Ucrânia iniciará contraofensiva nos próximos meses, diz Casa Branca

Os Estados Unidos estão preparando novas entregas de armas para Kiev, disse John Kirby

John Kirby
John Kirby (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Ucrânia vai lançar uma contraofensiva no verão (de junho a setembro na Europa), e os Estados Unidos estão preparando novas entregas de armas para Kiev, disse o coordenador de comunicações estratégicas da Casa Branca, John Kirby, nesta quarta-feira (31). "Temos estado em contato com os nossos homólogos ucranianos quando começaram a planejar esta contraofensiva. Permanecemos em contato com eles", disse Kirby à CNN.

Nas últimas semanas, as tropas ucranianas se tornaram ativas ao longo de toda a linha de frente, mas ainda não é uma contraofensiva, na avaliação de  Denis Pushilin, chefe interino da República Popular de Donetsk. No último dia 11, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a Ucrânia precisava de mais tempo para iniciar sua contraofensiva contra as forças russas, pois lançá-la então levaria a inúmeras baixas.

continua após o anúncio

No início de abril, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que a contraofensiva de Kiev poderia começar no meio do ano. Mais tarde, ele disse que poderia ser lançada em um futuro imediato. A mídia dos EUA informou que a contraofensiva da Ucrânia estava marcada para 30 de abril. (Com Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247