O equilíbrio do tempo
O ansioso não está preparado para aguardar o tempo adequado de cada evento. Quer tudo hoje, tudo agora! Não quer aguardar pelo amadurecimento
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Não se sabe por que, mas fato é que nós temos grande dificuldade em lidar com o tempo. Basicamente existem dois extremos para onde nos dirigimos: o saudosismo e a ansiedade. Saudosistas são aqueles que vivem o presente como se estivessem vivendo na época errada. Na realidade gostariam de estar vivendo um tempo que já não existe mais. Passam cada dia buscando fragmentos de uma época que tenha tido um significado especial em sua história. Ressentindo emoções que não equivalem às atuais.
O saudosista é alguém que não quer deixar o tempo passar. Não quer permitir que o mundo, as pessoas, a história, a sua própria história evolua. Agarra-se a um bom momento da vida como se esse fosse o melhor que pudesse existir. Fechando a porta para as novas oportunidades, os novos momentos, novas pessoas, ignorando se eles serão piores ou melhores. O saudosista não quer a novidade, ele quer somente sentir saudade.
Já o ansioso nem se lembra do tempo passado, nem suporta o tempo presente, vive a angústia da espera do tempo que virá, dos momentos que virão, de tudo o que ainda vai acontecer. O ansioso vive com pressa, achando que a sua correria fará o tempo passar mais rápido, fará as coisas acontecerem mais depressa, fará chegar mais rápido algo que está preparado para o futuro.
O ansioso não está preparado para aguardar o tempo adequado de cada evento. Quer tudo hoje, tudo agora! Não quer aguardar pelo amadurecimento, não quer pagar o preço de viver um dia de cada vez, cada coisa a seu tempo. O ansioso quer tudo, desde que não tenha que esperar por isso.
Sem que percebamos, nós variamos entre um extremo e outro. Principalmente nos momentos difíceis. Nos momentos difíceis queremos que os bons momentos voltem ou que os bons momentos do futuro se apressem e cheguem logo. Nem pensamos que nos momentos difíceis há ensinamentos que podem mudar nossas vidas. São esses ensinamentos que nos ajudarão a viver dias mais agradáveis.
Do passado podemos guardar os ensinamentos, os bons exemplos para serem seguidos e os maus para não se repetirem. Do futuro devemos guardar a esperança, acreditar que será melhor, desde que assim o construamos. Talvez o equilíbrio esteja realmente no centro, que nesse caso, é incerto. Portanto, vivamos um dia de cada vez, vamos viver com alegria e prazer o dia de hoje.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247