Erdogan é favorito na disputa do segundo turno na Turquia
Eleitores turcos terão a palavra final em uma longa corrida presidencial
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
ISTAMBUL, TASS – O segundo turno das eleições presidenciais será realizado no domingo na Turquia, com o atual presidente Recep Tayyip Erdogan e o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu participando. Erdogan afirmou que em 28 de maio os eleitores turcos terão que fazer "a escolha mais importante de suas vidas, tomar uma decisão sobre o futuro do país e das crianças". Por sua vez, Kilicdaroglu observou que "os cidadãos turcos terão que escolher entre dois candidatos e duas visões de mundo pela primeira vez na história".
A República da Turquia completará 100 anos em 29 de outubro, e o Partido da Justiça e Desenvolvimento, liderado por Erdogan, elaborou uma estratégia de desenvolvimento para o país denominada "Século da Turquia", que também é referida como o programa eleitoral do partido. O plano é iniciar sua implementação após as eleições, assim como intensificar os esforços para a adoção de uma nova constituição, anunciada pelo líder turco anteriormente.
A oposição também insiste em aprovar uma nova lei fundamental, buscando transformar o sistema de governo presidencial em um sistema parlamentar. No entanto, esse objetivo não será alcançado, considerando o fato de que a aliança governante conquistou a maioria na recém-convocada assembleia legislativa na votação parlamentar em 14 de maio. O primeiro turno das eleições presidenciais também foi realizado no mesmo dia. O bloco político de Erdogan possui 323 assentos no parlamento de 600 assentos, o que significa que nenhuma iniciativa legislativa pode ser aprovada sem sua aprovação.
Nenhum candidato presidencial conseguiu obter uma vitória no primeiro turno das eleições presidenciais da Turquia em 14 de maio, com o presidente em exercício recebendo 49,4% dos votos e o candidato da oposição recebendo quase 45%. Com uma participação eleitoral bastante alta de 87% durante a votação em 14 de maio, cerca de 8 milhões de eleitores turcos dos 64 milhões não participaram. Sociólogos locais afirmam que a maioria deles não votou como forma de protesto.
No segundo turno das eleições, o candidato com maioria simples de votos será declarado vencedor. Ambos os candidatos afirmam que vencerão o segundo turno presidencial. A maioria das pesquisas de opinião realizadas no país antes do primeiro turno das eleições se mostraram erradas. Atualmente, muitos sociólogos projetam a vitória de Erdogan, observando que ele poderá obter pelo menos 5% a mais de votos do que seu concorrente. O consultor político turco Necati Ozkan disse à TASS, ao comentar sobre as pesquisas recentes, que considerava as chances dos dois candidatos aproximadamente iguais. No entanto, ele acredita que Erdogan ainda tem uma vantagem, considerando o poderoso recurso administrativo à sua disposição.
Os locais de votação estarão abertos na Turquia das 8h às 17h no horário local. No total, foram instaladas 191.884 urnas no país e no exterior. A Comissão Central de Eleições da Turquia informou anteriormente que os resultados oficiais preliminares do segundo turno da votação presidencial seriam anunciados em 29 de maio, enquanto os resultados finais são esperados para 1º de junho.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247