A ruptura do glaciar Ilulissat. Na Groenlândia, um fenômeno geológico apavorante
Adam LeWinter e Jeff Orlowski, documentaristas, viram algo que ninguém, em toda a história, ainda tinha testemunhado: a ruptura de um gigantesco trecho do glaciar Ilulissat, na Groenlândia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Vídeo: Trecho do documentário Chasing Ice, de Adam LeWinter e Jeff Orlowski
O evento foi “mágico, miraculoso, horrível e apavorante”, disseram os cinegrafistas Adam LeWinter e Jeff Orlowski. Em maio de 2008 eles filmaram uma histórica ruptura do glaciar Ilulissat, no oeste da Groenlândia. O evento, que teve as proporções de um verdadeiro cataclisma, durou 75 minutos. Por causa dele, o glaciar recuou cerca de 3 quilômetros. Enormes blocos de gelo do glaciar (com cerca de mil metros de altura, a maioria deles submarinos) se esfarelaram durante a ruptura.
Quando imaginamos que o Ilulissat tem cerca de 5 quilômetros de largura, podemos ter uma ideia do que significou esse verdadeiro apocalipse testemunhado e filmado pelos cineastas. A área do glaciar envolvida no evento equivale à de toda a ilha de Manhattan! O episódio faz parte do premiadíssimo documentário Chasing Ice (À caça do gelo) produzido por LeWinter e Orlowski. Esse documentário busca provar que as mudanças climáticas atualmente em curso em nível global provocam profundos efeitos em nosso planeta.
Leia mais em http://www.reshareworthy.com/cameras-capture-stunning-glacier-retreat/#viohw34guPvflpmR.99
Veja os dois vídeos abaixo. O primeiro é um trailer do documentário Chasing Ice. O segundo é a filmagem original da ruptura do glaciar Ilulissat.
Trailer de Chasing ice:
A ruptura do Glaciar Ilulissat
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247