Xi Jinping e Antony Blinken se encontram em Pequim

Reunião foi realizada com o objetivo de promover diálogo bilateral

Xi Jinping, Antony Blinken e oficiais de alto escalão da China e dos Estados Unidos se encontram em Beijing, China, 19/6/23
Xi Jinping, Antony Blinken e oficiais de alto escalão da China e dos Estados Unidos se encontram em Beijing, China, 19/6/23 (Foto: Twitter/@SpokespersonCHN)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na tarde desta segunda-feira (19), o presidente Chinês Xi Jinping encontrou-se com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Pequim. O encontro teve como objetivo promover o diálogo e fortalecer as relações bilaterais entre a China e os Estados Unidos, informa a Xinhua.

Durante a reunião, Xi Jinping e Antony Blinken discutiram uma ampla gama de questões de interesse mútuo, abordando assuntos como comércio, segurança, meio ambiente e cooperação internacional. Ambas as partes expressaram sua disposição em buscar soluções construtivas para os desafios globais e fortalecer os laços entre os dois países.

continua após o anúncio

Segundo informações divulgadas no Twitter da porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, o lado chinês destacou que Beijing "sempre espera ver um relacionamento China-EUA sólido e estável e acredita que os dois principais países podem superar várias dificuldades e encontrar o caminho certo para se relacionar com base no respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha".

"O presidente Xi pediu ao lado dos EUA que adote uma atitude racional e pragmática e trabalhe com a China na mesma direção", complementou Hua. "O presidente Xi enfatizou que a competição entre os grandes países não representa a tendência dos tempos, e muito menos pode resolver os próprios problemas da América ou os desafios que o mundo enfrenta. A China respeita os interesses dos EUA e não procura desafiar ou substituir os Estados Unidos". 

continua após o anúncio

"Na mesma linha, os Estados Unidos precisam respeitar a China e não devem ferir os direitos e interesses legítimos da China. Nenhum dos lados deve tentar moldar o outro lado por sua própria vontade, muito menos privar o outro lado de seu direito legítimo ao desenvolvimento". 

O presidente Xi destacou aindaque os dois lados "precisam permanecer comprometidos com os entendimentos comuns que ele e o presidente Biden alcançaram em Bali e traduzir as declarações positivas em ações para estabilizar e melhorar as relações China-EUA".

continua após o anúncio

Ainda segundo informações da porta-voz, o secretário Blinken disse que os Estados Unidos estão empenhados em retornar à agenda definida pelos dois presidentes em Bali. "Os EUA mantêm os compromissos assumidos pelo Presidente Biden, nomeadamente os EUA não procuram uma nova Guerra Fria, não procuram mudar o sistema da China, as suas alianças não são dirigidas à China, não apoiam a 'independência de Taiwan' e não buscam conflito com a China".

"O lado dos EUA espera ter um envolvimento de alto nível com o lado chinês, mantendo linhas de comunicação abertas, administrando diferenças com responsabilidade e buscando diálogo, intercâmbio e cooperação".

continua após o anúncio

Blinken realiza uma visita à China de 18 a 19 de junho. No domingo, ele se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang. Antes do encontro com Xi Jinping, ele também se reuniu com o principal diplomata da China, Wang Yi. É a primeira visita de Blinken à China em seu cargo atual e a primeira visita do secretário de Estado dos EUA a Pequim desde 2018. O governo dos EUA levou quase seis meses para colocar esta visita de volta na programação depois que a visita inicial foi adiada devido ao acidente do "balão espião" em fevereiro.

O encontro entre Xi e Blinken destaca a importância do diálogo diplomático e da cooperação entre China e Estados Unidos. Essa troca de perspectivas e ideias promove a compreensão mútua e contribui para a estabilidade e o desenvolvimento global.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247