Nas águas do Adriático. Croácia, Montenegro e Itália, uma viagem às antigas civilizações

Você gostaria de conhecer lugares onde a cultura ocidental nasceu e de visitar portos que somente agora estão sendo redescobertos pelo turismo? A pitoresca Zadar, na Croácia? Ou então, as italianas Veneza, Nápoles e Messina? E, por último, Montenegro, país por onde passaram fenícios, gregos e romanos?

Você gostaria de conhecer lugares onde a cultura ocidental nasceu e de visitar portos que somente agora estão sendo redescobertos pelo turismo? A pitoresca Zadar, na Croácia? Ou então, as italianas Veneza, Nápoles e Messina? E, por último, Montenegro, país por onde passaram fenícios, gregos e romanos?
Você gostaria de conhecer lugares onde a cultura ocidental nasceu e de visitar portos que somente agora estão sendo redescobertos pelo turismo? A pitoresca Zadar, na Croácia? Ou então, as italianas Veneza, Nápoles e Messina? E, por último, Montenegro, país por onde passaram fenícios, gregos e romanos? (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

continua após o anúncio
Panorama aéreo do porto de Zadar, na Croácia

 

Por: Fabíola Musarra

continua após o anúncio

Um cruzeiro de sete noites da Norwegian Jade vai te conduzir a esse fantástico mundo das antigas civilizações da Europa Ocidental. A viagem começa na Itália, em Roma, no dia 18 de abril e termina em Veneza.

Zadar é uma das escalas do navio. Situada na costa leste do Mar Adriático, foi disputada pelos exércitos gregos, romanos, húngaros, otomanos e austríacos. Também foi invadida, bombardeada, saqueada e destruída pelas tropas alemãs de Hitler durante as duas Guerras Mundiais, assim como também ocorreu nos anos 1990, quando a Croácia lutou contra a extinta Iugoslávia, para tornar-se um país independente.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

A Praça Narodni, em Zadar

 

continua após o anúncio

Mas essa cidade de belíssimas praias se reergueu graças aos investimentos em criativos “cartões-postais”, produzidos para atrair turistas. Caso do Órgão do Mar, projetado por Nikola Basic e construído em 2005.

Sob a regência da natureza, as águas do Adriático e os ventos penetram pelas lajotas estrategicamente dispostas no quebra-mar da praia do centro de Zadar, orquestrando um espetáculo mágico de sons, semelhantes ao de músicas executadas em um órgão.

continua após o anúncio


Vídeo: O Órgão do Mar

continua após o anúncio

 

A produção do som depende do tamanho e da velocidade das ondas e da intensidade dos ventos. Por isso, o repertório jamais se repete. À noite, ao espetáculo do Órgão do Mar acrescenta-se o fascínio da Saudação ao Sol, um círculo com 22 metros de diâmetro onde as placas de vidro dispostas no chão, após terem captado a energia solar durante o dia, proporcionam um imperdível show de luzes.

 

A Praça da Saudação ao Sol, em Zadar

 

Zadar, porém, não se resume apenas a esses atrativos. Abriga ainda a Praça Narodni, também conhecida como a Praça do Povo. Com graciosas ruas de paralelepípedo, é um dos pontos de encontro mais animados da cidade.

Na praça ficam o prédio da prefeitura, uma construção do século 15, e diversos restaurantes, bares e cafés. É o lugar perfeito para quem deseja saborear uma caprichada refeição, petiscar, tomar uns drinques ou simplesmente degustar um gostoso cafezinho.

A gastronomia, aliás, é outro ponto alto dessa encantadora cidade, que também é a terra natal do maraschino, o licor de ervas e de marasca, uma espécie de cereja da região.

 

Maraska, licor de cereja, é bebida nacional na Croácia

 

Mas a maioria dos tesouros de Zadar está mesmo concentrada no centro histórico, localizado numa península rodeada por muralhas venezianas e que faz parte da área metropolitana.

Ao percorrer as milenares ruas, becos e vielas locais é impossível não notar as marcas da presença da Roma Antiga no país, como as ruínas que ali estão espalhadas por todos os cantos e que continuamente passeiam diante do olhar.

 

Panorama do porto de Kotor

 

Kotor, em Montenegro, é outra cidade onde o navio aporta. Boka é a baía que banha a cidade e um de seus principais pontos turísticos. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem formato de ípsilon e assemelha-se a um fiorde.

