Xi Jinping se encontra com presidente da República Democrática do Congo
Xi Jinping apontou que, nos últimos anos, os dois países obtiveram resultados frutíferos de cooperação em diversas áreas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (26) em Beijing, hora local, com o presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, que está em visita de Estado à China.
Xi Jinping apontou que, nos últimos anos, os dois países obtiveram resultados frutíferos de cooperação em diversas áreas. A China tem sido o maior parceiro comercial e a maior fonte de investimento estrangeiro da RDC por anos consecutivos.
As experiências bem-sucedidas da modernização chinesa mostram que os países em desenvolvimento são capazes e têm o direito de explorar um caminho de modernização correspondente às suas próprias condições nacionais. A parte chinesa quer trabalhar com o Congo para reforçar a conexão na estratégia de desenvolvimento, apoiar-se mutuamente, buscar cooperação, promover avanços econômicos e progredir junto com o país africano no caminho da revitalização.
Xi Jinping salientou que a China é o maior país em desenvolvimento do planeta, enquanto a África é o continente com mais nações neste estágio. Os dois lados são sempre uma comunidade com futuro compartilhado.
Diante da situação internacional atual, China e África precisam fortalecer a solidariedade e a cooperação mais do que nunca. As duas partes devem defender as normas básicas das relações internacionais, opor-se a todas as formas de hegemonismo e política de poder e não permitir a interferência externa nos assuntos internos, de forma a salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Tshisekedi Tshilombo declarou que, por meio século, a cooperação amigável entre a RDC e a China resistiu ao teste do tempo e alcançou resultados frutíferos. O presidente congolês agradeceu o apoio chinês de longo prazo ao desenvolvimento econômico e social da RDC.
Tshisekedi Tshilombo enfatizou ainda que seu país persiste na política de Uma Só China e apoia os esforços da parte chinesa na promoção da reunificação nacional. O Congo está disposto a trabalhar para aprofundar a cooperação nos setores de comércio, recursos, infraestrutura e saúde para gerar benefícios às duas nações.
Depois da reunião, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura de diversos documentos de cooperação bilateral em investimentos, economia verde e digital e outras áreas. Os dois lados também publicaram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento da parceria estratégica abrangente.
Antes do encontro, Xi Jinping realizou uma cerimônia de boas-vindas para saudar o presidente da RDC.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247