TIME: 'O manifestante' é a Pessoa do Ano

Na era da democracia direta, em que protestos so organizados pela internet e derrubam governos ditatoriais, como em pases rabes, a revista TIME escolhe 'o manifestante' para a clssica capa de fim de ano; no Brasil, 2011 foi marcado por marchas da maconha e contra a corrupo

TIME: 'O manifestante' é a Pessoa do Ano
TIME: 'O manifestante' é a Pessoa do Ano (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247 – A significativa nomeação de “Pessoa do Ano” de 2011 pela revista TIME foi divulgada nesta quarta-feira. “O Manifestante” (The Protester) foi o escolhido para estampar a capa da edição especial da publicação americana neste ano. “Da primavera árabe a Atenas, de Ocupe Wall Street a Moscou”, são os dizeres que enumeram os episódios em que a população se revoltou com sua condição social.

As manifestações mundiais aconteceram simultaneamente ao advento da internet. E foi exatamente através dela que se organizaram os protestos tanto da Primavera Árabe como de Wall Street. No Brasil, casos semelhantes aconteceram, e duas marchas, ambas marcadas através das redes sociais, se destacaram durante o ano. Em maio, a marcha em prol da legalização da maconha acabou sendo reprimida pela Polícia Militar, e em São Paulo, a história acabou em confronto na Avenida Paulista. Para a vitória do “manifestante”, o Supremo Tribunal Federal decretou, recentemente, que as marchas que promovem tal debate são legais.

Já no segundo semestre, por mais de uma vez centenas de pessoas foram às ruas em marcha contra a corrupção. Muita gente aderiu ao movimento em Brasília, onde o desfile de Sete de Setembro acabou sendo ofuscado por 25 mil pessoas que se revoltaram em um movimento apartidário contra a farra do dinheiro público.

continua após o anúncio

Outros indicados para o título de Pessoa do Ano da TIME eram o congressista Paul Ryan e Kate Middleton, que se tornou duquesa britânica ao casar-se com o Príncipe William. Ninguém foi tão significativo, no entanto, do que as massas que, em alguns casos, alteraram o rumo de suas nações. Nos países árabes, ditadores que ocupavam há décadas o poder caíram após rebeldia dos cidadãos. Já o movimento Ocupe nasceu de jovens nova-iorquinos e espalhou-se pelo mundo inteiro, cativando pessoas insatisfeitas com a economia atual.

A escolha de “Person of the Year” começou em 1927, quando o americano Charles Lindbergh foi escolhido após fazer o primeiro voo solitário entre América e Europa. Por mais de uma oportunidade a revista resolveu não premiar uma pessoa específica – “A Classe Média”, em 67, o “Computador”, em 82, ou mesmo “Você”, em 2006, em uma alusão ao mundo colaborativo da internet. No ano passado, o nomeado foi Mark Zuckerberg, que revolucionou a comunicação social com a criação do Facebook.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247