Editorial - Nova Consciência
Se o carnaval a apoteose da carne, o Encontro da Nova Conscincia, em Campina Grande, uma farra da alma
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Já em sua vigésima edição, esse mega evento foi criado para animar uma cidade que, nos dias de Momo, deixa os folguedos para a capital, João Pessoa. Campina Grande prefere pular depois, num carnaval fora de época chamado Micarande.
Mas o Encontro da Nova Consciência foi logo muito além do objetivo inicial, transformando-se no maior e mais interessante acontecimento ecumênico e multicultural não apenas da Paraíba mas de todo o Brasil. Um oásis de vida e diálogo inter-religioso e inter-ideológico, onde o sagrado se mistura ao profano com estonteante facilidade.
Exemplo vivo do melhor sincretismo verde-amarelo,ele foi criado e é sustentado na base da garra e da raça por um punhado minúsculo de paraibanos portadores, todos, do “raio da celibrina” – como se diz naquela terra quando se quer definir gente aguerrida, corajosa e até temerária, dotada de uma pontinha de loucura, que sem ela nada acontece sobre a terra.
Por que, afinal vocês suam tanto há vinte anos para manter vivo o Encontro da Nova Consciência?, tive a ingenuidade de perguntar um dia a Íris Medeiros, inventora e locomotiva do evento. A resposta que ela deu explica quase tudo, e o que não explica é preciso ir lá para conferir: “Porque não conhecemos nada melhor para fazer”.
Confira na reportagem.
Por Luis Pellegrini, editor
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247