Esculpidas pelo tempo: Quando a erosão cria paisagens de arte
A erosão natural é uma das forças mais poderosas da natureza. O vídeo “Shaped by Time”, Esculpidas pelo Tempo, do fotógrafo espanhol Enrique Pacheco explora a força dos elementos que desgastaram e plasmaram a paisagem através dos milênios
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Vídeo em time-lapse de Enrique Pacheco: www.enriquepacheco.com
Música: Peter Nanasi: www.peternanasi.com
“Shaped by Time” é um vídeo em time-lapse que explora o poder da natureza através dos processos de erosão que criam esplêndidas e variadas paisagens na superfície do planeta. Durante milênios, o vento, as erupções vulcânicas, a chuva, o gelo e a água dos rios moldaram a paisagem criando obras de arte de proporções monumentais.
No mundo natural, a erosão é uma das forças mais poderosas. Os geólogos a definem como sendo o desgaste do solo e das rochas, em geral por causa das intempéries. Na maior parte do Brasil, por exemplo, nas regiões onde as chuvas são intensas, a água que escorre em grande quantidade destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, sobretudo nas áreas desprovidas de cobertura vegetal, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas ela é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. Passa a ser um problema sério com a retirada das vegetações para uso agrícola, deixando o solo exposto e facilitando o arrasto da terra. Esse processo pode levar à desertificação.
Água, gelo, chuva ou vento
Mas existe também a erosão lenta de elementos do solo, quando água, gelo, chuva ou vento agem sobre as rochas, em processos que podem durar milênios, e até milhões de ano, raspando, limando, arrancando partículas, desgastando as superfícies rochosas e conferindo a elas as formas mais inusitadas.
Inspirado por tais fenômenos, o fotógrafo e cinegrafista espanhol Enrique Pacheco criou este curta-metragem com a técnica do time-lapse. Nele, explora o poder da natureza através da erosão produzida nas diferentes paisagens que aparecem na película. Durante milhares de anos, o vento, as erupções, a chuva, as geadas e as glaciações, a água dos rios, deram forma a essas magníficas paisagens. Neste filme, Enrique Pacheco mostra como a arte do homem, no caso a fotografia, associada à criatividade da natureza, pode dar origem a uma obra que transcende o natural.
Vídeo: Esculpidas pelo tempo, de Enrique Pacheco
VEJA DE PREFERÊNCIA EM TELA CHEIA
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247