Park City, em Utah: Inverno ou verão, uma experiência única

Em Utah, no coração do centro-oeste dos Estados Unidos, uma localidade tornou-se ícone do turismo agreste e de esportes de inverno: É Park City. Em meio a paisagens de tirar o fôlego, boa comida e muita alegria, o Sundance Festival de Cinema faz ali um importante contraponto cultural

Em Utah, no coração do centro-oeste dos Estados Unidos, uma localidade tornou-se ícone do turismo agreste e de esportes de inverno: É Park City. Em meio a paisagens de tirar o fôlego, boa comida e muita alegria, o Sundance Festival de Cinema faz ali um importante contraponto cultural
Em Utah, no coração do centro-oeste dos Estados Unidos, uma localidade tornou-se ícone do turismo agreste e de esportes de inverno: É Park City. Em meio a paisagens de tirar o fôlego, boa comida e muita alegria, o Sundance Festival de Cinema faz ali um importante contraponto cultural (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

continua após o anúncio

 

Texto e fotos: Jaime Borquez

continua após o anúncio

 

As  neves do inverno desapareceram das montanhas que rodeiam Park City, em Utah, nos Estados Unidos. A paisagem neste início de agosto é a do pleno verão, quando tudo chama para a vida ao ar livre. À noite, pubs, saloons e restaurantes são boas opções para carregar as baterias para o dia seguinte.

continua após o anúncio

Mas, se o verão é muito bom em Park City, nos meses frios as coisas ficam ainda melhores. Este é um dos grandes destinos de inverno, a nível internacional. Seus hotéis e condomínios têm recebido prêmios de excelência de revistas importantes e respeitadas como a Forbes, a Go Outside e a Condé Nast Traveler. Isso não acontece por acaso. Park City é o resultado de muitos anos de trabalho e, principalmente, de altos investimentos. O primeiro resort de esqui foi aberto em 1963 e de lá pra cá o crescimento de Park City como Meca dos esquiadores tem sido alucinante.

 

continua após o anúncio

continua após o anúncio
Park City, no final do século 19, quando a cidade começa a ganhar ares de resort turístico

 

A melhor neve do mundo

continua após o anúncio

 

O grande impulso foi dado em 2002, quando ela foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. A qualidade de Park City é tão alta que ela teve sua neve transformada em marca registrada: a  Powder®, considerada a melhor neve do mundo. Como é possível existir uma neve tão fina, que mais parece talco branco? A explicação é que as nuvens carregadas que entram pelo Pacífico, passam por cima do deserto de Utah, e logo depois pelo grande Lago Salgado, ou  Salt Lake. Nesse longo percurso por zonas muito secas, vão perdendo o excesso de água, e quando chegam à região de Park City estão prontas para soltar a mais perfeita neve que se possa imaginar. Os experts da América Latina a chamam de neve primavera, ou neve pó. Uma neve desse tipo cai também no Chile, sobretudo em setembro, mas nunca com a qualidade excepcional de Park City. Aqui ela nunca vira sopa, o que permite um maior controle das pistas de esqui e maior facilidade para se deslizar sobre a neve.

continua após o anúncio

 

 

Os meses frios em Park City não oferecem apenas o ski, mas também muitas outras opções de esportes e passeios. Você pode sair pelas estradas montado em trenós puxados por cavalos  ou cachorros, pode sair em disparada a bordo de motos de neve,  pode caminhar com raquetes sobre extensas trilhas de onde são descortinadas paisagens de tirar o fôlego. Para a meninada, especial destaque para a prática do tubing.

Os resorts e condomínios de Park City são de altíssimo nível, a grande maioria oferecendo hospedagem in-out. Para se ter uma ideia do luxo oferecido ao visitante, há aqui nomes que são ícones do requinte e do bom gosto em hotelaria, como o Waldorf Astoria, o Saint Regis,  o Montague e o Stein Eriksen Lodge, entre tantos outros. Park City possui a maior concentração de hotéis e condomínios de luxo dos Estados Unidos, concentrados nessa cidadezinha cuja população permanente não supera oito mil pessoas. É a cidade americana com maior concentração de resorts de alto padrão, entre eles o Canyons Resort, o Park City Mountain Resort e o Deer Valley Resort.  No condomínio Colony, na área do Canyons, há várias mansões com heliporto.

