A Terra gira. Um vídeo mostra como isso acontece
Não é fácil mostrar a rotação terrestre. O solo se move sob um manto de estrelas “fixas” e muito distantes: é o moto constante do nosso planeta durante 24 horas, finalmente visível neste fascinante vídeo em time-lapse.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Vídeo: Nasa, com autoria de Alex Ribest
Comemos, dormimos, corremos, trabalhamos sobre um corpo rochoso que se move sob nossos pés. A Terra gira ao redor de si mesma a uma velocidade de 1.667 km/h no equador, e tudo que está acima dela gira com ela. Por isso não percebemos o seu movimento, e dizemos, em vez disso, que o Sol surge no amanhecer e se põe no crepúsculo da tarde. O mesmo parecem fazer as estrelas que admiramos à noite.
Normalmente é impossível ver a rotação terrestre. Mas Alex Ribest, neurocientista e fotógrafo norte-americano consegue mostrar esse efeito de maneira extraordinária através deste vídeo. Ribest captou imagens em time-lapse da abóboda celeste em localidades sugestivas como o Parque Nacional de Anza-Borrego e o Parque Nacional Joshua Tree, na Califórnia, e também no Maine, em New Hampshire, no Massachusetts, Tibete, Havaí, nas Ilhas Tonga e no Parque Nacional de Yellowstone.
Depois, com um programa especial de computador, ele “bloqueou” o movimento aparente da abóboda celeste, deixando que o solo se movesse na mesma velocidade. O efeito final revela a rotação da Terra sob o observador, mostrando também a facilidade com que nosso cérebro se deixa enganar por um puro efeito ótico.
Vídeo: Star Timelapse Revealing the Earth’s Rotation, de Alex Ribest. Música: "Pachabelly", por Huma-Huma, youtube.com/audiolibrary/music
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247