Homem e mulher: Doze diferenças fundamentais
Sexo, emoções, gostos, cérebro, habilidades... Machos e fêmeas são diferentes em muitos aspectos. Selecionamos doze diferenças relevantes. Todas elas comprovadas pela pesquisa científica
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Equipe Oásis
1 Fantasias sexuais: As mulheres têm menos.
Segundo uma pesquisa espanhola, apenas 48% das mulheres recorre com frequência às fantasias sexuais para alcançar estados de excitação. Para os homens esse índice sobe a 71%. Segundo algumas teorias, essa diferença se explica através de razões evolutivas: as fantasias mantinham os homens mais prontos a agarrar as oportunidades de acasalamento.
2 O perdão é feminino
A capacidade de perdoar é muito maior nas mulheres. Os homens, em geral, sentem maior dificuldade para perdoar quem os ofende ou perturba, e se mostram mais vingativos. Tal comportamento viria da menor empatia dos machos na relação com o próximo. A maior tolerância das mulheres depende muito também do fato que elas são habituadas, desde a infância, a colocar-se na pele do outro, desenvolvendo por isso uma maior empatia. Mas qual é o peso relativo da educação em relação às características inatas, é uma questão que ainda não foi avaliada.
3 As mulheres reconhecem melhor os rostos
As mulheres prestam mais atenção aos rostos e às expressões faciais das pessoas do que os homens. Elas costumam parar e dar um tempo para observar os rostos e reconhecê-los, sobretudo se pertencem a amigos e familiares. Estudos precedentes já tinham evidenciado que as zonas do cérebro envolvidas no reconhecimento dos rostos são influenciadas pelos hormônios. Mas ainda não está claro de que modo isso acontece. O estudo mais aprofundado dessas diferenças poderá ajudar a compreender alguns distúrbios graves como o autismo, moléstia que ataca mais os homens do que as mulheres.
4 Solidariedade feminina uma ova!
As mulheres são menos colaborativas do que os homens. Um estudo da Harvard University, publicado na revista Current Biology, examinou a questão da colaboração em 50 instituições do mundo acadêmico dos Estados Unidos e do Canadá.
Resultado: mulheres e homens são igualmente colaborativos com colegas do mesmo sexo quando eles se encontram no mesmo patamar hierárquico; mas quando entra em jogo o fator hierarquia a proverbial solidariedade feminina vacila em relação à manifestada pelos homens.
5 O homem bebe quando fica estressado
Homens e mulheres reagem de maneira diferente ao estresse. Os primeiros recorrem mais facilmente ao consolo do álcool, sobretudo em situações geradoras de ansiedade. Segundo uma pesquisa, a glicose presente no sangue fornece a energia necessária para se enfrentar as tarefas estressantes. Mas exauridas essas “reservas” naturais, os homens têm mais dificuldade para manter o controle e se entregam ao álcool. O mesmo não acontece com as mulheres, que seriam naturalmente menos inclinadas à bebida.
6 Sentido de orientação? Melhor confiar nas mulheres
Por que os homens hesitam tanto antes de pedir uma orientação de endereço, e as mulheres o fazem com tanta facilidade? Talvez tudo dependa da sua “memória vetorial”.
Quando se chega a um novo lugar (por exemplo, uma cidade desconhecida) as mulheres usam mais os pontos de referência observados ao longo do caminho. Os homens, por seu lado, empregam uma estratégia chamada “memória vetorial”: recordam a direção na qual o seu corpo se moveu e por quanto tempo durou esse movimento.
Devendo guiar, por exemplo, até a nova casa de um amigo, uma mulher se lembrará que deve chegar até uma padaria, virar à esquerda, e depois virar à direita quando chegar a um jornaleiro. Um homem andará em frente durante cinco minutos, depois tomará a esquerda e seguirá durante 3 minutos, antes de tomar a direita.
As duas estratégias foram verificadas por pesquisadores da Rochester University (EUA), pedindo a estudantes de ambos os sexos que entrassem em um labirinto. Quando o percurso era rico de pontos de referência, as moças demonstravam maior habilidade para encontrar a saída; mas quando as paredes do labirinto eram todas iguais, a dificuldade de orientação era a mesma para rapazes e moças.
