Tragam nossos soldados de volta

Obama e Sarkozy destruíram o Afeganistão. Mas o que importa é que nossos homens vão voltar para casa!



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Assim como eu, os familiares de militares americanos e franceses que estão envolvidos na guerra do Afeganistão devem ter ficado aliviados com a notícia de ontem. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que 10 mil soldados deixarão o território até o final de 2011 e outros 33 mil partirão até o meio de 2012. No total, permanecem no país cerca de 68 mil homens, que devem sair nas próximas etapas. As forças americanas pretendem passar progressivamente o controle da segurança ao exército afegão até o final de 2014. A França, por sua vez, confirmou que seguirá os passos dos Estados Unidos e comandará uma retirada gradativa de seu contingente militar – no total 4 mil homens, seguindo o calendário dos americanos.

O anúncio pouco tem a ver com a sensação de missão cumprida após anos e anos de guerra e mais de 100 bilhões de dólares gastos. Obama quer trazer seus « boys » de volta simplesmente porque seu país se sente ameçado com a morte de Osama Bin Laden. « América, é tempo de se concentrar na reconstrução da nação aqui, dentro de casa », disse o presidente americano. Em outras palavras, vamos nos preparar para a chegada do inimigo. Ele certamente virá. Abandonemos o Afeganistão, pois lá só restou pobreza e destruição. Os nossos adversários estão no Paquistão ou em qualquer outro lugar menos provável. E o que a França tem a ver com isso ? Tudo. A terra de Nicolas Sarkozy é hoje o segundo alvo da Al-Qaeda. Além disso, 62 soldados franceses morreram no Afeganistão. Se os Estados Unidos se mandarem, esse número engordará dia-a-dia.

Mas o que importa é que nossos familiares estarão a salvo, certo? Depois de presencearem atrocidades no Afeganistão, os nossos « boys » serão engajados na guerra contra o terror invisível. O perigo está por todos os lados e em lugar nenhum. Quem é o inimigo ? Aquele que atira contra você ou aquele que te coloca na linha de fogo enquanto dorme tranquilo pensando em sua reeleição?

continua após o anúncio

Para conquistarem votos a mais, Obama e Sarkozy cumprem suas promessas de abandonar pouco a pouco o Afeganistão. Quem assumirá o país, segundo eles, é o exército local. Exército esse totalmente despreparado e apavorado que não deve durar nem uma semana nas mãos dos Talebãs. E o povo afegão que abriu suas casas para acolher os militares, ofereceu chá para aquecê-los e colaborou com as intervenções, será esquecido. Assim como no dia das eleições presidenciais do país, em 2009, quando o comando francês recuou e deixou a segurança das zonas eleitorais nas mãos dos afegãos. Depois de meses batendo de porta em porta pedindo para votarem pois garantiriam a proteção da população, os soldados franceses assistiram de camarote a um massacre sem terem autorização para reagir. Mulheres foram estupradas em praça pública pelos talebãs e os homens que tinham mancha de tinta da votação nas mãos tiveram os dedos cortados.

Os presidentes Barack Obama e Nicolas Sarkozy – e o ex-presidente Jorge W. Bush – destruíram um país e agora o abandonam sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento. Mas o que importa é que nossos homens vão voltar para casa! Bullshit.

continua após o anúncio

* Roberta Namour é casada com um soldado da Legião Estrangeira, tropa de elite francesa

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247