Por: Catie Leary
Fonte: Site http://www.mnn.com/
Não é difícil encontrar exemplos desse fenômeno logarítmico na natureza – seja no corpo de uma simples planta caseira (como a babosa espiral acima) ou uma galáxia espiralada em expansão (como a galáxia Messier 83, que podemos ver abaixo), todos têm origem do mesmo conceito matemático.
A proporção áurea (também chamada número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro, divina proporção) é frequentemente representada pela letra grega fi – e está diretamente ligada a um padrão numérico conhecido como Sequência Fibonacci. Ela é composta por números que constituem a soma dos dois números anteriores na sequência. Muitas vezes explicada como sendo o sistema natural de numeração do cosmos, a Sequência Fibonacci começa de modo bem simples: (0+1= 1, 1+1=2, 1+2=3, 2+3=5, 3+5=8…), mas não demora muito e estaremos calculando números que chegam a milhões de milhões de dígitos (10946+17711=28657, 17711+28657=46368, 28657+46368=75025…) e a sequência prossegue avançando sem parar nunca.
Quando um número Fibonacci é dividido pelo número Fibonacci que se encontra antes dele, obtemos a “proporção áurea”, que é um número irracional que começa como 1,6180339887… e, mais uma vez, prossegue em direção ao infinito.
Quando a proporção áurea é aplicada como um fator de crescimento (como mostramos abaixo, no gráfico) obtemos um tipo de espiral logarítmica chamada espiral áurea.
Saiba mais sobre a Sequência Fibonacci e as espirais naturais neste fascinante vídeo criado pela matemática Vi Hart, com legendas em português:
Como Hart explica, exemplos de espirais áureas quase perfeitas podem ser encontradas em toda a natureza, com maior proeminência ainda nas conchas oceânicas, nas teias de aranha e inclusive nas caudas dos camaleões? Confira a galeria abaixo para ver alguns exemplares dessas espirais manifestadas no mundo natural.
Cauda do camaleão
Concha do Nautilus
Folhas de samambaia
Ondas do mar
Botão de flor
Conchas de caracois
Brócolis romanescos
Redemoinhos de água
Flores do confrei
Cones de pinheiro
Centro da flor do girassol
Furacão Isabel (2003)
Copo-de-leite
Conchas de crustáceos
Spiral aloe
Teia de aranha
Pétalas de flores
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247