Joinville das sapatilhas. E do pastel de marreco, a Casa do Príncipe e a Cidade das Flores

O Festival de Dança de Joinville, que acontece todos os anos no mês de julho, é uma das atrações de Joinville, em Santa Catarina. A cidade de forte influência alemã é um efervescente caldeirão cultural e tem belezas pra ninguém botar defeito

O Festival de Dança de Joinville, que acontece todos os anos no mês de julho, é uma das atrações de Joinville, em Santa Catarina. A cidade de forte influência alemã é um efervescente caldeirão cultural e tem belezas pra ninguém botar defeito
O Festival de Dança de Joinville, que acontece todos os anos no mês de julho, é uma das atrações de Joinville, em Santa Catarina. A cidade de forte influência alemã é um efervescente caldeirão cultural e tem belezas pra ninguém botar defeito (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

continua após o anúncio

 

Por: Fabíola Musarra

continua após o anúncio

Joinville é um “cantinho” repleto de fascinantes contrastes. Ao mesmo tempo em que é palco do principal festival de dança do país e o maior polo industrial de Santa Catarina, preserva o glamour das tradições dos colonizadores alemães, os imigrantes que ali se instalaram, sobretudo, a partir da segunda metade do século 19.

 

continua após o anúncio

continua após o anúncio

Foto Diego Redel / Festival de Dança de Joinville

 

continua após o anúncio

O Festival de Dança é um fenômeno à parte em Joinville. Dentro ou fora do palco, trata-se de um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se na Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.

 

continua após o anúncio

continua após o anúncio

Foto Diego Redel / Festival de Dança de Joinville

 

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.


Vídeo do espetáculo da noite de Abertura do Festival 2015: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil - Balé “O Quebra-Nozes”, final do segundo ato

 


Espetáculo da Noite de Gala do Festival 2015: Grupo Italiano Evolution Dance Theater - Espetáculo “Firefly”, com música “Plastic Beach  por Gorillaz 

 

Terminado o Festival de Dança, a vida quotidiana retorna com toda a força a Joinville. Não é difícil perceber os traços da influência germânica na cidade. Em uma caminhada por suas ruas, você inúmeras vezes vai se deparar e se deixar seduzir pela arquitetura de graciosas casas, lojas e outras edificações em estilo enxaimel.

Dificilmente, você também será indiferente à gastronomia local, deixando de ir a um de seus restaurantes para provar pratos alemães, como marreco recheado, eisbein e kassler, só para citar alguns.

 

Desfile alegórico na Festa das Flores, em Joinville

 

Cafés de Joinville - Aliás, esqueça o regime, a balança e os quilinhos a mais quando estiver em Joinville. Ao entardecer, será impossível resistir aos aromas exalados pelos pães, bolos, tortas, geleias e demais delícias de seus cafés coloniais, outra herança cultural.

Se conseguir superar essa missão impossível, não se esqueça que animadas cervejarias artesanais e barzinhos colorem a cidade, especialmente à noite. Além dos chopes, as porções incluem petiscos como pastel de marreco e tipos variados de salsicha, é claro.

 

O Centreventos Cau Hansen, sede do Festival de Dança

 

Tentações à parte, Joinville vive em uma planície ao norte de Santa Catarina, entre a serra e o mar. Bonita por natureza, oferece muitas facilidades para quem deseja desvendar seus tesouros. 

Seu centro guarda vários deles e pode ser tranquilamente percorrido a pé. As distâncias entre as demais preciosidades da cidade não são longas e os táxis são baratos.

Balé Bolshoi - Agora que você sabe disso, é só se aventurar. Como Joinville é sinônimo de dança, comece seu tour no Teatro Bolshoi, a única filial da mais respeitada escola de balé do mundo.

 

A antiga estação ferroviária de Joinville, hoje transformada em biblioteca municipal

 

A visita pelos bastidores da representante da instituição russa no Brasil inclui biblioteca, academia, estúdios de piano e – o mais legal – as salas de aulas, onde você pode assistir os ensaios dos alunos. O gran finale é na sala dos figurinos, onde estão expostas as roupas das montagens encenadas pelo grupo.

Siga, depois, para as ruas centrais. No Museu Nacional de Imigração e Colonização, você viaja ao passado, conferindo objetos usados pelos imigrantes nos tempos da colonização da cidade.

 

Casa em estilo enxaimel, construção tradicional alemã em Joinville

 

Casas estilo enxaimel - Porém, é no jardim deste casarão erguido em 1870 para ser o lar do administrador da então colônia, Frederico Brüstlen, que estão as vedetes do museu: o galpão e uma casa enxaimel.

