Suíços rejeitam férias de seis semanas

Cerca de 67% da populao votou contra a proposta de aumentar em 15 dias o perodo de descanso remunerado; para eles, a exemplo da Frana, menos trabalho significa menos progresso

Suíços rejeitam férias de seis semanas
Suíços rejeitam férias de seis semanas (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris – O que os brasileiros responderiam se o País oferecesse duas semanas a mais de férias remuneradas por ano? Os suíços foram de fato questionados sobre isso, mas disseram NÃO. A proposta da organização sindical Travail.Suisse foi esmagadoramente rejeitada na semana passada pela população em uma votação a nível federal. Cerca de 67% dos eleitores votaram contra no referendo.

A Travail.Suisse lançou esta iniciativa para resolver o problema de estresse no trabalho, que afeta um terço das pessoas na Suíça, de acordo com a organização. Ela também acredita que chegou o momento para que os trabalhadores colham os benefícios de aumento da produtividade, que saltou 20% entre 1992 e 2007, enquanto os salários reais aumentaram apenas 4,3% no mesmo período.

Os empregadores suíços também se mostraram contra a proposta, citando o exemplo da França. "Com suas 35 horas por semana, os franceses têm muito mais tempo livre do que os suíços e isso não resultou em muita coisa para o país – a taxa de desemprego é alta, a economia se enfraqueceu e os franceses ficam duas vezes mais doentes do que os suíços", resumiu a associação dos empregadores Economiesuisse.

continua após o anúncio

No campo político, a decisão também foi comemorada. O presidente da Câmara do Comércio e da Indústria, Bernard Rüeger, se disse orgulhoso pelos cidadãos suíços terem consciência de que trabalhar menos significa mais pobreza e desindustrialização.

Esta não é a primeira vez que a população rejeita um aumento nas férias. Em 1985, uma proposta para elevar o número de semanas de folga de quatro a cinco já havia sido negada, assim como as iniciativas para reduzir a jornada de trabalho semanal.

continua após o anúncio

Em comparação com os vizinhos europeus, a legislação suíça prevê um tempo de trabalho muito acima da média. Além dos 20 dias de férias anuais legais, os funcionários suíços desfrutam de oito a nove feriados. Por semana, eles trabalham em média 45 a 50 horas – os franceses não ultrapassam 35.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247