa o parque eólico do lago George encimado pelo céu em movimento. Foto: Matt James (Austrália).
3 Balão lunar – Menção honrosa na seção “A Terra e o Espaço”. Foto tirada com a ajuda de um balão sonda lançado no Colorado, EUA. Da altitude alcançada (26 mil metros) vê-se a curvatura da Terra, com as Montanhas Rochosas reduzidas a pequenos rochedos na superfície. Foto: Patrick Cullis (EUA).
4 A Lua oculta Vênus - Menção honrosa na seção “A Terra e o Espaço”. Em 2012, o fotógrafo Chul Kwon conseguiu fotografar a ocultação de Vênus pela Lua. Este é o resultado. Foto: Chul Kwon (Coreia do Sul).
5 Eclipse solar sobre as nuvens – Menção honrosa na seção “A Terra e o Espaço”. O espetáculo do eclipse solar total fotografada de um avião, a 3200 metros, sobre o lago Turkana, no Quênia. Foto: Catalin Beldea (Romênia).
6 Nebulosa Cabeça de Cavalo – Vencedor na seção “Espaço profundo”. A nebulosa Cabeça de Cavalo é um dos objetos mais fotografados no céu noturno. A novidade aqui é que o autor pôs em relevo a paisagem de poeira e gases eu circundam a nebulosa para criar dela um retrato muito original. Foto: Bill Snyder (EUA).
7 Nebulosa da Hélice – Segundo lugar na seção “Espaço Profundo”. Distante 700 mil anos-luz, um olho gigantesco nos eespia. É a Nebulosa da Hélice, uma das nebulosas mais próximas da Terra. Foto: David Fitz-Henry (Austrália).
8 Aos pés de Órion – Menção honrosa na seção “Espaço Profundo”. Essa imagem representa a NGC 1999, uma área do espaço situada logo abaixo do Cinturão de Órion. Foto: Marco Lorenzi (China).
9 Califórnia diante das Plêiades – Menção honrosa na seção “Espaço Profundo”. São as Plêiades, à direita na fotografia, um grupo constituído por milhares de estrelas formadas há cerca de 100 milhões de anos. À esquerda, a nuvem brilhante de gás hidrogênio é a Nebulosa Califórnia, assim chamada porqye sua forma se assemelha à do Estado norte-americano. Foto: Rogelio Bernal Andreo (EUA).
10 Detalhe da Nebulosa do Véu – Menção honrosa na seção “Espaço Profundo”. Essa nebulosa é o resto de uma supernova situada na Constalação do Cisne, distante 1470 anos-luz. A nebulosa cobre uma área do céu cerca 36 vezes maior que a Luz e ainda se encontra em expansão. Foto: J. P. Metsavainio (Finlândia).
11 Agitação no lago de fogo – Vencedor na seção “O nosso Sistema Solar”. Esta foto dá uma excelente ideia das violentas atividades atualmente em curso na superfície do Sol. Aquela “pequena agitação” que vemos à esquerda poderia engolir a Terra inteira em um instante. Foto: Alexandra Hart (Reino Unido).
12 Das crateras, a melhor – Segundo classificado na seção “O nosso Sistema Solar”. Esta é a Cratera Tycho. Não é a maior na superfície da Lua, mas pode ser vista claramente com o seu diâmetro de 86 quilômetros. Foi formada há milhões de anos com o impacto de um meteorito. O pico visível no centro da cratera foi provavelmente formado pela subida à superfície da rocha do subsolo, logo após o impacto. Foto: George Tarsoudis (Grécia).
13 Dança solar – Menção honrosa na seção “O nosso Sistema Solar”. Os movimentos ondulantes na superfície do Sol lembram os de um rio plácido. Mas na realidade são os sinais de uma tempestade solar prstes a ocorrer. Foto: Alexandra Hart (Reino Unido).
14 Erupção de cálcio – Menção honrosa na seção “O nosso Sistema Solar”. Na atmosfera solar existem comprimentos de ondas luminosas violentíssimas, emitidas menzionato nella sezione "Il nostro sistema solare" - Nell'atmosfera por íons de cálcio. Nesta foto, o fotógrafo conseguiu isolá-los. Foto: Stephen Ramsden (EUA)
15 Diamantes e rubis – Menção honrosa na seção “O nosso Sistema Solar”. Muitas características do Sol aparecem apenas durante um eclipse total, quando a Lua bloqueia a luz da nossa estrela. O fotógrafo se aproveitou disso e capturou o momento em que uma pequena parte do disco solar surge à margem da Lua. Foto: Tunç Tezel (Turquia).
16 Nebulosa Cabeça de Cavalo – Vencedor da seção “Jovem astrofotógrafo do ano”. Aqui está, novamente, a Nebulosa Cabeça de Cavalo, agora fotografada por dois rapazes de apenas 15 anos. Foto: Shishir & Shashank Dholakia (EUA)
17 Reveillon sobre a Cypress Mountain – Segundo classificado na seção “Jovem astrofotógrafo do ano”. Qual o melhor modo de fotografar a chegada do Ano Novo? Emmet, de apenas 15 anos, fotografou uma paisagem imóvel contornada por um céu em movimento, com uma Estrela Polar bem visível. Foto: Emmet Sparling (Canadá).
18 Nebulosa do Coração – Menção honrosa na seção “Jovem astrofotógrafo do ano”. Essa nebulosa, assim chamada pela sua semelhança em termos de forma e cores com um coração, dista 7500 anos luz da Terra e se situa na Constelação de Cassiopeia. Foto: Shishir e Shashank Dholakia (EUA).
19 Eclipse sobre a África – Vencedor da seção “O homem e o espaço”. O Sol e a Lua se unem por detrás da savana do Quênia, entrelaçados em um eclipse. O fenômeno aconteceu em novembro de 2013. Foto: Ugen Kamenew (Alemanha).
20 Almas perdidas - Segundo classificado na seção “O homem e o espaço”. A luz zodiacal parece surgir do horizonte como uma pirâmide, da qual o planeta Vênus é o ápice. O conjunto se reflete no lago australiano de Kati Thanda-Lake Eyre. Foto: Julie Fletcher (Austrália).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247