Mundos paralelos. Eles existem e interagem com o nosso

Nova teoria explica observações bizarras feitas pela mecânica quântica. Entre elas, a dos universos paralelos, que existiriam lado a lado com o nosso, porém em planos dimensionais diferentes. É mais um “delírio” da ficção científica que poderá ser confirmado uma realidade.

Nova teoria explica observações bizarras feitas pela mecânica quântica. Entre elas, a dos universos paralelos, que existiriam lado a lado com o nosso, porém em planos dimensionais diferentes. É mais um “delírio” da ficção científica que poderá ser confirmado uma realidade.
Nova teoria explica observações bizarras feitas pela mecânica quântica. Entre elas, a dos universos paralelos, que existiriam lado a lado com o nosso, porém em planos dimensionais diferentes. É mais um “delírio” da ficção científica que poderá ser confirmado uma realidade. (Foto: Luis Pellegrini)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

Por: Bryan Nelson. Fonte: Site www.mnn.com (Mother Nature Network)

 

continua após o anúncio

A mecânica quântica, embora solidamente testada, , é tão estranha e anti-intuitiva que o famoso físico Richard Feynman comentou certa vez: “Acho que posso dizer com segurança que ninguém entende a mecânica quântica”. Tentativas de explicar algumas das consequências bizarras da teoria quântica levaram a ideias que se mostram verdadeiras acrobacias mentais, como é o caso da interpretação de Copenhague e o da “interpretação de muitos mundos” (many-worlds interpretation).

Agora surge uma nova teoria no pedaço, chamada de “hipótese de muitos mundos interagindo” (many interacting worlds, ou MIW), e ela é tão profunda e complexa quanto parece.

continua após o anúncio

Essa teoria sugere não apenas que os mundos paralelos existem, mas que interagem com o nosso mundo a nível quântico, e são assim detectáveis. “Embora ainda situada no campo da pura especulação científico/matemática, a teoria pode ajudar a explicar finalmente algumas das consequências bizarras inerentes à mecânica quântica”, relata o site de atualidade histórica e divulgação científica www.rt.com .

 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

A teoria é um spin-off (uma “derivagem” – neologismo utilizado para designar aquilo que derivou de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente),

da interpretação de muitos mundos na mecânica quântica – uma ideia que postula que todas as histórias e futuros alternativos possíveis são reais, cada um deles representando um mundo real, embora paralelo. Um problema com a interpretação de muitos mundos, entretanto, foi que ela é fundamentalmente não-testável, uma vez que as observações só podem ser feitas em nosso mundo. Os acontecimentos nesses mundos “paralelos” propostos só podem ser imaginados.

continua após o anúncio

Mundos interagem a nível quântico

MIW, no entanto, diz o contrário. Sugere que os mundos paralelos podem interagir a nível quântico e que, na verdade, eles o fazem.

 

 

“A ideia de universos paralelos na mecânica quântica existe desde 1957”, explicou Howard Wiseman, físico da Griffith University, em Brisbane, na Austrália, e um dos físicos que trouxeram à baila o MIW. “Na conhecida ‘Interpretação de Muitos Mundos’, cada universo se ramifica em um bando de novos universos cada vez que uma medida quântica é feita. Todas as possibilidades são, portanto, realizáveis – em alguns universos o asteroide que caiu no atual Golfo México e exterminou os grandes dinossauros errou a pontaria e passou ao largo da Terra. Em outros universos, a Austrália foi colonizada pelos portugueses”, explica Wiseman.

Esse físico completa: “Mas os críticos questionam a realidade desses outros universos, já que aparentemente eles não influenciam nosso universo de forma alguma. Nesse sentido, nossa abordagem, que batizamos de “Muitos Mundos Interagindo”, é completamente diferente, como seu nome indica.”

Wiseman e colegas propuseram que “existe uma força universal de repulsão entre mundos próximos (isto é, semelhantes), o que tende a torná-los mais dissimilares. Se a esta força o método investigativo conhecido como factoring (domínio recente que combina e integra três áreas bem conhecidas: matemática, física e computação), os efeitos quânticos poderão ser explicados”.

 

 

Se essa análise matemática se mostrar verdadeira, esse poderá ser o teste final dessa teoria. Será possível ou não prever corretamente efeitos quânticos através dos cálculos matemáticos? Essas perguntas ainda não têm respostas definitivas. Mas, sem a menor dúvida, elas dão pano para mangas no território da imaginação científica.

Por exemplo, quando perguntado sobre se sua teoria poderia implicar a possibilidade de que os seres humanos pudessem algum dia interagir com outros mundos, Wiseman disse: “Isso não faz parte da nossa teoria, mas a ideia de interações (também humanas) com outros universos já não é mais pura fantasia”.

Cabe então formular a pergunta que tantas vezes fazemos ao olharmos para nossas próprias biografias: “Como seria minha vida se eu tivesse feito escolhas diferentes?” Talvez um dia poderemos olhar para um desses mundos alternativos e descobrir as respostas…


Vídeo: The true Science of parallel universes (A verdadeira ciência dos universos paralelos), narrado em inglês.


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247