O primeiro te conduz a um passeio pela evolução da indústria local, com direito a conhecer as tecnologias desenvolvidas e usadas pelos imigrantes. Já a segunda reproduz interna e externamente uma típica casa alemã do início do século 20. Na saída, admire outro postal de Joinville: a Rua das Palmeiras, com seus altos, centenários e majestosos exemplares.

A parada seguinte é a Casa Fritz Alt, onde viveu o artista alemão criador de obras públicas, como o “Monumento ao Imigrante”, na Praça da Bandeira. O espaço abriga obras artísticas e objetos pessoais do escultor.

Ainda no centro, dê uma passada na Catedral Metropolitana São Francisco Xavier, de arquitetura futurista, e nas vibrantes lojas de especiarias, produtos típicos e artesanato do Mercado Municipal de 1907.

 

Fachada do Museu de Sambaqui, em Joinville

 

Museu Arqueológico de Sambaqui - Reserve um tempo para conhecer o Museu Arqueológico de Sambaqui, onde as peças expostas revelam detalhes da vida do pré-histórico Homem do Sambaqui.

As ruas centrais de Joinville abrigam ainda outras joias, mas você não tem todo o tempo do mundo. Hora de partir para outros bairros. Em Anita Garibaldi, a dica é o Museu Nacional do Bombeiro, onde os destaques são o caminhão- pipa de 1923 e a bomba manual alemã de 1892.

Ainda neste bairro, siga até a Estação Ferroviária. Inaugurada em 1906, a construção de estilo germânico faz parte do patrimônio histórico e artístico brasileiro.

No local ficam ainda os museus da Indústria e da Bicicleta, com modelos de diferentes épocas e países, como o italiano Volcite de 1907 e o construído com porcas.

 

Na Festa das Flores, em Joinville

 

Cidade das Flores - Cansou de atividades culturais e quer conhecer outras facetas do lugar? Joinville é carinhosamente chamada de Cidade das Flores. E, de fato, é habitada por praças, jardins e canteiros floridos e bem-cuidados. Muitos deles exibem simpáticos lírios amarelos e orquídeas. Abundantes na região, estas últimas encantaram os imigrantes em sua chegada ao Brasil.

Se as flores fazem parte de suas paixões, a visita à Agrícola da Ilha é obrigatória. Em seu interior, você vai contemplar magnetizantes jardins e aprender sobre o plantio e a manutenção das flores, além de poder adquirir lindas espécies.

Agora, se você é mesmo aficionado pelas mimosas obras criadas pela natureza, visite Joinville em novembro, quando acontece o ápice da floração dos lírios amarelos e a cidade promove a Festa das Flores, um evento realizado há mais de 70 anos.

Joinville também reserva boas surpresas para os amantes de esportes. É um deles? Lá, encontrará campo de golfe, hípica, kartódromo e muitos endereços para praticar desde o tiro (tradição alemã da Idade Média) até os esportes radicais e os náuticos.

 

O barco Príncipe de Joinville leva a passeios na Baia da Babitonga

 

Barco Príncipe - Já na Baía da Babitonga, no bairro de Espinheiros, você pode embarcar em um passeio de barco  ( www.barcoprincipe.com.br ) rumo a São Francisco do Sul, uma das cidades mais antigas do País. O roteiro passa por 14 ilhas e paisagens de águas calmas circundadas pela fauna e flora da Mata Atlântica.

 

 

A Estrada Dona Francisca, ou Estrada Bonita, nos arredores de Joinville, merece o apelido que tem

 

 

Estrada Bonita - O turismo rural também tem seu espaço em Joinville. E é em suas quatro zonas rurais – Estrada Bonita, Estrada Dona Francisca, Vale do Quiriri e Piraí – que as raízes da cidade ecoam mais alto, constituindo-se em um show à parte que merece ser presenciado.

Bucólicas paisagens, trilhas e pesqueiros tingem essas regiões. Pontos de partida para roteiros turísticos, abrigam atrações que podem ser percorridas de carro, bike, trator, cavalo, charrete e carroça. 

A 25 km do centro, a Estrada Bonita é a que oferece melhor infraestrutura. Pelo seu idílico trajeto de 8 km intercalam-se pontes de madeira sobre riachos rodeados por muito verde, restaurantes com comida feita em forno à lenha, pousadas e pequenas propriedades agrícolas abertas à visitação.

Nas visitas, você pode comprar pães, cucas, melados e acompanhar a produção artesanal destes e de outros deleites caseiros. Placas na entrada das propriedades indicam suas especialidades.