Por ser uma entrada de mar com uma passagem bem estreita para o Mar Mediterrâneo, suas águas são calmas. Por isso mesmo, historicamente, Boka sempre foi um porto seguro para capitães de barcos e navios que precisavam atracar suas embarcações durante as tempestades. Profunda e com paredões de pedra no Mar Adriático, é a única desse tipo nesse pedacinho da Europa.

 

A Praça Narodni, em Zadar

 

Com menos de 15 mil habitantes e localização estratégica, Kotor também passou pelas mãos de muitos povos, começando por fenícios, gregos e romanos. Posteriormente, esteve sob o domínio da Áustria e da Rússia.

Como Zadar, Montenegro também pertenceu à antiga Iugoslávia. Nos anos 1990, tornou-se um país independente. Kotor, uma de suas principais cidades, é agora o destino favorito dos astros e das estrelas que preferem passar as férias no anonimato.


O Norwegian Jade, navio de cruzeiro, singrando as águas do Mediterrâneo


Magna Grécia – O roteiro do Norwegian Jade acontece na primavera europeia e inclui paradas nas pitorescas e alegres cidades italianas de Nápoles e Messina, na Sicília, região que já foi a antiga Magna Grécia. A viagem termina também na Itália, na belíssima Veneza, a noroeste do Mar Adriático.

Veneza foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes do antigo Estado. Vale lembrar que a unificação da Itália somente começou a ser consolidada em 1870, num processo que se estendeu até 1929, quando o Vaticano foi reconhecido como um Estado independente do país.

 

O Canal Grande e a Basílica de Santa Maria della Salute, em Veneza

 

Por sua localização privilegiada no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente, e também por possuir excelentes navegadores e forte poderio militar, Veneza tornou-se um próspero centro mercantil e naval a partir do século 10, quando sua frota já era uma das maiores do Continente. 

Como Roma, Veneza também é considerada um museu a céu aberto, abrigando pinturas, mosaicos e arquitetura de valor incalculável. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade mudou pouquíssimo nos últimos séculos. Hoje, não se pode alterar nem mesmo uma pequena pedra de suas históricas construções.

A linda e bucólica Veneza possui incontáveis monumentos e locais turísticos. Entre os principais e mais visitados deles encontram-se a imponente Basílica de São Marcos, o patrono da cidade e o grande navegador que deu nome à Praça São Marco, uma das mais famosas do mundo.

 

 

Na praça ou próximos a ela ficam outras concorridas estrelas da cidade: o Campanário, o Palácio Ducal e a Ponte de Rialto sobre o Canal Grande, construída em 1588, além de numerosas igrejas e museus.

Depois de ter aportado e ter conhecido alguns dos portos utilizados pelas antigas civilizações e de ter pisado no solo de cidades que foram o berço da cultura ocidental, infelizmente, seu sonho chega ao fim.

Hora de arrumar as malas e desembarcar. Mas, não fique triste. Lembre-se que ainda está em Veneza, uma das cidades mais bonitas e intrigantes do planeta. Então, se ainda tiver um pouco de tempo, aproveite para embarcar em uma gôndola e passear pelas românticas “ruas” da cidade de Marco Polo, um de seus mais ilustres e míticos filhos. “Ciao”!    

A viagem no Norwegian Jade custa US$ 1.024,99 por pessoa, em cabine dupla com varanda. Informações: [email protected] , tels. (11) 3253-7203 e (21) 3553- 7646.

 

Frankfurt, uma das cidades históricas mais bonitas e importantes da Alemanha

 

Lufthansa fará rota Rio/Frankfurt com novo Boeing

A Lufthansa tem novidades para 2015: a partir do dia 29 de março, a companhia aérea vai oferecer voos diários para a rota Rio de Janeiro/Frankfurt com o novo Boeing 747-8 Intercontinental. A aeronave, que já é usada na rota São Paulo/Frankfurt, opera com motores General Electric Gent GEnx-2B, que consomem menos querosene e atingem um ganho de 15% em eficiência e redução das emissões de CO2 por passageiro. Também as emissões de ruídos são 30% menores.

Outras inovações são um assento que se transforma em cama na Business Class. Já a Economy Class disponibilizará almofadas de aproximadamente 40 cm e apoios para a cabeça em cada um dos assentos, ajustáveis individualmente. O novo Jumbo da Lufthansa tem capacidade para 364 passageiros: oito na First Class, 80 na Business Class, 32 na Premium Economy Class e 244 assentos na Economy Class.

