Xi Jinping articulou o maior denominador comum da Organização de Cooperação de Xangai, afirma Global Times em editorial

Presidente chinês destaca que manter a paz e a segurança é responsabilidade comum da OCX

Xi Jinping
Xi Jinping (Foto: Xinhua)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Global Times - No dia 4 de julho, foi realizada a 23ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). O presidente Xi Jinping fez um importante discurso intitulado "Permanecer fiel à nossa missão fundadora e promover a unidade e a coordenação para alcançar um maior desenvolvimento". Ele destacou que manter a paz e a segurança é nossa responsabilidade comum, promover o crescimento econômico é uma tarefa comum para todos os países da região, e todas as nações da região aspiram ver o desenvolvimento harmonioso das diferentes civilizações. 

A sociedade humana enfrenta desafios sem precedentes e, às questões levantadas por nossos tempos, a resposta do Presidente Xi é: o desejo do povo por uma vida feliz é nosso objetivo, e a paz, desenvolvimento e cooperação ganha-ganha são as tendências imparáveis ​​dos tempos atuais.As observações do presidente Xi apreendem a essência das questões regionais e globais e fornecem propostas e soluções da China, como a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global. Mais especificamente, a China propõe que a OCX promova o estabelecimento de um banco de desenvolvimento da Organização e melhore a conexão da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota com as estratégias de desenvolvimento de vários países e iniciativas de cooperação regional. 

continua após o anúncio

As pessoas estão ansiosas para fortalecer ainda mais as medidas políticas, como melhorar a conectividade no futuro. Neste importante discurso, o Presidente Xi também enfatizou a "direção certa" para a OCX, que engloba dois aspectos específicos. Primeiro, em relação às interações internas, a China defende "reduzir as diferenças por meio do diálogo e substituir a competição pela cooperação". Devemos respeitar verdadeiramente os interesses centrais e as principais preocupações uns dos outros e apoiar firmemente o esforço mútuo de desenvolvimento e rejuvenescimento. 

Em segundo lugar, o discurso aborda a maneira correta de interagir com o mundo externo, sendo o princípio central "independência e autonomia". Nós devemos estar altamente vigilantes contra tentativas externas de fomentar uma “nova Guerra Fria” ou a confrontação em terreno na nossa região. O futuro de nosso desenvolvimento deve ser segurado firmemente em nossas próprias mãos. Isso não apenas representa a direção certa defendida pela China, mas também condensa as práticas bem-sucedidas da OCX ao longo dos anos.

continua após o anúncio

O importante discurso do Presidente Xi encapsula o maior denominador comum da OCX e aborda de forma abrangente as principais demandas dos países membros, gerando assim ampla ressonância. Considerando que a OCX cobre mais de 40 por cento da população global, cerca de um quarto da área terrestre do mundo, com um PIB combinado superior a 23 trilhões de dólares, e considerando que seus estados-membros possuem relações complexas e até controversas, é extremamente desafiador para uma tão vasta organização internacional buscar consenso central, superar e transcender diferenças significativas e disputas específicas, e alcançar ampla unidade e cooperação. Pode-se dizer que a OCX conseguiu isso, tornando-se uma organização internacional de sucesso caracterizada por esforços pioneiros e exploratórios.De acordo com o pensamento e a lógica geopolítica ocidental, a OCX carece de um inimigo externo comum e enfrenta contradições internas proeminentes. Além disso, ao contrário dos sistemas de aliança ocidentais com um líder claro como os EUA, os estados-membros da OCX são considerados iguais. Essa linha de pensamento sugere que tal organização internacional é difícil de se estabelecer e, mesmo que seja estabelecida, teria dificuldade para alcançar progresso e crescimento significativos. No entanto, na realidade, após 22 anos de desenvolvimento, a Organização de Cooperação de Xangai evoluiu para uma "grande família" com nove estados-membros, três estados observadores e 14 parceiros de diálogo, totalizando 26 membros. Muitos países mostraram grande interesse na OCX. Isso demonstra que, além dos conflitos e desacordos superficiais, há uma força mais forte e um vínculo resiliente que une todos, como o Presidente Xi mencionou: o desejo do povo por uma vida feliz e as tendências imparáveis ​​de paz, desenvolvimento e cooperação ganha-ganha.O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também se referiu à OCX como uma "grande família" em seu discurso na terça-feira. É evidente que os membros da organização apreciam a atmosfera de unidade e confiança mútua, e eles têm um entendimento tácito de não trazer questões bilaterais para a organização para afetar sua unidade. 

À medida que os EUA intensificam sua mobilização para uma "nova Guerra Fria" e os mecanismos de governança global enfrentam dificuldades e fragmentação, há uma sensação generalizada de desorientação na comunidade internacional, particularmente entre os países em desenvolvimento que se sentem perdidos. É nesse momento em que há necessidade de uma nova organização e modo de interação para fornecer ao mundo uma alternativa e a esperança. A importância global da OCX reside neste aspecto – ela fornece suporte para melhorar a governança global por meio de ações concretas.No contexto de uma grande transformação global, a OCX também enfrenta vários desafios. As ameaças representadas por questões de segurança tradicionais e não tradicionais tornaram-se mais proeminentes. 

continua após o anúncio

A cooperação econômica encontra obstáculos internos e externos, levando a um progresso lento. O impacto negativo de forças externas na OCX não pode ser ignorado. A prolongada e complexa crise na Ucrânia também teve um efeito de transbordamento sobre a organização. Alguns mecanismos existentes da OCX podem exigir reformas e ajustes, e seu poder de execução e eficiência precisam de melhoria contínua. No entanto, acreditamos que a Organização resistirá a esses testes. Com mais países com ideias semelhantes se juntando à organização, a OCX demonstrará uma vitalidade ainda maior.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247