 

O Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, também conhecido como 'Casa do Príncipe'

 

Cidade dos Príncipes - De volta ao centro, saiba que Joinville também é conhecida como a Cidade dos Príncipes. O apelido não é em vão. Em 1843, o príncipe François Ferdinand Philipe, filho do rei francês Louis Philipe, casou-se com a irmã de Dom Pedro 2º, a princesa Dona Francisca, cujo dote incluía as terras que hoje abrigam a cidade.

O casal jamais pisou naquele solo, mas também nunca se opôs ao seu desenvolvimento. As terras foram vendidas em 1848, quando o rei francês, após ser deposto, se viu em dificuldade financeira.

O novo proprietário, o senador alemão Christian Mathias Schroeder, passou a “convidar” seus conterrâneos a viver no território adquirido. Muitos vieram e ajudaram a construir o que a cidade é hoje, um fato que é, por si só, um irrecusável convite a conhecer Joinville. É só ir. 


O Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha


No Vale dos Vinhedos

Se você planeja ir a Bento Gonçalves (RS), o Hotel Villa Michelon ( www.villamichelon.com.br ) é uma opção. Além de lago com pista de cooper, trilhas, fazendinha, pomar, quadras esportivas e piscina aquecida, o hotel situado no Vale dos Vinhedos abriga o Memorial do Vinho e a Casa do Filó, que resgata a trajetória dos imigrantes italianos na região.


Maresias, praia no Litoral Norte de São Paulo


Dicas turísticas em Maresias

A praia de Maresias, em São Sebastião (SP), ganhou um Centro de Informações Turísticas. Instalado na Praça Internacional do Surfe, centro, o posto fornece dicas de passeios e de locais para comer e alugar snorkel e pranchas, por exemplo.


Armação de Búzios, ou apenas Búzios, ao norte do Rio de Janeiro


Nova sinalização

Armação de Búzios e Cabo Frio, no Rio de Janeiro, estão com nova sinalização turística. Em Búzios, as placas estão dispostas nas entradas da cidade, na RJ-106. Já em Cabo Frio, podem ser vistas no bairro da Passagem, no Forte São Mateus e na Ponte Nova;


Novos serviços no site da Hplus Hotelaria


Serviço inédito

A Hplus Hotelaria está disponibilizando um serviço inédito no site www.hplus.com.br, no qual você simultaneamente faz a reserva nos hotéis da rede e adquire as passagens aéreas.

O serviço funciona assim: no box “Reservas” da página principal do site, você clica em “Reserve hotel + aéreo” e informa o hotel, o período de estadia e o aeroporto de embarque e desembarque.

Feito isso, é só conferir na tela as melhores tarifas e fazer as reservas. Caso queira ter mais opções, dê outro clique, e veja na nova página os demais voos oferecidos pelas companhias.


Você já pode circular de bike em Fernando de Noronha


De bike em Fernando de Noronha

Gosta de pedalar? Saiba que já é possível circular de bike na linda ilha de Pernambuco. Recém-implantada, a iniciativa coloca à disposição dos ciclistas oito estações com espaço de convivência e outras 12 de apoio, onde bicicletas estão acessíveis durante 24 horas.


Camiseta feminina da Azul Collection


Lançamento da Azul

Roupas, acessórios, miniaturas de aeronaves. Esses e outros produtos com a marca da Azul Linhas Aéreas já estão ao alcance de suas mãos. Ou melhor, de seus bolsos. Para adquirir ou apenas conhecer os itens da linha Azul Collection, é só acessar o site www.lojinhaazul.com.br


A Mesquita Azul, em Istambul


Pernoite em Istambul

A Turkish Airline está oferecendo um pernoite em hotel e transfers gratuitos aos passageiros de voos com longas conexões em Istambul – no mínimo dez horas para as classes econômica e comfort, e sete horas para a business class. Para ter direito aos serviços, é preciso ir ao balcão Turkish Airlines Hotel Desk e apresentar a passagem. Informações: www.turkishairlines.com


Praias incríveis nas Ilhas Seychelles


Seychelles, a joia do Índico

Com praias de múltiplos tons azuis e verdes, esse paraíso também chamado de Joia do Oceano Índico é um destino perfeito para casais apaixonados.

Se você está planejando uma viagem romântica, vale a pena conferir o roteiro da Sonho a 2. Ele prevê, respectivamente, duas e três noites de hospedagem nas ilhas Mahé e Praslin, em Seychelles, além de um day use em Johannesburgo, na África do Sul. Informações: www.sonhosa2.com.br


Passaporte brasileiro

O passaporte brasileiro mudou e agora está com novos visual e mecanismo de segurança, além de valer por dez anos. Em compensação, está custando R$ 257,25, 65% a mais do que o modelo anterior. 


(*) Correspondência para esta seção: https://fabiolamusarra.wordpress.com/

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247