Gaspar, coração do Vale. Porta de entrada do Vale do Itajaí
Situada no Estado de Santa Catarina, Gaspar concentra atrativos turísticos imperdíveis, excelente gastronomia e tesouros herdados dos imigrantes que a colonizaram.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Fabíola Musarra
Entre planícies próximas ao Rio Itajaí-Açu e imponentes serras, “vive” a bucólica Gaspar, cidade com ares de interior que preserva as tradições de seu passado e é considerada uma das mais bonitas do Vale Europeu. Fato que lhe conferiu o título de “Coração do Vale”.
Porta de entrada do Vale do Itajaí, Gaspar começou a ser colonizada no século 17, com a chegada de paulistas vicentistas à procura de ouro e madeira. Antes deles, os índios botocudos, mais tarde dizimados, já viviam na região.
Nos séculos 18 e 19, a vinda de europeus, sobretudo de açorianos (no começo dos anos 1700), alemães (1835) e italianos (1875), impulsionou o desenvolvimento socioeconômico da cidade, imprimindo-lhe as cores, os sabores e as influências de seus costumes e tradições.
Gaspar, ainda hoje, é a soma das culturas dessas três etnias. Nem é preciso fazer muito esforço para constatar isso. Basta caminhar por suas ruas para testemunhar a arquitetura de suas construções coloniais e os multicoloridos canteiros de flores que se multiplicam em suas esquinas.
Ou ainda, sentir o aroma exalado por suas confeitarias e cafeterias, onde imperam os bolos, as tortas e os pães dos cafés coloniais, uma das mais genuínas tradições europeias.
Espaços únicos – Além de seus costumes, esses imigrantes “desenharam” espaços específicos para se instalar: os açorianos no centro e no Barracão, os italianos na Vila D’Itália (em Gasparinho) e os alemães na Rota das Águas.
Localizada em Belchior, esta última é integrada por oito parques aquáticos, com piscinas e tobogãs para todos os gostos. Concentra ainda vários pesque-pagues, onde a diversidade de peixes faz a festa dos amantes de pescaria.
Propriedades rurais também estão espalhadas ao longo de seu trajeto. Nelas, é possível comprar produtos e guloseimas caseiros da melhor qualidade.
Gaspar, porém, é muito mais do que seus atrativos naturais e suas tentações gastronômicas. Também abriga atrações históricas. A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo é só uma delas. O cenário que compartilha com a natureza já é por si só, cinematográfico – situa-se em meio à estonteante paisagem que emoldura o Rio Itajaí-Açu, que banha a região.
Cartão-postal da cidade, a igreja em estilo gótico possui 115 degraus, belíssimos vitrais e uma máquina que impulsiona os seus oito relógios. Em seu exterior, uma gruta expõe as passagens percorridas por Cristo na Via Crucis.
Charme a mais – A Vila D’Itália é outro ponto alto de Gaspar. Localizada na parte mais elevada do município, a região foi colonizada por italianos, cujos descendentes ainda por ali vivem em graciosas casas coloridas. A extensa área verde permeada por idílicas cachoeiras é o charme a mais da animada vila.
O “bairro italiano” é ainda o lar de uma cachaçaria artesanal, o Alambique do Nono. Além do irretocável cenário natural em que está inserida, a casa possui uma roda de água. Construída pelos netos do proprietário, é usada para moer a cana, o ingrediente básico das cachaças que produz.
Palco da história e marco do desenvolvimento econômico, a antiga Estação Ferroviária é outro dos atrativos locais. Foi inaugurada em 1954 e, desde 2005, faz parte do clube dos funcionários da Linhas Corrente.
Desativada em 1970, a estação teve os trilhos arrancados e atualmente pouco preserva do esplendor do passado, quando era cortada pelos trilhos da Estrada de Ferro de Santa Catarina, por onde passavam trens de elegantes passageiros e de pesadas cargas. Apesar do atual estado em que se encontra, merece ser conhecida.
Cativante e hospitaleira, Gaspar conta com uma simples, mas aconchegante infraestrutura hoteleira. Abriga ainda diversos restaurantes, barzinhos e uma animada cervejaria artesanal, a Das Bier, em Belchior.
Circundada por paisagens naturais de hipnotizante beleza, a cervejaria é o endereço certo para saborear os diferentes tipos de chope, produzidos conforme manda o figurino das originais receitas alemãs. Prost!
Vídeo: Clube do Parapente, em Gaspar
2 Para os fãs da magrelinha
Gosta de pedalar? Então, essa é para você: a SPTur acaba de colocar no ar o site “SP de Bike”. Criada para incentivar o uso de bicicletas na cidade, a página traz roteiros das ciclovias e ciclofaixas paulistanas, incluindo informações sobre as atrações turísticas, culturais e históricas existentes nos percursos.
O mapa contendo detalhes sobre as ciclovias e as distâncias a serem percorridas nos trajetos também podem ser conferidos no site, que reúne ainda dicas de segurança, endereços para a locação de bicicletas e de associações de bikers e notícias sobre o mundo das magrelinhas. Anote: www.cidadedesaopaulo.com/spdebike/index-desktop
3 Espaço Kids
Desde o dia 10, o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim do Rio de Janeiro (Galeão) conta com um espaço de diversão destinado a crianças de dois a sete anos.