 

Maquete das instalações do Cirque du Soleil, na riviera de Nayarit, México

 

Cirque du Soleil terá parque temático na Riviera Nayarit

O Cirque du Soleil vai agitar ainda mais o turismo da lindíssima Riviera Nayarit, no México. Ao lado do Grupo Vidanta, irá abrir um parque temático que promete proporcionar emocionantes aventuras aos visitantes. O empreendimento será construído em Nuevo Vallarta e sua inauguração está prevista para 2018.

O projeto de entretenimento ainda está em desenvolvimento e deverá incluir um espaço aquático em meio à natureza e três inpark resorts, além de uma noite de shows ao ar livre, a ser realizada em uma área com capacidade para alojar até cinco mil pessoas. Todas as atrações do parque serão animadas por artistas do Cirque du Soleil.

Com clima quente o ano todo, a Riviera Nayarit tem 307 km de praias voltadas ao Oceano Pacífico e é recortada por surpreendentes montanhas e paisagens. Concentra ainda grande quantidade de resorts de luxo e hotéis-butique. Fica a poucos minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta. Mais detalhes: Riviera Nayarit, www.rivieranayarit.com 

 

Neve perfeita para esquiar, em Aspen, Colorado

 

Aspen Snowmass está com pistas perfeitas

Uma forte nevada ocorrida no final do ano passado foi a responsável pela estação de esqui de Aspens Snowmass, no Colorado (EUA), receber mais de 30 cm de neve em um período de 24h. Com isso, as quatro montanhas de Aspen Snowmass (Snowmass, Aspen Mountain, Aspen Highlands e Buttermilk) receberam mais de um metro de neve. A previsão é de que ocorram novas nevascas, para o total deleite dos turistas e dos adeptos da prática de esqui e de outros esportes de inverno.

Se você é um deles, saiba que a estação de esqui tem novidades para esta temporada, além da boa neve. Caso do The Hideout, um novo centro de recreação infantil na base da montanha Buttermilk. Em Snowmass, a boa nova é o snow tubing, uma espécie de tobogã onde se desliza sobre boias. Se estiver por lá, aproveite também para visitar o Aspen Art Museum. Com projeto assinado pelo premiado arquiteto japonês Shigeru Ban, sua sede foi Inaugurada em agosto passado.

 

No saguão do aeroporto de Miami

 

Aeroporto de Miami ganha aplicativo

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA), nos Estados Unidos, lançou um aplicativo móvel gratuito para os usuários de iPhone e Android. Disponível em inglês e espanhol, o guia traz as informações sobre o aeroporto e sobre voos, incluindo o rastreamento deles em tempo real, além de atualizações relativas ao estacionamento, aos restaurantes, às compras e às atrações da cidade.

O app oferece ainda o recurso "Around Me", uma funcionalidade que permite aos usuários identificar os serviços existentes no entorno do aeroporto. O download do app já está disponível no iTunes App Store e Google Play. Informações: www.miami-airport.com

 

O Mundo dos Dinossauros, agora no Zoológico de São Paulo

 

Dinossauros do Zoológico de SP

Férias escolares, você não vai sair de São Paulo e já está enlouquecendo com garotada dentro de casa. Que tal levar os pimpolhos à exposição “O Mundo dos Dinossauros”, em cartaz no Parque Zoológico da capital. 

A mostra reúne mais de 20 animais pré-históricos robotizados, em tamanho real, em uma área com mais de três mil metros quadrados em meio à Mata Atlântica. Os dinossauros podem ser observados a uma distância bem próxima, de onde você e seus filhos poderão ainda ouvir as respirações e os grunhidos deles. As visitas são conduzidas por guia.

No final da aventura, você e seus pimpolhos têm ainda a opção de assistir a um filme no cinema 5D, no qual serão transportados para um passeio radical pelo mundo dos dinossauros. O Zoológico de São Paulo fica na Av. Miguel Stefano, 4.241, Água Funda, capital. Funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h (as bilheterias fecham às 16h). Informações: www.zoologico.com.br

 

Rafting para crianças, uma das atrações do Acampamento Peralta, em Brotas, Estado de São Paulo

 

Acampamento para a garotada em Brotas

Se você não pode viajar e gostaria que seus filhos aproveitassem ao máximo as férias escolares, os acampamentos podem ser uma solução. Situado em Brotas, a 220 km de São Paulo, o Peraltas, por exemplo, oferece temporadas de acampamento para a garotada de 4 a 16 anos.

Os pacotes custam R$ 1.263 (quatro dias), R$ 1.542 (cinco dias), R$ 1.821 (seis dias) e R$ 2.100 (sete dias). Os preços incluem regime de alimentação completo e atividades, como jogos de cooperação e raciocínio, oficinas interativas, gincanas, baladas e fogueira com música ao vivo. Todas as atividades são monitoradas em período integral.