7 Por que as mulheres gostam da cor rosa?
Uma pesquisa feita pela Newcastle University (GB) provou que as mulheres gostam muito mais da cor rosa do que os homens. O fenômeno tem origens ancestrais: a subsistência dos nossos antepassados, com efeito, se baseava na caça, responsabilidade dos homens, e a colheita, da qual se ocupavam as mulheres. Isso teria desenvolvido nelas uma maior sensibilidade para as cores avermelhadas e rosadas, típicas dos frutos maduros.
O azul, por seu lado, agrada igualmente a homens e mulheres, por ser a cor do céu sereno e porque assinala a presença de fontes de água.
8 Sentido da beleza muda segundo o gênero
Uma das maiores diferenças encontradas entre homens e mulheres diz respeito ao sentido da beleza. Ele é muito diferente segundo o caso. Tão diferente que nos dois sexos está associado a atividades cerebrais de duas áreas distintas. Isso está confirmado por estudos comportamentais e também por uma pesquisa sobre o cérebro levada a cabo por uma equipe de cientistas. A visão de obras de arte, de paisagens agradáveis, de “coisas belas” em geral, ativa zonas diversas do cérebro em machos e fêmeas. Enquanto nas mulheres a visão de “coisas bonitas” ativa ambas as áreas parietais do cérebro, no homem ela ativa apenas o lado direito do córtex. Essa diferença pode ser consequência da própria evolução, remontando à era quando homens e macacos começaram a se diferenciar.
9 Mulher ao volante, perigo constante? De jeito nenhum!
Por prudência, responsabilidade e segurança a mulher demonstra ser melhor ao volante de um veículo do que o homem. Motivo? A maior quantidade de estrogênios presentes na mulher poderia influenciar positivamente a atividade neuronal dos lobos frontais, ou seja a zona onde acontece o aprendizado das regras e o controle da atenção e dos reflexos.
A testosterona, ao contrário, prevalente no organismo masculino, induziria os homens ao volante a se deixar levar por comportamentos arriscados, mais impulsivos e, portanto, pouco prudentes.
10 Por que as mulheres falam melhor?
A fisiologia cerebral nos dois sexos é diversa, em alguns casos muito diversa. Além disso, as células nervosas femininas funcionam de modo diferente. Por exemplo, no cérebro dos homens o centro da palavra se encontra no hemisfério esquerdo, e o centro da orientação espacial sobretudo no direito. Nas mulheres não existe essa separação: os hemisférios não coligados por um número muito maior de células.
Talvez por isso as mulheres possuem uma melhor memória verbal (recordam bem as palavras lidas em uma lista) e um discurso mais fluente (conseguem, por exemplo, dizer um número muito maior de palavras que começam com a mesma letra).
Os homens, por seu lado, gaguejam mais facilmente (os gagos homens são quatro vezes mais numerosos). Em compensação, já aos 4 anos de idade são mais aptos do que suas coetâneas para imaginar um sólido geométrico que gira no espaço.
11 Perigo? O homem sabe o que fazer
Diante de situações perigosas, os homens são mais propensos à ação, enquanto as mulheres dedicam mais tempo à identificação dos sentimentos suscitados pelo estímulo que o perigo representa. Ou seja, a mulher se deixa mais facilmente dominar pela emoção, enquanto para o homem é mais fácil manter-se frio para tentar dominar a situação ou, se for o caso, fugir em corrida desabalada.
12 Mau cheiro? As mulheres são mais sensíveis
Os cinco sentidos não funcionam da mesma maneira para homens e mulheres.
Olfato: a capacidade de distinguir e recordar os odores é mais desenvolvida nas mulheres, por causa da conformação do corpo caloso (estrutura nervosa que une os dois hemisférios cerebrais).
Visão: a memória visual é privilégio feminino. As mulheres recordam melhor uma fisionomia, a disposição dos objetos sobre uma mesa, e assim por diante.
Audição: Aqui são os homens que possuem uma capacidade maior de concentração e de exclusão de ruídos de fundo que poderiam incomodar ou distrair. Além disso, os homens ouvem melhor os sons agudos.
Paladar: Os homens possuem na boca um número menor de receptores para o salgado do que as mulheres. Também a percepção do amargo é mais forte nas mulheres.
Tato: As mulheres são melhores para a manipulação de objetos delicados e pequenos. Não apenas porque possuem dedos mais finos, mas porque as terminações tácteis são mais sensíveis (sobretudo na fase média do ciclo menstrual).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247