O Espaço Kids, como foi batizado, é gratuito e está instalado em uma área do embarque domésticos no Terminal 1.
Com 55 metros quadrados, o “cantinho” criado para os pimpolhos abriga playground com brinquedos e livros para leitura e para colorir, além de tevê, com a exibição de filmes e desenhos. Funciona diariamente, das 6 h a 0 h.
4 Reabertura da Chapada
Depois de ter sido fechado devido a devastadoras queimadas, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, distante cerca de 70 km de Cuiabá (MT), volta a ser parcialmente reaberto à visitação – o Morro de São Jerônimo e a Trilha do Carretão ainda continuam fechados. Segundo a direção do ICMBio, órgão responsável pela administração, o parque poderá ser novamente fechado, caso ocorram novos incêndios.
5 Recife mal-assombrado
Que tal conhecer a noite da capital do Estado de Pernambuco de um jeito diferente? Pois, saiba que a agência Via Dourada Turismo e Eventos oferece o “Recife Mal-Assombrado”, um roteiro idealizado especialmente para quem gosta de sustos e histórias de terror.
Inspirado nos livros “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, e “Emparedada da Rua Nova”, de Carneiro Vilela, o tour de ônibus percorre quatro bairros da cidade e tem duração aproximada de quatro horas. Durante o trajeto, atores “contam causos” e lendas locais. Informações: www.vdturismo.com.br#recife-assombrado/c1tbz
6 Hotel Geneve, atração mexicana
Se você está planejando viajar para a Cidade do México, procure se hospedar ou, pelo menos, fazer uma refeição no restaurante do Hotel Geneve, da rede Ostar.
O motivo? Além da elegante arquitetura, este hotel que começou a ser erguido na última década do século 19 e abriu suas portas em 1907 guarda muita história.
Primeiro hotel-museu da capital mexicana, o empreendimento acompanhou de perto importantes fatos que marcaram a trajetória do país e do mundo.
Por ele passaram, por exemplo, os escritores Gabriel Garcia Lorca e Júlio Cortázar, os atores Marlon Brandon e Paul Newman e o casal Frida Kahlo e Diego Rivera, além de diversos políticos, entre eles o falecido primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, e o ex-presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso.
Muitas dessas celebridades deixaram fotos e objetos pessoais ao hotel, num gesto de gratidão à hospitalidade. Essas preciosas “doações” estão expostas nas paredes do lobby do Geneve, que guarda ainda o livro de registro de todos os funcionários que nele trabalharam e comprovantes de despesas de seus hóspedes.
Caso da conta no valor de 30,25 pesos mexicanos paga por Porfírio Dias, o presidente que comandou o país por 50 anos. No dia 20 de novembro de 1910, data em que a revolução mexicana foi deflagrada, o chefe de Estado e a família almoçaram no restaurante do hotel.
Situado na Zona Rosa e a poucos metros do centro histórico da cidade, o Geneve abriga outras joias, como as coleções de sapatos e de bonecas. A primeira retrata passo a passo como eram e como mudaram o design dos modelos masculinos no decorrer dos séculos 19 e 20. Já a segunda expõe bonecas com vestidos brocados de seda, trajes usados pelas mexicanas nestes mesmos períodos e que revelam a forte influência francesa na moda da época.
Por falar em mulheres, o empreendimento foi o primeiro a hospedá-las em tempos em que isso era mal visto pela sociedade e que os demais hotéis somente as aceitavam se estivessem acompanhadas por homens.
Também foi o primeiro a servir um sanduíche no México em 1910, assim como o primeiro a ter elevador, a oferecer serviço de táxi na porta e a dispor de telefone e banheiro nos quartos.
Misto de história e vanguarda, o hotel-museu merece mesmo a visita. Não deixe de ir. Informações: www.hotelgeneve.com.mx
7 Novidades do SeaWorld Orlando
O concorrido parque temático norte-americano está sediando um novo restaurante, o Mama's Pretzel Kitchen. Recém-inaugurada, a casa oferece diferentes combinações de pretzels doces e salgados, como o Mama's Meatball Pretzel Twist, com almôndegas servidas na massa de pretzel e cobertas com queijo, e o Bacon Pretzel Twist, com tiras de bacon defumado embaladas pela massa de pretzel. O cardápio inclui ainda uma variedade de molhos especiais, entre eles o de queijo com cerveja e mostarda picante e o de cream cheese doce. Confira no site em português www.seaworldparks.com.br
8 Arremesso de pedras na Escócia
No dia 27 de setembro, Argyll, na Escócia, transforma-se em palco do Mundial de Arremesso de Pedras no Rio, um pitoresco campeonato em que os competidores têm direito de jogar três pedras. Para ser qualificado como um arremesso, a pedra deve saltar pelo menos três vezes. Depois, o resultado depende da distância alcançada antes de afundar. Detalhes em www.stoneskimming.com
9 Arte em Florença
Parece redundante? Mas não é. De 17 a 25 de outubro, a linda “Cidade do Renascimento” italiana sedia a Décima Bienal de Arte Contemporânea, reunindo pinturas, esculturas, obras em papel, instalações, vídeos, digital art, mixed media de centenas de artistas de mais diferentes. Para obter ais detalhes sobre a programação, acesse www.florencebiennale.org
(*) Correspondência para esta seção: https://fabiolamusarra.wordpress.com/
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247