Último ditador da Europa começa a perder o controle

Sequncia de protestos organizados pela internet faz a Bielo-Rssia balanar. No ms de maio, a moeda do Pas desvalorizou em 36%



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O fim da era do ditador bielo-russo Alexander Lukasehnko parece estar perto de acontecer, anuncia a revista alemã Der Spiegel. Milhares de pessoas tomam diariamente as ruas em Minsk para protestar contra a crise econômica do país. A ferramenta usada para unir os manifestantes é a internet. « As pessoas andam em grupos pelos parques e subitamente começam a aplaudir e organizar carreatas pacíficas », diz a publicação da Alemanha. Lukashenko responde com violência.

O ditador governou o País sem ser questionado por 17 anos, durante os quais eliminou a oposição política e a imprensa livre. Os protestos da última semana o tem feito perder o controle. Sua resposta é vista nos diversos ônibus que saem carregados de manifestantes presos quase todos os dias - sem qualquer justificação legal.

Principalmente nos últimos meses, a situação econômica da Bielo-Rússia se degradou muito. Sua moeda foi desvalorizada em 36% em maio. No mercado negro, um euro custa 9 mil rublos –mais do que o dobro do início do ano. Uma corrida desenfreada atrás de câmibio se desencadeou. Mas não há dinheiro disponível na praça. A fila de espera pode durar meses.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247