 

O estábulo McPolin, hoje é patrimônio da cidade. Utilizado para eventos da comunidade, como matrimônios, exposições.jpg

 

Um pouco de história

 

Park City surgiu graças aos trabalhos de mineração. Em 1868, imensas jazidas de prata foram encontradas no interior de suas montanhas e, como aconteceu na Califórnia com o ouro, quando ecoou o brado “há prata em Utah!”, o que antes fora um tranquilo reduto dos nativos Ute transformou-se em próspero  e movimentado povoado mineiro. Vieram grandes investimentos, e as minas no local foram as mais modernas que poderiam existir nesses tempos. Maquinário sofisticado, centenas de quilômetros de trilhos e nada menos que 1.981 quilômetros de túneis para carregar e transportar o material. Se comparando, esse sistema de túneis é maior que todo o sistema do metrô de Nova York.  Há nomes famosos entre os investidores, Charles Chaplin foi um deles. O pobre e pequeno povoado mineiro do início foi-se sofisticando. Modernas construções para a época, em estilos como o vitoriano e o cape cod,  foram mudando a cara do lugar. Muitas dessas casas estão não só em pé e habitadas, como  são hoje seu maior atrativo e legado histórico.

 

Visão noturna no centro de Park City

 

Mas nem tudo foi perfeito em Park City. Na década de 1950, o boom da mineração começou a ruir. Os preços do minério apos a Segunda Guerra Mundial despencaram, a maior parte das minas foi fechada e as empresas mineradoras desapareceram, colocando Park City na lista das cidades fantasmas dos Estados Unidos.  Poucos sabem que a reinvenção do lugar se deve a um esforço dos editores de jornais de Utah, que se reuniram com o presidente John F. Kennedy, em agosto de 1962. Ele escutou os relatos das dificuldades por que passava a cidade e aprovou nesses mesmos dias um empréstimo de US$ 1.250 milhão. Com outros investidores, a quantia chegou aos US$ 2 milhões. E começou o renascimento. O futuro de Park City não seria mais a mineração, e sim o turismo. Vieram os primeiros ski-lifts, a chamada gôndola, um teleférico e dois J-bars, e junto a eles o Treasure Mountain Resort,  hoje Park City Mountain Resort, aberto no dia 21 de dezembro de 1963, quase um mês após o assassinato de John Kennedy em Dallas.

 

 

Depois disso, outros investidores, alguns também ligados à indústria do cinema, visitaram Park City e se apaixonaram pela região. Um deles foi Robert Redford, que criou o Sundance Film Festival, que se realiza todo início de ano na cidade. Ela se transforma então em uma sucursal de Hollywood, onde pode-se cruzar nas ruas com personagens que ocupam manchetes globais, como Ashton Kutcher, Scarlett Johanson, Francis Ford Coppola e, claro, o próprio Redford. Contam que, durante o Festival, ocorre aqui um fenômeno curioso e possivelmente único. Os famosos não são acossados pelos habitantes nem pelos visitantes da cidade. Eles andam livremente, sem escoltas, aproveitando tudo o que a cidade oferece. Ponto de encontro desses artistas é o restaurante Zoom, criação e propriedade de Redford, construído no que fora a estação de trem da cidade. Por sinal, os mais de cem bons restaurantes que funcionam em Park City, constituem uma das suas grandes atrações.

 

Park City e arredores são bem servidos por linhas de ônibus do transporte público

 

E quando a neve some?

 

Park City hiberna nas outras estações? Nada poderia estar mais longe da realidade. Quem visita a região, seja no outono, primavera ou verão vai ter grandes e agradáveis surpresas. Onde antes havia neve, agora se abrem trilhas por entre florestas e grandes campos verdes. A prática dos esportes outdoor toma conta do lugar. Imperdível, é o tour histórico feito em bicicleta. Para participar basta saber pedalar e até isso pode ser prescindível. Sim, porque esse passeio começa na parte alta da montanha e vai descendo pela estrada asfaltada até chegar à cidade, que é totalmente plana. Para mais adrenalina sobre duas rodas, as montanhas oferecem trilhas incríveis desenhadas e montadas especialmente para os amantes do mountain bike.

