Ilusão de ótica. Imagens que mais parecem delírios
O termo ilusão de ótica se refere a imagens que são criadas para enganar os nossos olhos (por isso o nome), fazendo com que acreditemos estar diante de algo que realmente não existe. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo. Divirta-se com algumas dessas ilusões.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Equipe Oásis
Quando a luz atinge a retina, o cérebro leva apenas cerca de um décimo de segundo para traduzir esse sinal em forma de percepção visual. De acordo com o neurobiologista Mark Changizi — do laboratório 2AI Labs —, este atraso neural faz com que o seu cérebro gere imagens do que ele acha que verá em poucos instantes (um décimo de segundo a frente). Ou seja, o cérebro é lento e precisa criar certas percepções para evitar esse delay.
Vale a pena conferir as imagens abaixo e testar toda a capacidade de sua cabeça prever o futuro. Claro, sempre com a antecedência de um décimo de segundo. Aqui estão algumas ilusões de ótica. Deixe seu olhar descansar sobre cada ma delas e observe os curiosos efeitos óticos que provocam.
E um vídeo de deixar tonto:
O vídeo a seguir é capaz de causar alucinações naturais – e não perigosas – em menos de 2 minutos. Tudo o que você precisa fazer é manter seus olhos centrados na tela e focar nas letras que aparecem no meio do vídeo.
O objetivo é justamente causar um efeito visual bem diferente em quem assiste, afinal, depois que o vídeo acaba, você vai ver tudo ao seu redor se mexendo por mais alguns segundos. Isso acontece devido ao estímulo fisiológico repetitivo ao qual nossos olhos são submetidos.
Quando o vídeo acaba e você olha para outra direção, seu cérebro ainda espera enxergar ondas e, como não as enxerga, ele mesmo as cria. Há quem prefira dizer quais são as letras que aparecem ao centro do vídeo em voz alta. Isso não altera muita coisa, mas demonstra que a pessoa está muito focada, o que é ideal para que a experiência dê certo.
Para um melhor resultado, assista às imagens em tela cheia e em alta resolução. O efeito “alucinógeno” é temporário e deve passar totalmente dentro de alguns minutos. Importante: se você sofre de epilepsia, não assista ao vídeo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247