29 de fevereiro. O dia do "agarre o seu homem"
A data é ligada a uma série de curiosidades científicas e a tradições nem sempre bem conhecidas. Aqui estão algumas delas, para nos preparar para o dia 29 de fevereiro de 2016, na próxima segunda-feira.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por: Equipe Oásis
A cada quatro anos, acrescenta-se um dia ao mês de fevereiro e ele passa a ter 29 dias em lugar de 28. Normalmente esse dia transcreve sem despertar maiores atenções ou preocupações. No entanto, o 29 de fevereiro, o dia “extra” que nos é presenteado pelo ano bissexto, é bem mais do que um simples cálculo destinado a preencher um tempo vazio. Nos países anglo-saxônicos, por exemplo, este é o dia em que as mulheres podem propor casamento aos próprios noivos. E se ele recusar, terá de pagar uma pesada multa!
Começar do começo
Por que existem os anos bissextos? A Terra emprega 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos para completar uma órbita ao redor do Sol. O calendário gregoriano, aquele que utilizamos, conta porém apenas 365 dias. Assim sendo, ele precisa ser arredondado de cerca 6 horas a cada ano. Se não acrescentássemos um dia a cada 4 anos, no arco de um século o calendário astronômico e o humano estariam defasados de 24 dias!
A ideia partiu de Júlio César. O primeiro a introduzir no calendário um dia de “bônus” foi o imperador romano Júlio César, em 46 antes de Cristo. As 24 horas acrescentadas caíam, para os romanos, antes da calendas de março (no dia 24 de fevereiro). Esse dia era chamado “bis sexto kalendas Martias” (e vem daqui o nome “bissexto”). Sucessivamente, quando se começou a contar os dias a partir do primeiro e com números progressivos, ele se tornou o 29 de fevereiro.
Não é realmente a cada 4 anos. Embora muito boa, a ideia de Júlio César tinha um limite: os dias bissextos eram demasiados e até mesmo com a nova regra o calendário adotado não coincidia com aquele solar. Foi Papa Gregório 13 que, em 1582, decidiu pular, naquele ano, os dias de 4 a 15 de outubro, e trazer de volta o equinócio de primavera ao dia 21 de março. O calendário gregoriano, que utilizamos até hoje, estabeleceu que os anos bissextos fossem apenas aqueles divisíveis por quatro, exceto os anos seculares que são bissextos apenas se divisíveis por 400.
A mulher é quem pede a mão do homem. Segundo uma tradição anglo-saxônica, no dia 29 de fevereiro é permitido às mulheres pedir a mão do noivo (e não vice-versa). Com base numa pesquisa feita pela BBC, quem instituiu esse costume foi ninguém menos que São Patrício, atendendo a insistentes pedidos de Santa Brígida.
E os homens não podem recusar. O mesmo costume diz que os homens que recebem a temida proposta não podem recusá-la sem apresentar razões muito plausíveis. Uma outra lenda diz que a rainha Margareth da Escócia, no final do ano 1200, estabeleceu uma lei que obrigava os homens que recusassem a proposta a pagar uma pesada multa. Isso porque, antigamente, o 29 de fevereiro não era “aceito” no calendário inglês, e portanto não existia... Sendo assim um dia desprovido de estatuto legal, naquela data era consentido ir contra as convenções, e portanto podiam ser a mulheres a dar o grande passo. No Norte da Europa, ainda hoje, os homens que recusam uma proposta de matrimônio nesse dia devem ressarcir a noiva com vestidos e regalos, uma forma de dote ao contrário.
Nascer no “dia errado”. Poucos se casam no dia 29 de fevereiro. Em diversos países, fazê-lo é considerado de mau agouro. Mas certamente não são poucos os que nasceram nessa data. Calcula-se que, hoje, na face da terra, são cerca de 4,1 milhões as pessoas que nasceram num 29 de fevereiro. Para o Livro Guinness dos recordes, uma família irlandesa, os Keogh, “produziu”, no decurso do século 20, três gerações de nascidos em anos bissextos: pai, filho e neta. Existe inclusive um bar para quem veio à luz nesse dia.
Um aniversário a cada 4 anos. Sim, mas os nascidos num 29 de fevereiro quando festejam o aniversário? Certamente não a cada 4 anos: geralmente eles sopram as velas no dia 28 de fevereiro ou no 1o de março. As probabilidades de uma mulher parir justamente no dia 29 de fevereiro são de 1 para 1461.
Bissextos famosos. Nasceram num 29 de fevereiro o compositor italiano Gioacchino Rossini (aqui em um retrato), Papa Paulo III (em 1468), Bartolomeu I patriarca de Constantinopla (em 1940); o pintor Balthus (1908); e, naturalmente, a lebre bissexta de Alice o País das Maravilhas.
Ano do grande salto. Em inglês, o ano bissexto é chamado de “leap year” (ano do salto) por um motivo que tem tudo a ver com o calendário. Nos anos comuns, não bissextos, cada data cai, geralmente, um dia depois em relação ao ano precedente. No ano bissexto se “pula” um dia (que não existe nos calendários dos anos precedentes) e as datas sucessivas resultam deslocadas de dois dias em relação ao ano precedente. Eis porque fala-se de um “ano do salto”.
As capitais do ano bissexto. São as cidades “gêmeas” de Anthony, no Texas e no Novo México. A cada ano bissexto nelas são organizadas festas em grande estilo para os nascidos em 29 de fevereiro. Os aniversariantes vão para elas comemorar somente de 4 em 4 anos...
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247