 

 

Até algum tempo atrás existia a ideia de que em Park City, por ficar dentro de um estado onde os mórmons têm grande presença, não havia espaço nem tolerância para a cervejinha, o uísque e a vida noturna. Mas isso é puro mito. A cidade tem uma vida boêmia agradável e agitadíssima. Como aconteceu isso? Conta a história que, no início, os mórmons se mostraram incomodados por causa da abertura de bares e prostíbulos nas imediações de seus povoados. Difícil evitar isso, já que a maioria dos mineiros recém chegados eram jovens e solteiros... Começaram então as desavenças entre os mórmons e a população, mas quando isso aconteceu a maioria dos moradores já não era composta de religiosos... Os mineiros, então, tomaram o caminho mais curto para se livrar dos problemas: incendiaram os templos e expulsaram os mórmons. Hoje, as estatísticas mostram que só 5% da população de Park City é mórmon.

 

A noite é agitada nos bares e pubs de Park City

 

Para quem quer esquecer até o próprio nome

 

Se você, em visita à cidade, quiser reviver um pouquinho daqueles tempos conflituosos, vá ao No Name Saloon, bar famoso, cujo slogan já diz tudo: “Ajudando o pessoal a esquecer seu próprio nome desde 1903”. Quem procura cultura local e um bom uísque, deve visitar a High West Distillery, que é uma antiga oficina mecânica, transformada em destilaria e restaurante. O melhor em matéria de restaurantes, barzinhos, saloons, cervejarias, galerias de arte, livrarias, boutiques e lojas de souvenires estão na Main Street, que conserva a arquitetura dos tempos do velho oeste americano. Outro ponto forte da cidade são as compras, tanto nas lojas da Main Street, como no Tanger Outlet Mall. Há marcas famosas presentes em suas 63 lojas, como a Polo Ralph Lauren, Abercrombie & Fitch, Columbia e Guess.

 

 

Park City é também uma região onde o golfe, no verão, é tão importante quanto o esqui no inverno. Há 12 campos, seis dos quais estão abertos ao grande público. Cada um deles mais espetacular do que o outro, tanto no cuidado da grama como no entorno natural.  Vários deles foram desenhados por golfistas de fama mundial, como Harnold Palmer e Jack Nicklaus.

Estar em Park City permite desfrutar algo que não tem preço: poder passear sem a preocupação da violência urbana, dos assaltos, da contaminação acústica ou dos engarrafamentos de trânsito. Viver tudo isso pode significar ter as melhores férias de toda uma vida.

 

 

Sundance, um festival muito especial

 

Dizem que o nome foi ideia do seu criador, o ator e diretor Robert Redford. Tem lógica, já que seu personagem no filme Butch Cassidy & Sundance Kid foi justamente este último. No Brasil o filme teve um nome realmente tolo: Dois Homens e um Destino. Redford criou o Sundance Film Festival em 1980 com a ideia de dar aos criadores jovens, ainda longe das luzes da ribalta hollywoodiana, um espaço para desenvolver seus projetos cinematográficos.  Na verdade, no início Sundance era um instituto de cinema, mas Robert Redford logo percebeu que era necessário mostrar o trabalho desses jovens, e por isso em 1983 criou o Sundance Film Festival. Ele é hoje o festival de cinema independente mais importante do mundo.

O tempo acabou comprovando que a intuição de Redford estava certa. Do Sundance Festival têm saído nomes hoje muito respeitados, como Quentin Tarantino e os irmãos Joel e Ethan Cohen.

 

 

Em cada festival, que acontece todo mês de janeiro, de um total de 9 mil inscritos, são escolhidos 200 filmes para serem exibidos. O público chega a superar 50 mil espectadores, reunidos nos três cinemas utilizados para as exibições, nas cidades de Salt Lake City, Sundance e Park City. Nesta última, o palco do festival é o cinema Aegyptian, um clássico da arquitetura de sala de projeções, construído em 1926. Em 1998 ele foi remodelado ao custo de 5 milhões de dólares. Visitá-lo é uma viagem no túnel do tempo. Imperdível.


Maiores informações: www.VisitParkCity.com

O clima: www.visitparkcity.com/visitors/weather

Curta Park City no Facebook em português:  https://www.facebook.com/pages/Park-City-Utah-Brasil/170618853042047

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247