Mundo digital: As novidades da CES 2014 de Las Vegas
Telas e monitores curvos, que se dobram, computadores para se vestir, carros que falam (e escutam): mais de 20 mil produtos tecnológicos foram mostrados na cidade das "mil luzes no deserto", Las Vegas, no Nevada, de 6 a 9 de janeiro. A CES é a maior feira de eletrônica do mundo. Fomos lá conferir as novidades
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Equipe Oásis
De 6 a 9 de janeiro aconteceu a 47ª edição da Consumer Electronic Show de Las Vegas: a mais importante vitrine mundial da tecnologia para todos, de celulares a computadores, passando pelas televisões e todos os gêneros da extravagância tecnológica. Tratam-se de inovações úteis (e às vezes bem inúteis), mas o que acontece na CES é sempre curioso e interessante. Este ano o total de novidades chega à cifra de 20 mil: um recorde histórico para a CES. Por sinal, o problema este ano é a superabundância de propostas. Propomos aos interessados este miniguia para se orientar em meio a tudo que é "quente" (tralha para geek), um tanto mais tépido (agrada mais aos nerds) e decididamente frio (dakeeg).
As curvas não pertencem só às mulheres
1 – Algumas empresas de tecnologia entenderam que as curvas agradam a todos. E fizeram telas e monitores curvos, como os da Samsung e os da Lg, acoplados a tecnologias ultra Hd (4K, como decidiu a Sony), que permitem uma definição de imagem 4 vezes superior à de um full Hd comum. Não somente: a Samsung roubou a cena, há poucos dias, quando demonstrou o seu mega oled de 85 polegadas, um aparelho de televisão literalmente dobrável. O anúncio arrancou fortes aplausos, embora ninguém saiba ainda muito bem o que fazer com uma TV que se dobra.
A Lg, por seu lado, e logo na abertura da feira, mostou aquilo que pode ter se tornado o objeto símbolo de toda a CES: o smartphone Lg G Flex. Ele se chama FDlex mas não é nada flexível: é levemente côncavo, um tanto como o velhíssimo Nokia 8110, de 1996. Praticamente, um retorno à pré-história. Sempre no campo do Ultra Hd, espera-se para este ano o anúncio do YouTube sobre a possibilidade de carregar vídeos nesse formato.
Voa meu drone
2 – Os drones, um capítulo à parte. As empresas que realizam pequenas telecâmeras voadoras já não se contam nos dedos: do drone básico (e muito cool) Parrot, aos drones com 8 hélices, dotados de telecâmeras móveis, as opções são inúmeras. O Parrot prefere brincar com a alma infantil que habita em todos nós. Um outro mini-drone é dotado de várias rodas de proteção, capaz de saltar e de agarrar e transportar pequenos objetos. O mercado a que se destina é, claro, o da diversão. Confira no vídeo:
Sensores nos pulsos, na camiseta, nos sapatos
3 – Os sensores estarão em toda parte. Nas camisetas, nos sapatos, nos pulsos (como o novo Vivofit da Garmin, que diz ao usuário todos os movimentos que ele executa, lembrando o Nike FuelBand SE que, no entanto, precisa estar conectado a um smartphone. Estes aparelhos, segundo Brian Krzanich, chefão da Intel, representam o futuro do computador. A ponto que sua empresa, a vovó dos microprocessadores, ofereceu cerca de 1,3 milhão de dólares para quem desenhar o melhor dispositivo destinado a ser "vestido".
Computador: o novo chofer
4 – No princípio eram os navegadores. Depois a sua função foi englobada pelos smartphones. Agora pode-se falar com eles, tanto com os que possuem o sistema Siri ou um sistema Google based. Falta apenas a possibilidade de fazer a interface deles com a eletrônica do automóvel. Aliás, isso já foi conseguido. Mercedes e Bmw já praticamente desenvolveram suas integrações a bordo dos seus carros. A Audi, por seu lado, anunciará uma versão especial do Android, realizada para os robôs com quatro rodas.
Pode me imprimir um filé mal passado com fritas?
4 - Outro grupo de gadget que apresenta suas novas versões na CES é o das impressoras 3D. Para que servem? Para transformar em realidade, gastando pouco, uma porção de sonhos nossos. Mas outras opiniões, mais realistas, dizem que elas só servem para desovar conceitos e protótipos a custos muito baixos. Destaque no CES para as impressoras 3D da Makerbot, que apresentou a menor impressora 3D para uso doméstico do mercado. A empresa italiana Barilla, por seu lado, anuncia um sistema de impressão de macarrão diretamente nos restaurantes.
Furor também foi provocado pelos novos robôs que fazem limpeza doméstica. A Roomba mostrou novos modelos, alguns bem mais simples, que tiram o pó com um pano, imitando a ação da mão humana, e outros mais complexos, como a nova versão atualizada e aumentada do lavador de pisos scooba. A Samsung Tango também mostrou uma máquina parecida, dotada de escovas circulantes e extensíveis.
Relógios telefônicos
5 - Depois de meses de anúncios e comentários, surgem os smart watches (relógios inteligentes). A Apple não quis nem ouvir falar desses aparatos (por sinal, essa gigante dos computadores não está presente na CES. Em compensação, a Connected Devices apresentou os modelos "light" Cogito e Cogito Pop, e o novo Pebble Steel. Os primeiros prometem funções simplificadas de gestão, desde que colegados via Bluetooth ao próprio smartphone: tudo para receber mensagens sms, e-mail ou whatsapp, ou para tirar e enviar uma foto. O segundo fornece o controle praticamente completo dos processamentos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247