Xi Jinping destaca transição para economia aberta de alta qualidade e transição energética
O presidente chinês enfatiza transição gradual para controle dual das emissões de carbono
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, salientou nesta terça-feira esforços para implementar novos sistemas para uma economia aberta de padrão mais alto e para promover a transição gradual do duplo controle sobre a quantidade e a intensidade do consumo de energia rumo ao duplo controle sobre a quantidade e a intensidade das emissões de carbono.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao presidir uma reunião do comitê central para o aprofundamento abrangente da reforma, que ele dirige.
Xi disse que novos sistemas para uma economia aberta de padrão mais alto são um movimento estratégico para impulsionar proativamente a reforma e o desenvolvimento por meio da abertura.
Ele destacou a importância da abertura institucional e do aprofundamento da reforma institucional em investimento, comércio, finanças e inovação, entre outras áreas-chave de intercâmbio e cooperação externos, para elevar ativamente a abertura da China a um novo nível.
Permanecendo focada no objetivo estratégico de realizar a modernização da agricultura e das áreas rurais e reforçar sua força agrícola, a China deve considerar a gestão da relação entre os agricultores e a terra como sua principal tarefa e acelerar o reforço dos elos fracos no desenvolvimento agrícola e rural, para estabelecer uma base sólida para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos, exortou.
A construção da civilização ecológica entrou em um período crítico em que a redução das emissões de carbono se tornou um foco estratégico, apontou.
Ele pediu esforços para exercer um melhor controle sobre a quantidade e a intensidade do consumo de energia e mudar gradualmente para o controle da quantidade e da intensidade das emissões de carbono.
Xi enfatizou a necessidade de promover a reforma do sistema salarial para membros docentes universitários e bolsistas de pesquisa, a fim de liberar ainda mais a vitalidade e a criatividade de inovação nas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa.
Sobre a melhoria da capacidade nacional de fornecimento de petróleo e gás, Xi observou que a China deve promover ativa e prudentemente a reforma institucional dos setores upstream, midstream e downstream das indústrias de petróleo e gás e garantir um fornecimento estável e confiável.
Sobre o sistema elétrico, Xi exigiu esforços para acelerar a construção de um novo sistema de energia que seja limpo e de baixo carbono, seguro e suficiente, além de econômico e altamente eficiente para promover a revolução da produção e consumo de energia e garantir a segurança energética nacional.
Li Qiang, Wang Huning e Cai Qi, todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e vice-diretores do comitê central para o aprofundamento abrangente da reforma, participaram da reunião.
A reunião observou que o desenvolvimento da China enfrenta uma situação internacional complexa. Esforços devem ser feitos para otimizar o projeto do mais alto nível de novos sistemas para uma economia aberta, aprofundar a reforma institucional nos setores de comércio e investimento, expandir o acesso ao mercado e otimizar o ambiente de negócios e o sistema de serviços e apoio.
A força abrangente da China deve ter pleno papel para atrair recursos globais e fatores de produção com base na forte economia doméstica da China, o que melhorará o nível e a qualidade da cooperação comercial e de investimento, conforme a reunião.
No encontro, foi pedida uma conexão estreita entre a construção de uma economia aberta de padrão mais alto e estratégias nacionais, como a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, em meio aos esforços para participar ativamente da reforma e construção do sistema de governança global.
A reunião também destacou a necessidade de uma abordagem holística para lidar com a relação entre desenvolvimento e emissões de carbono, buscando a verdade dos fatos, sendo realista e pragmática, ajustando e otimizando políticas e medidas cientificamente.
A reunião também pediu reformas no mercado de petróleo e gás natural e no sistema de reservas.
Na construção de um novo sistema elétrico, a proporção de energia tradicional deve diminuir de forma bem planejada com base na substituição segura e confiável por novas energias. Um mercado eficaz e um governo competente devem se integrar melhor para entregar serviços públicos fundamentais em eletricidade, segundo a reunião. Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu na tarde desta terça-feira (11) a segunda reunião da Comissão Central para o Aprofundamento Integral da Reforma.
A comissão deliberou e aprovou diversos documentos sobre a construção de um novo sistema econômico aberto de mais alto nível para promover o novo desenvolvimento, o aprofundamento da reforma nas áreas rurais, o controle da emissão de carbono, a reforma da remuneração em instituições de ensino superior e nos institutos de pesquisa científica, e as reformas do sistema do mercado de petróleo e gás natural e do sistema energético.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247