O acampamento possui ambulatório e atendimento médico, com enfermeira de plantão 24h. Oferece ainda cinco piscinas, três toboáguas, cama elástica, sauna, jacuzzi, academia, salão de jogos, quadras poliesportivas, ginásio, campos de futebol, paintball, fazendinha, lago com tirolesa, arvorismo, sala de tevê, brinquedoteca e redário. Informações: www.brotasecoresort.com.br, tels. (11) 3035-1902, (11) 3812-2106, (14) 3653-9999 e 0800-7227-0222. 

 

Praça central de iguape, no litoral sul de São Paulo

 

Guia sobre a Costa da Mata Atlântica

Em parceria com a editora RoteiroBR, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau está lançando o “RoteiroBR Costa da Mata Atlântica”, um guia que apresenta os diferentes atrativos turísticos dessa região do litoral sul do Estado de São Paulo, integrada por nove cidades.

Em suas 180 páginas, a publicação trilíngue traz informações de como chegar à região, mapa e guia de serviços, além de detalhar os segmentos turísticos existentes na Costa da Mata Atlântica, classificando-os nas categorias “Sol e Praia”, “Ecológico e Rural”, “Histórico e Cultural”, “Náutica e Pesca”, “Esporte e Aventura”, “Religioso”, “Gastronômico” e “Negócios e Eventos”.

Os exemplares já estão começando a ser distribuídos e podem ser adquiridos nas principais redes de postos de restaurantes de estradas (Frango Assado, Graal e Lago Azul, por exemplo), em livrarias de shopping e de aeroportos, como Saraiva e Siciliano, e em bancas de jornal.

 

Parada para descanso durante o Rio Walking Tour, passeio a pé no centro do Rio de Janeiro

 

Caminhadas pelos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa

Até o mês de março, turistas que desejem conhecer os principais atrativos do Rio de Janeiro têm mais uma opção: o Rio Walking Tour, uma iniciativa recém-lançada pela Riotur em parceria com a agência de receptivo Triple M e que prevê visitas guiadas a pé a seis concorridas atrações da cidade.

Ao todo são oferecidos seis roteiros, sendo três naturais e os demais históricos-culturais. Integram a primeira categoria: o Passeio no Parque Nacional da Tijuca, o Passeio no Morro da Urca e o Passeio nas Cachoeiras do Horto. Já a segunda é composta pelo Passeio na Zona Portuária e Pequena África, Passeio no Rio 450 anos e Passeio no Rio Cultural.

Os tours são limitados a 30 pessoas por vez para os atrativos culturais e 20 para os atrativos naturais. Informações sobre os roteiros estão disponíveis no site www.rio2015.info. Para participar é preciso fazer inscrição on-line no site até as 20h do dia anterior ao passeio.

 

A Casa de Jorge Amado, no alto da Ladeira do Pelourinho, em Salvador

 

Em Salvador, na casa de Jorge Amado

Não bastasse esbanjar uma privilegiada beleza natural, Salvador, na Bahia, tem de volta um de seus antigos cartões-postais: a Casa Vermelha, local onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Fechado há 11 anos, o imóvel foi restaurado, reaberto ao público e agora volta a ser mais uma atração turística da capital baiana.

Com acervo dividido entre lembranças e objetos pessoais dos dois autores e uma vasta coleção de arte “recolhida” por eles em viagens, o espaço faz jus a um dos maiores ícones da cultura baiana – Jorge Amado morreu em 2001, mas ainda hoje os seus livros ocupam os primeiros lugares no ranking dos brasileiros mais vendidos no mundo.

Com 20 ambientes temáticos, o museu conduz o visitante a entrar na casa de Zélia e Jorge sem barreiras, com acesso aos quartos, à cozinha, ao jardim e à sala onde Amado escrevia, entre outros cômodos. De forma interativa, os vídeos, efeitos sonoros e hologramas projetados no interior da casa contam a história dos dois autores e de suas obras, ajudando o visitante a entender a vida e rotina deles em diferentes etapas de suas vidas.

No quintal da casa fica a Roda de Conversa, onde são exibidos depoimentos de pessoas que conviveram com o casal. O acervo do museu também é integrado por fotos, documentos, cartas e objetos pessoais dos dois escritores. Anote: a Casa do Rio Vermelho fica na Rua Alagoinhas, 33, Bairro Vermelho, Salvador. Abre sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h. Ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com 50% de desconto para estudantes e idosos.

(*) Correspondência deve ser enviada a [email protected]

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247