Zelaya: dois anos fora do poder

Ex-presidente de Honduras foi deposto,sob crticas do Brasil e da comunidade internacional, acusado de tentar mudar a Constituio do pas a fim de se manter no poder



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil – Há exatos dois anos, Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras, foi deposto por uma ação coordenada por integrantes das Forças Armadas, da Suprema Corte e do Parlamento. Os adversários de Zelaya justificaram que o ato foi uma reação à tentativa dele de mudar a Constituição para se manter no poder. Mas o Brasil e a comunidade internacional condenaram a ação e classificaram o ato como um golpe de Estado.

No último dia 28, Zelaya retornou a Honduras depois de 16 meses de exílio. Por pouco mais de três meses, o ex-presidente ficou abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, deixando a representação para viver na República Dominicana. Atualmente ele mora na capital de Honduras e se mantém atuante na política local. O presidente hondurenho, Porfirio Pepe Lobo, foi o principal articulador para encerrar a crise envolvendo Zelaya, concedendo a anistia.

O processo de negociação sobre o caso foi finalizado com a decisão da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) de encerrar o processo de suspensão de Honduras da entidade. A punição ocorreu em 4 de julho de 2009, depois que Zelaya foi deposto. Para a OEA, houve um golpe de Estado, gerando a transgressão dos princípios democráticos.

continua após o anúncio

O governo brasileiro, no começo deste mês, reaproximou-se de Honduras por meio da nomeação do embaixador no país. O escolhido é o diplomata de carreira e ministro acreditado como embaixador Zenik Krawctschuk. Ele já respondia pelo governo brasileiro como encarregado de Negócios. Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o governo Lobo tem buscado atender às exigências da comunidade internacional, indicando sua determinação em consolidar a democracia no país.

Ao ser deposto em 28 de junho de 2009 por uma ação organizada, Zelaya foi retirado de casa durante a madrugada e obrigado a deixar o país. Ele seguiu para a Costa Rica e, em setembro do mesmo ano, pediu abrigo na Embaixada do Brasil em Honduras, onde ficou por cerca de 120 dias.

continua após o anúncio

Em janeiro de 2010, quando Pepe Lobo assumiu o poder, Zelaya deixou Honduras em direção à República Dominicana. Paralelamente, a comunidade internacional liderou um movimento para o ex-presidente ser anistiado e retornar ao país sem correr riscos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247