Zelensky e presidente polonês prestam homenagem às vítimas do genocídio de Volhynian

"Juntos homenageamos todas as vítimas inocentes da Volhynia! A memória nos une! Juntos somos mais fortes!", escreveram os dois dirigentes

Zelensky e Duda 9/7/23
Zelensky e Duda 9/7/23 (Foto: Reprodução/Twitter)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Andrzej Duda, da Polônia, prestaram neste domingo (8) homenagem às vítimas do massacre de Volhynian na cidade ucraniana de Lutsk, região onde dezenas de milhares de poloneses foram assassinados há 80 anos nas mãos de nacionalistas ucranianos. O evento ocorreu na Catedral de São Pedro e São Paulo.

A Polônia diz que cerca de 100.000 poloneses foram mortos nos massacres realizados por banderistas. Milhares de ucranianos também foram mortos em represália. Em 2016, o Parlamento da Polônia reconheceu os assassinatos como genocídio, um termo que a Ucrânia nega.

"Juntos homenageamos todas as vítimas inocentes da Volhynia! A memória nos une! Juntos somos mais fortes!", escreveram os dois dirigentes em suas redes sociais, junto com fotos do ato comemorativo, no qual esteve presente uma série de líderes religiosos locais. 

Na última sexta-feira (7), os chefes da Igreja Greco-Católica Ucraniana e da Igreja Católica Romana Polonesa, Sviatoslav Shevchuk e Stanislaw Gadecki, assinaram uma mensagem conjunta no aniversário da tragédia de Volhynian, condenando os crimes cometidos na Segunda Guerra Mundial e pedindo reconciliação e unidade dos povos ucraniano e polonês. 

continua após o anúncio

A responsabilidade pelo massacre geralmente recai sobre o Exército Insurgente Ucraniano e a Organização dos Nacionalistas Ucranianos, conhecida por sua colaboração com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2015, as autoridades ucranianas que chegaram ao poder como resultado do golpe de 2014  proclamaram essas organizações "combatentes da independência " da Ucrânia.

No mês passado, Duda destacou que o governo Zelensky autorizou Varsóvia a realizar trabalhos de exumação dos restos mortais das vítimas do massacre, para o qual havia uma moratória imposta pelas autoridades anteriores. "Isso mostra uma mudança qualitativa: as atuais autoridades ucranianas têm mais compreensão de todo o assunto do que seus antecessores há alguns anos", disse ele na ocasião.

continua após o anúncio

Na última semana, Szymon Szynkowski vel Sek, secretário de Estado da Polônia para política europeia, declarou que o governo ucraniano deve tomar medidas concretas para reconhecer a responsabilidade pelo massacre, já que a tragédia "continua sendo uma ferida aberta". (Com informações do RT). 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247