Unesco vota a favor do retorno dos EUA após 5 anos de ausência

Os EUA saíram da Unesco em 31 de dezembro de 2018, depois que a organização votou para aceitar a Palestina como um Estado-membro

Unesco
Unesco (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - Os Estados-membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) votaram nesta sexta-feira (30) a favor do retorno dos Estados Unidos à organização. Durante uma sessão extraordinária da Conferência Geral da UNESCO, a resolução foi apoiada com 132 Estados membros votando a favor, enquanto 15 se abstiveram e 10 votaram contra.

No início de junho, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, disse que os EUA a notificaram formalmente de sua intenção de renovar sua associação à organização a partir de julho. Os EUA saíram da Unesco em 31 de dezembro de 2018, depois que a organização votou para aceitar a Palestina como um Estado-membro.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em janeiro que os EUA pretendiam voltar, acrescentando que alguns países acusaram Washington de não tratar essas organizações com seriedade. Portanto, após a restauração de seus membros, os EUA pretendem pagar suas contribuições em dia, disse ele. A mídia noticiou na sexta-feira que o plano de retorno dos EUA à UNESCO foi resultado de longas negociações entre o Departamento de Estado dos EUA e os representantes da organização e inclui, entre outras coisas, um cronograma de pagamento da dívida. Os EUA atualmente enfrentam uma dívida de mais de $ 600 milhões em contribuições de membros nos últimos quatro anos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247